Logon

Empreendedorismo 30/08/2024

6ª Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação reúne cerca de 1.200 pessoas na Univali

Atividades encerraram nesta sexta-feira, 30

Roberta Ramos

A 6ª Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação reuniu cerca de 1.200 pessoas na Universidade do Vale do Itajaí (Univali)​. As atividades presenciais e remotas encerraram nesta sexta-feira, 30.

O tema central do evento foi a transversalidade da inovação e do empreendedorismo em todos os níveis de educação. O objetivo foi disseminar a educação empreendedora, práticas e sistemas de inovação, além de incentivar o desenvolvimento sustentável.

6-semana-internacional-de-empreendedorismo-e-inovacao-reune-cerca-de-1500-pessoas-na-univali.jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra a plateia de costas em um auditório e ao fundo um homem falando ao microfone em cima de um palco.

Palestras e debates integraram a comunidade acadêmica e o mercado, fortalecendo as redes de pesquisa e proporcionando uma imersão no universo do empreendedorismo e da inovação por meio de temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação abordou o empreendedorismo e a inovação sob a perspectiva do direito, da indústria alimentícia, da tecnologia, da sustentabilidade, da saúde e da internacionalização.

O evento teve a participação da Secretaria de Estado de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos mostrando os indicadores de Santa Catarina e os rumos que o Estado está estabelecendo na área de internacionalização e inovação.

“A Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação é um evento consolidado no calendário da Univali e que chegou à sexta edição envolvendo toda a comunidade acadêmica e o mercado com a presença de profissionais de destaque em suas áreas de atuação. Tivemos a participação de egressos de Direito que hoje possuem uma startup jurídica de sucesso, falamos de propriedade intelectual em negócios inovadores, abordamos a inovação em grandes empresas e o uso de inteligência artificial nos negócios, bem como destacamos a sustentabilidade ligada à inovação tecnológica", ressaltou o diretor de Inovação e Empreendedorismo, professor Fabio Zabot Holthausen.

Semana da Inovação  (3).jpgFoto Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem Imagem mostra​ um homem falando ao microfone em um púlpito de madeira com a logomarca da Univali.

Além das palestras, a programação contemplou ainda o Kid's International Life Sharing, evento organizado pelo Colégio de Aplicação (CAU) e pela Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) para estimular o interesse pela educação bilíngue e pela cultura de outros países. O evento teve a presença de alunos e ex-alunos do CAU que moram ou já residiram no exterior e compartilharam as experiências internacionais com os estudantes.​

Semana da Inovação  (1).jpg#PraTodosVerem Imagem mostra um grande grupo de crianças e adultos posando para a foto com os braços levantados. ​

“O envolvimento das quatro Escolas do Conhecimento foi outro grande diferencial. Desde a elaboração do formato do evento até a definição da programação e a escolha dos palestrantes, tudo foi feito de forma articulada e conjunta, mostrando que o empreendedorismo e a inovação são efetivamente transversais. Terminamos a semana com sentimento de dever cumprido por possibilitar uma parada nas atividades acadêmicas diárias para refletir sobre a importância da conexão de todas as áreas com o empreendedorismo e inovação", completou Zabot.

​

Mais informações: na Diretoria de Inovação e Empreendedorismo - (47) 3341-7742.​