Curso de História da Univali celebra 60 anos
Comemoração reuniu membros da comunidade acadêmica e representantes de várias gerações

Nesta quarta, 5, foi realizada a cerimônia de comemoração de 60 anos do curso de História, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento ocorreu no Campus Professor Edison Villela (Itajaí), reuniu autoridades e membros de toda a comunidade acadêmica, e homenageou representantes das várias gerações que fizeram parte da trajetória do curso.
Durante a celebração, o professor Rafael Borini Martins Costa Borini, discursou em nome da coordenação do curso, que é compartilhada com a professora Cíntia Metzner de Sousa. Em sua fala, o docente reconheceu que desafios foram superados ao longo dos anos e agradeceu as parcerias com a direção da Escola de Negócios, Educação e Comunicação da Univali (Enec), a colega coordenadora do curso e todos que ajudaram a construir o legado da formação na Univali.
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas em um palco ao redor de um bolo com o número 60,. No fundo há um painel com o logotipo da Univali e a frase “História 60”.“Somos uma dupla que se completa, que se apoia, se provoca e busca sempre o melhor para nossos acadêmicos e para o curso. A história da Univali não se faz sozinha. Ela é feita de gente que acredita no trabalho coletivo, que entende que coordenar é cuidar, escutar, dividir e caminhar junto.”, afirmou.
Borini também falou sobre o significado de estar à frente do curso no qual sua mãe foi aluna.
“Eu cresci vendo o que o curso de História da Univali representa. Minha mãe se formou em História aqui na Univali e talvez, por isso, eu sempre tenha enxergado na História algo que vai além do conteúdo: um jeito de olhar o mundo, de compreender as mudanças e de se colocar nele com consciência e propósito. Estar hoje na coordenação desse mesmo curso é uma honra e uma responsabilidade que carrego com muito orgulho.”
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra quatro pessoas na frente de um palco, sendo que duas seguram um certificado. Ao fundo, há um painel com o logotipo da Univali e uma bandeira com o mesmo logotipo.O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, lembrou que o curso de História nasceu dentro da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Instituição de Ensino. Em sua fala, destacou que revisitar a sua trajetória de 60 anos é também recordar a história da própria Univali.
“São seis décadas de compromisso com a difusão do conhecimento, com a preservação da memória e com a formação de gerações de profissionais conscientes e capazes de empreender uma leitura crítica do tempo. É tempo de olharmos para trás com gratidão, mas também de vislumbrarmos o futuro com coragem. Desta forma, desejo, que os próximos passos do curso de História sejam marcados pela inovação, pelo desenvolvimento da consciência histórica e pelo fortalecimento das licenciaturas.”, afirmou Cechinel.
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem falando ao microfone sobre um palco. Ao fundo, há uma projeção com o logotipo da Univali.A comemoração de aniversário também contou com a palestra “Curso de História 60 anos: fazer é o melhor jeito de dizer”, ministrada pelo professor e ex-coordenador do curso, Francisco Alfredo Braun Neto. Entre os homenageados, estava o historiador e ex-professor Edison D’Ávila.
Foto: Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem: Fotografia mostra homem falando ao microfone atrás de púlpito. Ao fundo, há uma projeção com o logotipo da Univali.Clique aqui para conferir as fotos da cerimônia de 60 anos do curso de História da Univali.
Saiba mais
O curso de licenciatura em História da Univali é ofertado no Campus Professor Edison Villela (Itajaí) e forma profissionais habilitados para produzir e socializar conhecimentos de forma ética e comprometida com os valores inspiradores da sociedade democrática.
Os egressos de História da Univali podem atuar em escolas públicas e privadas de Educação Básica, cursos preparatórios para vestibulares e concursos, museus e acervos históricos e também instituições de pesquisa.
O curso também possui convênios com museus e arquivos de pesquisa, organizações não governamentais e oportunidades para realização de intercâmbio com 127 instituições, de 30 países. Além disso, integra o Programa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid que, como política pública de valorização da docência, contempla alunos das licenciaturas com bolsas.


