Logon

Notícias

Meio Ambiente 19/08/2025

Governo do Estado e Univali promovem conferência sobre ocupação litorânea

Participantes vão construir documento colaborativo para guiar futuras ações no território

Carina Carboni

​​​​​De 9 a 11 de setembro acontece a 2ª Conferência Zona Costeira Santa Catarina, que vai reunir representantes de 41 municípios catarinenses localizados na faixa litorânea do território. O evento é promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde de Santa Catarina, por meio da Gerência de Integração e Planejamento Ambiental (Geipa), em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A programação ocorre no Campus Professor Edison Villela (Itajaí) e vai abordar aspectos relacionados à gestão da ocupação do litoral catarinense.

Nesta edição, a Conferência ocorre sob o tema "Da Agenda Global à Prática Local", e reúne gestores ambientais, técnicos, especialistas, lideranças comunitárias, empreendedores, estudantes e profissionais interessados no assunto.

O pesquisador da Univali, professor Marcus Polette, é um dos organizadores do evento e explica que nos dois primeiros dias da programação, serão promovidas mesas redondas abertas à participação da comunidade em geral.

“Vamos contar com a presença dos maiores especialistas e pesquisadores do Brasil, inclusive, com representantes do Ministério do Meio Ambiente. Nós vamos tratar sobre quatro temas que são fundamentais para a zona costeira de Santa Catarina, que são a economia azul, as cidades costeiras resilientes, a cultura oceânica e a governança costeira.", conta.

Já as atividades do último dia da Conferência são direcionadas aos gestores estratégicos e tomadores de decisão vinculados aos 41 municípios da zona costeira catarinense. Na ocasião, eles participam da oficina técnica “Diálogos Setoriais para a Gestão Costeira". Ao final da dinâmica de grupo, na qual todos terão a oportunidade de participar, será construída uma agenda de gestão para abranger todo o Litoral Catarinense.

governo-do-estado-e-univali-promovem-conferencia-sobre-ocupacao-litoranea-.jpg#ParaTodosVerem: Fotografia mostra paisagem urbana, em área costeira, cercada pela Mata Atlântica.

O pesquisador da Univali adianta que, a partir dessa ação, será emitido o documento “Panorama de Ações Prioritárias para Zona Costeira Catarinense", que servirá de norte para os processos de planejamento de gestão do Governo do Estado.

Monica Koch, da Gerência de Integração e Planejamento Ambiental da Semae, afirma que três a cada quatro catarinenses vivem na zona costeira, um número equivalente a quase três milhões de pessoas.

“Daí a importância de abrirmos espaços qualificados, como esta Conferência, que se propõe a criar uma ponte entre conhecimento técnico e ação política, garantindo que as soluções debatidas se transformem em propostas norteadoras para gestão da zona costeira catarinense. Esta é uma oportunidade histórica para alinhar as melhores práticas globais com as necessidades locais do nosso litoral", afirma.

O secretário do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein, acrescenta que “em um cenário onde as mudanças climáticas aceleram riscos costeiros e a sociedade reconhece o papel crítico dos oceanos na regulação do clima, a 2ª Conferência da Zona Costeira de Santa Catarina se consolida como espaço para transformar conhecimento em ações por meio de um debate de técnico, propositivo e de alto nível".

Saiba como participar

As inscrições para a 2ª Conferência Zona Costeira Santa Catarina já estão abertas e são realizadas pelo site oficial do evento: semae.sc.gov.brA participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Apoio

A 2ª Conferência Zona Costeira Santa Catarina é realizada com apoio da Portonave, Estaleiro NavShip, Nauterra, Aegea Saneamento, Marina Itajaí, Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região - Sindipi e Voice Of The Oceans (projeto da família Schurmann).

Mais informações: No site oficial do evento semae.sc.gov.br.


Outras Notícias sobre Meio Ambiente

Sala de

Imprensa

Fale com nossa equipe, consulte nosso guia de fontes ou se inscreva para receber nossas notícias no seu e-mail.

Saiba Mais