Com as disciplinas isoladas você pode cursar uma disciplina de Mestrado ou Doutorado mesmo não sendo aluno regular. Caso depois você ingresse no curso, esses créditos podem ser validados.
E se você já é aluno regular de um curso Stricto Sensu Univali, também pode aproveitar* disciplinas eletivas de qualquer curso para deixar seu currículo ainda mais interdisciplinar e ampliar seus conhecimentos.
* sujeito à aprovação da coordenação do curso.Disciplinas isoladas nos cursos de Mestrado e Doutorado da Univali são para candidatos que tenham diploma de graduação de qualquer área acadêmica e buscam expandir seus horizontes acadêmicos, aproveitar o conhecimento especializado de renomados professores ou mergulhar em tópicos avançados em sua área de interesse.




Especializações ou pós-graduação lato sensu são cursos idealizados para quem já completou a graduação, ou seja, quem terminou o bacharelado, a licenciatura ou o tecnólogo. Esses cursos têm como objetivo atualizar e capacitar um profissional em um tema mais específico, ou seja, é o oposto do que ocorre na graduação, mais generalista por natureza. Nessa categoria, existem também os MBAs (Master in Business Administration) com estudo focado na gestão empresarial em várias frentes que estão relacionadas ao ambiente corporativo como marketing, finanças e liderança.
Ver cursosCom as disciplinas isoladas você pode cursar uma disciplina de Mestrado ou Doutorado mesmo não sendo aluno regular. Caso depois você ingresse no curso, esses créditos podem ser validados.
E se você já é aluno regular de um curso Stricto Sensu Univali, também pode aproveitar* disciplinas eletivas de qualquer curso para deixar seu currículo ainda mais interdisciplinar e ampliar seus conhecimentos.
* sujeito à aprovação da coordenação do curso.Disciplinas isoladas nos cursos de Mestrado e Doutorado da Univali são para candidatos que tenham diploma de graduação de qualquer área acadêmica e buscam expandir seus horizontes acadêmicos, aproveitar o conhecimento especializado de renomados professores ou mergulhar em tópicos avançados em sua área de interesse.




O Método do caso. Análise e discussão de casos. Produção de novos casos: Técnicas para preparação de casos empresariais. Orientação para preparação de casos empresariais. Análise e discussão dos casos produzidos.
Comunicação Integrada. Comunicação Empresarial e Organizacional. Comunicação Mercadológica. Identidade, Imagem e Reputação.
Conduta ética em atividades práticas realizadas em empresas. Apresentação do problema. Análise do problema. Apresentação da solução.
Posicionamento estratégico em operações. Estratégias de operações. Os elementos do gerenciamento de operações. Visão baseada em recursos em operações. Escopo, desempenho e trade-offs. O processo de estratégia de operações: alinhamento, formulação e implementação. Os componentes do sistema logístico. Estratégias logísticas. Administração das atividades logísticas. Política de instalações logísticas. Custos logísticos.
Organizações e o Ambiente. Vantagem Competitiva e Competitividade. Teoria dos Stakeholders. A Formulação da Estratégia. A Formulação da Estratégia. O conteúdo da Estratégia. Estratégias Genéricas. Visão baseada em Recursos (RBV). Capacidades Dinâmicas.
Teoria da Agência. Fundamentos da Governança Corporativa. Mecanismos Internos de Governança. Mecanismos Externos de Governança. Governança em Pequenas empresas e em Empresas Familiares. Temas Emergentes em Governança.
Conceito de motivação, intrínseca e extrínseca, e autoliderança. Estratégias focadas no comportamento. Estratégias de recompensa natural. Estratégias de pensamento construtivo.
Pesquisa Qualitativa: conceito, aplicação e resultados esperados;. Pergunta de pesquisa e estratégias qualitativas;. Tipos de pesquisas qualitativas;. Coleta de dados primários e secundários;. Codificando e analisando os dados;. Estudo de caso aplicado: único, combinado, multi-casos e aplicado;. Resultados em pesquisa qualitativa.
Variáveis e planejamento da pesquisa. Confiabilidade e validade. Estatística descritiva. Probabilidade, amostragem e distribuições. Estimações. Teste de hipóteses. Comparação de médias. Análise de variância e covariância. Correlação e regressão. Noções de estatística não paramétrica.
O Método do caso. Análise e discussão de casos. Produção de novos casos: Técnicas para preparação de casos empresariais. Orientação para preparação de casos empresariais. Análise e discussão dos casos produzidos.
Gestão da Inovação Conceitos e Aplicação de Inovação; Estratégia, Modelos de Gestão e Estrutura Organizacional para Inovação; Inovação em mercados emergentes; Inovação e Negócios internacionais; Ecossistemas de Inovação; Inovação e Desempenho. Inovação Aberta/Fechada; Modelos de Sistemas nacionais de inovação (Hélice tripla, quádrupla, quíntupla); antecedentes e determinantes da Inovação. Estratégia, Modelos de Gestão e Estrutura Organizacional para Inovação. Inovação em mercados emergentes. Inovação e Negócios internacionais. Ecossistemas de Inovação. Inovação e Desempenho. Inovação Aberta/Fechada. Modelos de Sistemas nacionais de inovação (Hélice tripla, quádrupla, quíntupla). Antecedentes e determinantes da Inovação.
Conceito de líder e liderança. Abordagens clássicas e contemporâneas de liderança. Estilos de liderança. Relação entre liderança e motivação.
O papel do marketing nas organizações e na sociedade. O mercado e o cenário internacional. Mercados globais. As oportunidades de mercado e o comportamento do consumidor. O sistema de informação de marketing como um instrumento de análise e interpretação dos mercados. Estratégias de Marketing. Aplicação do marketing em mercados internacionais.
Abordagem sistêmica. Evolução dos sistemas produtivos e logísticos. Sistemas Produtivos e Logísticos na cadeia de suprimentos. Digital Supply Network (DSN). Sistemas ciberfísicos. Controle de processos produtivos, logísticos e de transportes em cadeias de suprimentos. Análise de dados, otimização e simulação de Sistemas Produtivos e Logísticos. Tendências, tecnologias e oportunidades de pesquisa em Sistemas Produtivos e Logísticos.
Especializações ou pós-graduação lato sensu são cursos idealizados para quem já completou a graduação, ou seja, quem terminou o bacharelado, a licenciatura ou o tecnólogo. Esses cursos têm como objetivo atualizar e capacitar um profissional em um tema mais específico, ou seja, é o oposto do que ocorre na graduação, mais generalista por natureza. Nessa categoria, existem também os MBAs (Master in Business Administration) com estudo focado na gestão empresarial em várias frentes que estão relacionadas ao ambiente corporativo como marketing, finanças e liderança.