Campus Professor Edison Villela (Itajaí)
Rua Uruguai, 458 - Bloco D1 - Sala 312
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
A Universidade do Vale do Itajaí (Univali - Brasil) e a Università degli Studi di Perugia (UNIPG - Itália) têm uma tradição de longa parceria de internacionalização, que se consolida ainda mais com o presente Mestrado em Direito das Migrações Transnacionais.
Ambas instituições têm firmado convênio para a realização do Mestrado Profissional Internacional Conjunto recomendado pela Capes, comprometendo-se mutuamente com o objetivo de fornecer conhecimentos altamente qualificados, teóricos e práticos, visando à formação de especialistas de direito das migrações transnacionais, que possam depois operar no âmbito das profissões jurídicas e econômicas, das administrações públicas (estatais e locais), das instituições e organizações internacionais e supranacionais, das associações e ONGs operantes no âmbito das migrações e do asilo internacional, dos entes de pesquisa públicos e privados.
Acesse o convênio:
É bom frisar que desde 27/03/1998 ambas as instituições têm firmado Convênio para Dupla Titulação em Coorientação do Curso de Doutorado em Ciência Jurídica do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica – PPCJ da Univali com o Doutorado de Direito Público da UNIPG. Além disso, também Convênio para estadia de doutorandos em Ciência Jurídica participantes do Programa de Dupla Titulação entre a Univali e a Università degli Studi di Perugia – UNIPG.
Vale destacar que a Univali possui convênio ativo com a Università degli Studi di Perugia (UNIPG), pelo qual professores e alunos da Univali desfrutam de estadias de pesquisa e docência em território italiano, com reciprocidade para os professores e alunos daquela Universidade. Portanto, já existe na atualidade a conexão, a frequência e a aberta cooperação entre as duas instituições.
O Prof. Dr. Maurizio Oliviero, da UNIPG, é um professor visitante do exterior com bolsa Univali. Além disso, as Universidades conservam um Programa Institucional de Créditos Acadêmicos realizados no Exterior, possibilitando para um acadêmico da Univali cursar duas disciplinas em regime intensivo na Università degli Studi di Perugia, validando os créditos respectivos.
Ambas as Universidades publicam em conjunto livros, promovem seminários, realizam publicações constantes dos periódicos e anais de eventos, não deixando assim dúvida da constância das atividades do convênio. Em outras palavras, há convênio firmado e em vigor entre ambas as Universidades visando a mútua colaboração na divulgação, compartilhamento e produção do conhecimento jurídico através de publicações conjuntas.
Portanto, com este novo convênio para a realização do Mestrado Profissional Internacional Conjunto em Direito das Migrações Transnacionais ambas instituições alinham-se ao espírito da transnacionalização universitária através da cooperação, mobilidade de estudantes e professores, relações científicas avançadas e evolução de competências interculturais. É fundamental e salutar promover o fluxo de conhecimento, pessoas, valores e ideias para a formação de consciências cosmopolitas a novos profissionais que movimentam seus pensamentos para além da fronteira nacional.
A internacionalização no PPGDMT é uma estratégia de desenvolvimento de um currículo de qualidade, infundido de perspectivas internacionais e interculturais, dentro e fora das fronteiras da Universidade ou do país, propiciando a seus acadêmicos a oportunidade de desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes que lhes permitam viver, trabalhar e transitar, com sucesso, na sociedade global.
A política de melhoria da internacionalização no PPGDMT está pautada em três grandes eixos: Mobilidade (docente, discente e técnico-administrativa), Internacionalização de currículos e Reputação institucional, para atingir o objetivo de promover uma educação internacional inclusiva e transformadora, em conformidade ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das instituições envolvidas.
Em termos de mobilidade, são adotadas diversas estratégias para fortalecer a mobilidade acadêmica e atrair estudantes internacionais, destacando-se a busca de financiamento para promover a vinda de estudantes de outros países, oferecimento de nivelamento do idioma italiano, oferecimento de disciplinas em língua italiana, a capacitação de docentes e técnicos para desenvolver competências interculturais, incentivo a estágios pós-doutorais e experiências de visiting professor e visiting researcher no exterior. Também há o esforço de integração dos alunos da Univali com alunos italianos e, finalmente, a preparação linguístico-cultural destes mestrandos. Para tanto, é acionada a ampla rede de cooperação internacional das Universidades envolvidas, com 56 acordos em diversos países, predominando parcerias com universidades europeias.
Para a internacionalização do Currículo, o PPGDMT se propõe a formar egressos críticos e reflexivos, preparados para resolver problemas locais e globais, enfrentando com sucesso os desafios da sociedade tecnológica e multicultural do século XXI. A internacionalização dos currículos é compreendida como um processo de incorporação das dimensões multiculturais ao Currículo, à pesquisa e aos serviços de uma Instituição de Ensino Superior. O PPGDMT tem inerente tal característica, que é executada através de várias estratégias: a) a infusão da perspectiva internacional e intercultural em objetivos, conteúdos programáticos, estratégias de ensino, avaliação e bibliografia do curso; b) Uso de estratégias de ensino interdisciplinares, tais como estudos regionais ou de área que cobrem mais de um país e a oferta de disciplina (em português e em italiano) que explicitamente abordem aspectos da comunicação intercultural; c) Oferta de disciplina curricular em que o conteúdo é especificamente desenhado para estudantes internacionais; d) Oferta de Cursos e Programas especificamente voltados a atrair estudantes internacionais; e) Utilização de peer tutoring e serviço voluntário que promova a integração entre estudantes nacionais e internacionais; f) Ensino de italiano para todos os estudantes do PPGDMT, e de português a aluno italiano; g) Integração das atividades curriculares com as atividades internacionais promovidas na instituição; h) Experiências de ensino intercultural e internacional (por exemplo: eventos internacionais, visitas técnicas internacionais, docentes internacionais, consulta a biblioteca de mais de um país); i) Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação para facilitar a Mobilidade Virtual e a Telecolaboração, também conhecida como Virtual Exchange, Teletandem, Coil, dentre outras denominações; j) Oferta de cursos de extensão sobre outras culturas; k) Oferta de formação (presencial e virtual) em comunicação intercultural; l) Existência de projetos de assistência para o desenvolvimento internacional; m) Fomento à ligação entre grupos étnicos e culturais da comunidade de migrantes, refugiados e apátridas.
O terceiro eixo, da reputação internacional, envolve o prestígio que o PPGMT detém em termos internacionais, reflexo direto do sucesso das ações promovidas nos Eixos da Mobilidade Acadêmica e da Internacionalização do Currículo, o que envolve a sua condução do Módulo Jean Monnet, demonstrando a importância do estudo das migrações para a União Europeia. Há a participação do PPGDMT no Pint of Science – evento mundial e no Science Day – evento internacional, nos quais acontece o networking entre pesquisadores da Univali e de instituições estrangeiras.
Ademais, a UNIVALI, em 2022, aprovou a Resolução nº. 091/CONSUN/2022, a qual instituiu metas aos setores institucionais com vistas ao melhor desempenho institucional ante os rankings internacionais consolidados.
A Università degli Studi di Perugia está integrada ao projeto de pesquisa do Programa, havendo assim uma unidade cooperativa entre a Univali e a Unipg. O Grupo de Pesquisa denominado “Políticas Migratórias, Direitos Humanos e Migrações" é constituído por docentes de ambas as universidades.
Destaca-se que o Módulo Jean Monnet – Project 101125682 — PTML, com docentes da UNIVALI e da UNIPG, é exemplo desta integração. O Módulo Jean Monnet – Project 101125682 — PTML, por parte da União Europeia, com duração de três anos, tem por título “Programa de Direito das Migrações Transnacionais e a União Europeia".
Existe ainda o protocolo de entendimento entre a Università degli Studi di Perugia e o PPGDMT para o desenvolvimento de projetos conjuntos de captação de recursos financeiros internacionais é outro importante compromisso do curso com a internacionalização, em que ambas universdiades farão a elaboração conjunta e a submissão de projetos de pesquisa, ensino e extensão internacionais, com o objetivo de obter financiamento em editais europeus e americanos voltados ao desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social, envolvendo temas dentro da área de concentração e linhas de pesquisas do Programa stricto sensu em Direito das Migrações Transnacionais como digital age data and information e controle de fronteiras, constitucionalismo, direitos humanos, migrações, elaborando em conjunto projetos e submetendo em plataformas com chamadas em aberto, sendo eles: três projetos na EU Funding & Tenders Portal, da Comissão Europeia, o que inclui a submissão de projeto para um Centro de Excelência Internacional Jean Monnet, bem como um projeto na Marie Skłodowska-Curie Actions, na Staff Exchanges call.
O Programa desenvolve ações de internacionalização para os discentes por meio da mobilidade acadêmica, de modo que todos os discentes estudam na Unipg, frequentado sua biblioteca, aulas, eventos, banco de dados da Unipg e também participam das visitas técnicas.
O PPGDMT apresenta assim resultados concretos, continuados e sustentados por vínculos institucionais, projetos científicos, produção qualificada e ações formativas inovadoras. O Programa representa um modelo de excelência em internacionalização no âmbito dos programas stricto sensu, e reforça o papel estratégico da Univali e da Unipg no cenário acadêmico internacional.