
Campus Professor Edison Villela (Itajaí)
Rua Uruguai, 458 - Bloco F4 - Sala 405
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
A avaliação institucional interna (autoavaliação) está inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. A autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), mas que envolve todos os atores que atuam na instituição, a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas. Com base na lei do SINAES (2004), a Univali institui a Comissão Própria de Avaliação (CPA) a qual foi criada pelo Conselho Universitário (CONSUN) por meio da Resolução nº042/CONSUN/2004 e homologada pela Resolução nº105/CONSUN/2004, em atenção à legislação federal.
A CPA conduz os processos de avaliação internos da instituição a partir da coleta, sistematização e análise de informações, além de fornecer dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) por meio de relatório elaborado anualmente.
Constituída por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária – corpo docente, discente e técnico-administrativo – a CPA da Univali se organizou a partir do campus sede, mantendo um único comitê até dezembro de 2016, quando teve alterado seu Regulamento. Em 21 de maio de 2018, a Resolução nº 056 do Conselho Universitário instituiu um novo marco regulatório pelo qual a CPA da Univali passa a contar com um Comitê Central, no campus sede, Comitê Regional dos Campi de Balneário Camboriú e Tijucas e o Comitê Regional dos Campi da Grande Florianópolis. A estrutura da CPA se completa com o apoio da equipe técnica e secretaria.
Neste contexto, integrada a CPA da Univali, a Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (VRPPI) desenvolve ações específicas para os programas stricto sensu de modo a contemplar as exigências da CAPES e das respectivas áreas por meio de seu projeto de autoavaliação (Projeto de Autoavaliação VRPPI, 2020). Este tem por objetivo geral:
“Avaliar as atividades desenvolvidas no contexto dos diferentes programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em suas diversas dimensões, considerando o programa, os professores e técnicos e os estudantes de modo a fomentar o autoconhecimento e o aperfeiçoamento das metas de cada PPG no que tange à formação, produção de conhecimentos científicos, internacionalização e impacto social”.
A autoavaliação se efetiva por meio da consulta à comunidade do PPG (docentes, discentes e egressos) por meio de formulários específicos, bem como a partir de dados internos da secretaria e dos relatórios anuais da produção de cada docente.
Além desses instrumentos de autoavaliação, o PPGE se utiliza também de outros instrumentos para complementar a autoavaliação do Programa, entre eles o relatório da Avaliação institucional da Univali (CPA) e observação direta/roda de conversa/entrevistas realizada pela coordenação do PPGE com os mestrandos e doutorandos, semestralmente, com descrição detalhada das ações e uso dos resultados da Autoavaliação, considerando:
Além do credenciamento e recredenciamento dos docentes, por edital, os resultados de todas etapas da autoavaliação ficam disponíveis, para docentes e discentes, pela intranet, além de seminários de socialização e disponibilização em relatórios.