Linhas de Pesquisa (Mestrado e doutorado)
- Práticas Docentes e Formação Profissional
Esta linha investiga as culturas em ambientes educacionais com ênfase nos saberes docentes, na distribuição de papéis e na organização do espaço, do tempo e das atividades pedagógicas, assim como a construção das diferenças e das contradições na formação profissional. - Políticas para a Educação Básica e Superior
Esta linha pesquisa investiga questões relativas às Políticas Públicas em seus diferentes contextos, da educação básica e superior. Políticas Públicas relacionadas ao Currículo, Avaliação, Inclusão, Educação Especial, Ações Afirmativas, Educação Ambiental, assim como as Políticas de Formação de Professores e de Gestão. - Cultura, Tecnologia e Aprendizagem
Esta linha desenvolve pesquisas relacionadas à cultura, linguagens artísticas (literatura, teatro, dança, música e artes visuais), aprendizagem mediada por tecnologia e em tecnologias assistivas educacionais.
O Eixo central que estrutura a proposta curricular do programa foca em “Políticas Públicas e Práticas Educativas" o qual norteia três linhas de pesquisa: 1) Políticas para a Educação Básica e Superior; 2) Práticas Docentes e Formação Profissional: e 3) Cultura, Tecnologia e Aprendizagem. Associados as linhas de pesquisa estão distribuídos os grupos de pesquisas liderados por docentes permanentes do programa, tais quais:
- Contextos da Educação da Criança: Objetiva compreender os diferentes contextos nos quais as crianças estão sendo educadas. Analisar e descrever as relações, rupturas, acontecimentos, continuidades e descontinuidades que aí se originam nos discursos e práticas. Desta forma estudamos os contextos das políticas de infância e de educação, os contextos da formação e prática docente, contextos da educação infantil e anos iniciais e seus elementos constitutivos: Relação família e escola; Formação docente; Relação políticas educacionais e prática docente e Intencionalidades docentes. Líder do grupo: Profª. Dra. Valéria Silva Ferreira
- Cultura, Escola e Educação Criadora: Este grupo de pesquisa tem por objetivo investigar como a cultura, em especial a arte e a estética, contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do sujeito. Os projetos de pesquisa estão direcionados para discussões que envolvem as áreas Literatura, Artes Visuais, Teatro, Cinema, Dança e Música, com o intuito de discutir a natureza do conhecimento sensível e sua interferência principalmente na constituição do discente e docente. Os temas para orientação de pesquisa são: Formação de professores de artes; Currículo de artes; Mediação cultural; Formação estética; Espaços formais e não formais de ensino de arte e Formação de leitores. Líder do grupo: Profª. Dra. Adair de Aguiar Neitzel
- Observatório da Alfabetização, Multiletramentos e Educação Especial: Este grupo busca em seus trabalhos investigar acerca da Alfabetização, Multiletramentos e Educação Especial na perspectiva da inclusão. As temáticas desenvolvidas nesse processo de pesquisa acadêmica estão alinhadas a abordagens teórico-metodológicas de análise, interpretação e compreensão de políticas públicas e práticas de Alfabetização, Letramento e Educação Especial com vistas a ampliação da discussão na área acadêmica e nos contextos da educação básica regionais, nacionais e internacionais. Em destaque seguem seus principais objetos de pesquisa: Políticas Públicas de Alfabetização; Alfabetização, Currículo e Práticas; Alfabetização e Letramento; Multiletramentos; Letramento Acadêmico; Educação Especial na perspectiva de inclusão; Deficiência, Transtornos e Acessibilidade. Líder do Grupo: Profª Dra. Elaine Cristina da Silva Martins.
- Educação, Ensino de História e Relações Étnico Raciais: reúne pesquisadores envolvidos com educação e identidades étnicas/raciais e de gênero, com a finalidade de refletir criticamente sobre o ensino de história, em diferentes contextos culturais e educacionais, e problematizar os sentidos e as possibilidades da educação das relações étnico raciais e de gênero no Brasil. Propomos uma revisão crítica da educação sobre relações de gênero, culturas indígenas e afro-brasileiras, com base nas premissas da descolonização do conhecimento e da educação, enfatizando as agências indígenas, afro-brasileiras e feministas, com a finalidade de subsidiar a produção de conhecimentos voltados para uma educação plural e democrática. Líder do grupo: Prof. Paulo Rogério Melo de Oliveira.
- Educação e Trabalho: Identificar e compreender os elementos e as materialidades que afetam o mundo do trabalho na constituição de novos modelos de formação profissional. Nesta perspectiva, investiga os processos de educação profissional e identidade profissional e relações de gênero no mundo contemporâneo. Estabelece e articula com a área de educação e trabalho os estudos relacionados às práticas juvenis, gênero e práticas educativas no trabalho docente. Temas de estudo: Juventude, Trabalho, Identidade profissional e relações de gênero; Trajetórias profissionais e Sentidos do Trabalho e da Educação; Processos de inserção profissional ou transição acadêmica e laboral de jovens universitários ou do Ensino Médio; Práticas educativas e Trabalho Docente e Memória e Identidade: Processos Educativos. Líder do grupo: Profª. Dra. Tânia Regina Raitz
- Estudos Culturais: Desenvolve estudos e pesquisas que consideram as culturas como elementos atravessadores e organizadores das práticas sociais, analisando objetos tanto nos campos educacionais formais e não formais como em práticas pedagógicas que atuam sobre os corpos e os processos de saúde. Desenvolve estudos e pesquisas em objetos heterogêneos vinculados à educação e à saúde, tendo diferentes aportes teóricos e uso de diferentes metodologias de pesquisa, reunindo estudantes e pesquisadores de distintas áreas de formação. Procura ter a diversidade que marca o campo dos Estudos Culturais como suporte para seus empreendimentos. Líder do grupo: Prof. Dr. George Saliba Manske
- Informática na Educação: O grupo desenvolve pesqu isas interdisciplinares com mestrandos e doutorandos da área de Educação e Computação com enfoque em aprendizagem mediada por tecnologia. Os temas abordados pelo grupo são os seguintes: Informática na Educação Matemática; Informática na Educação Infantil; informática na Educação a Distância; Educação em Computação: Pensamento Computacional; Desenvolvimento de Software Educacional e Sistemas Tutores Inteligentes e Avaliação do uso de tecnologia em sala de aula. Líder do grupo: Prof. Dr. André Luís Alice Raabe
- Observatório de Políticas Educacionais: O Grupo Observatório de Políticas Educacionais, criado em 2016, destina-se à investigação de políticas e suas traduções em contextos macro, meso e micro, nos níveis da educação básica e superior e na modalidade de educação especial. De natureza interdisciplinar, o grupo integra pesquisadores e acadêmicos das áreas de: saúde, educação, ciência, tecnologia e design, no desenvolvimento de pesquisas que privilegiam a colaboração, a coletividade, a dignidade humana, a autonomia e a inclusão social. Suas pesquisas são desenvolvidas em parcerias com universidades, redes públicas e privadas de ensino e organizações parceiras. As temáticas de pesquisa do grupo são: Políticas de educação básica e superior; Tecnologias digitais e processos de ensino e aprendizagem de estudantes público da educação especial; política de educação inclusiva e transversalidades da educação especial. Líder do grupo: Profª. Dra. Regina Célia Linhares Hostins
- Políticas e Práticas de Currículo e de Gestão: O trabalho deste grupo de pesquisa tem repercussão para o campo do Currículo escolar, da Avaliação Escolar e para as políticas públicas educacionais tanto no âmbito local, regional, nacional e internacional. Tem como objetivo compreender políticas e práticas de currículo e de Gestão por meio de pesquisas científicas, visando contribuir com suas concepções, textos e contextos no âmbito da Educação Básica e Superior. Tem como principais objetos de pesquisa os seguintes aspectos: Políticas Públicas de Currículo; Práticas de Currículo, Currículo e Avaliação, Currículo e Práticas docentes; Currículo e Relações de Gênero; Gestão e Currículo; Currículo e Educação Ambiental; Currículo e Espaços Educadores Sustentáveis; Cocriação curricular. Líder do grupo: Profª. Dra. Verônica Gesser