
Campus Professor Edison Villela (Itajaí)
Rua Uruguai, 458 - Bloco F4 - Sala 405
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
A Política de Internacionalização da Univali foi aprovada em dezembro de 2016 e tem como objetivo “difundir e incentivar a cultura da internacionalização, no âmbito da Educação Básica e Superior, de modo a incrementar a qualidade do ensino e da pesquisa, consolidando a imagem e a reputação institucional da Univali”. Nessa perspectiva, foi aprovado o Plano do Processo de Desenvolvimento da Internacionalização da Univali - PDPI (Resolução nº 042/CONSUN) que estabeleceu como eixos de sustentação de internacionalização, as dimensões da Mobilidade Docente, da Mobilidade Discente e da Internacionalização de Currículos, Cooperação em pesquisa, publicações e eventos científicos.
De acordo com a política de Internacionalização da Univali o PPGE definiu seus parceiros internacionais estratégicos. Esta definição partiu dos grupos de pesquisa do programa, os quais já fomentam parcerias em pesquisa, mobilidade docente e discente, publicações conjuntas, realização de eventos. De acordo com o Planejamento Estratégico do PPGE (2020), no item internacionalização, temos metas definidas:
Pennsylvania State University, Capital College, Penn State Harrisburg
Atividades: Profª. Verônica Gesser - Responsável
Convênio com PennState University firmado em 2024.
Convênio com Stanford University, Escola de Pós-graduação em Educação e Programa de Pós-graduação em Educação Univali, que visa a realização de pesquisas e publicações em conjunto. Este convênio é coordenado pelo Prof. Dr. André Raabe. Este professor é ainda editor da revista “International Journal on Computational Thinking.
Durante o segundo semestre de 2021 teremos um Seminário Internacional com esta Universidade chamado “Learning Science Theory” (Teoria da Ciência da Aprendizagem) o qual vem sendo organizado pelo Prof. André Raabe.
Já estamos em andamento para convênio com a Flórida International University (FIU). Já fechamos um seminário Temático International o qual será ofertado durante segundo semestre de 2021 e março de 2022. Já estamos em tratativas também com um programa de dupla titulação em Educação com esta mesma Universidade. Profa. Verônica Gesser já vem desenvolvendo atividades conjunta com a School of Education da FIU.
A celebração do convênio específico entre a Univali e a Universidade de Barcelona, iniciou em 2013, ano que foi realizado o evento Seminário Ibero-americano, no Brasil - Itajaí (SC). Tem como objetivo dar base ao intercâmbio acadêmico-científico entre os seus respectivos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Este convênio prevê intercâmbio acadêmico-científico entre os seus respectivos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, coordenado pela Profª. Tânia Regina Raitz.
Em 2017 os pesquisadores das duas universidades participaram em conjunto (painel) no Congreso Internacional de Orientación Educativa 2017, na Cidade do México. Este convênio em 2018 gerou as seguintes atividades: a Professora Pilar Figuera Gazo (UB) submeteu o Projeto Institucional de Internacionalização na modalidade: Política Internacional de mobilidade.
Em 2018 a Profª. Tânia Regina Raitz foi contemplada com uma bolsa e ficou como professora convidada do grupo de investigação TRALS da Universidade de Barcelona por 1 mês. A referida professora participou do “I Seminario Internacional del Observatorio de Estudiante”, participou da Aula Magna na Faculdade de Geografia e Historia sob o tema: “Repensando la formación universitária” e participou de experiências de formação com o curso do professor Joaquim Gairin sobre o projeto Access4All. Terminou resultando em um artigo em conjunto com o grupo de pesquisa TRALS, ainda, realizou a conferência “Escenarios de la investigación sobre transiciones en la universidad brasileña”. Elaboraram projetos futuros.
Em 2022 Dr. Robert Guerau Valls Figuera, pesquisador do TRALS apresentou a conferência “Pesquisas sobre transições universitárias”, on-line, organizado pelo grupo Educação e Trabalho. Essa atividade resultou em capítulo de livro entre os pesquisadores dos dois grupos de pesquisa no ano de 2022.
As atividades com a Paris I iniciaram em 2013, sento o convênio firmado em 2016. Em 2018 o grupo da Profª. Agnes Lontrado da França e o grupo de pesquisa da Profª. Adair Aguiar Neitzel e Profª. Mônica Uriarte o PPGE lançaram um livro. A Profª. Agnes faz parte do comitê científico da Contrapontos.
Universidade Aberta de Lisboa - Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI José Marcelo Luna é investigador do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais – CEMRI/Universidade Aberta – Fundação para a Ciência e a Tecnologia – Portugal e co-orientador da pesquisa de doutorado da Universidade Aberta de Portugal, intitulada “A internacionalização da educação superior: um estudo de caso da Universidade Federal do Sul da Bahia”.
Estamos em tratativas com University College of London para convênio interinstitucional por meio do Professor Tristan McCowan.
Alinhado aos Indicadores de inserção internacional da Capes e ao Programa Mais Ciência Mais Desenvolvimento para as IES, do governo federal, o PPGE ofereceu, a partir do semestre 2017-2, para alunos dos Programas de Pós-Graduação Stricto e para docentes desses Programas, uma disciplina ministrada em língua estrangeira. Trata-se do seminário temático Scientific Writing (of High Impact Papers). Desenvolvido em inglês, tem como objetivo a produção e a submissão de artigos científicos de alto impacto, escritos nesta língua.
Com carga-horária presencial de 30 horas, distribuídas em encontros quinzenais, o seminário aborda os seguintes temas:
Cursaram esta disciplina 10 alunos. Problems 1; Language 2: Complexity Problems 2, Flow and Rhythm; Language 3: Plain English and Topic Sentences; The Writing Process 2; Manuscript Submission, The Editorial Process.
Scientific Writing (of High Impact Papers) teve como docente o Prof. Marcelo Luna, do PPGE. Ele é mestre em Inglês pela UFSC / University of Birmingham, Doutor em Línguística pela USP / University of Cambridge, com pós-doutorado na University of Texas at Austin.
O Grupo de Pesquisa “Observatório de Políticas Educacionais” possui parcerias de pesquisa com o Professor Tristan McCowan, da University College of London.
O grupo desenvolve, desde 2012, parcerias com universidades nacionais e internacionais visando o desenvolvimento de pesquisas (subsidiadas por fontes de fomento como CNPq, CAPES, Finep e Fapesc), publicações científicas e organização de eventos em colaboração com as seguintes universidades:
O Grupo de Pesquisa “Cultura, Escola e Educação Criadora” possui intercâmbios com a universidade Paris VII, por meio da Professora Anne Kupiec, e na Paris I com as Professoras Agnès Lontrade e Sandrine Morsilo.
O Grupo de Pesquisa em “Políticas e Práticas de Currículo e Gestão” possui parcerias com a Universidade Fitchburg State, por meio do Professor William Guedes Cortezia, Barry University com Profa. Lilian Dibello e Florida International University com Profª. Daniela Foerch.
O Grupo de Pesquisa “ Educação e Trabalho” mantem convênio e parceria com o grupo TRALS da Professora Pilar Figueira Gazo, da Universidade de Barcelona.
Já o Grupo de Pesquisa “Estudo Linguísticos e Internacionalização do Currículo” mantem parcerias com a Universidade de Lisboa. já o Grupo de Educação e tecnologia mantém convênio e atividades com o Stanford.
Observatório Nacional de Escolarização de alunos com Deficiência Intelectual, com atuação nas redes de ensino de Itajaí e de Balneário Camboriú. O projeto contempla atividades com alunos e professores de sala regular de ensino e de Salas de Recursos Multifuncionais destas redes.