Linha 1: Psicologia da Saúde no Processo de Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento, saúde e família: possibilidades de intervenção
A família é vista como importante contexto promotor de desenvolvimento humano e de saúde. Este projeto engloba estudos e voltados à investigação dos fatores de risco, de proteção e de vulnerabilidades ou situações que possam identificar, explicar e promover intervenções ao desenvolvimento típico e atípico em busca de ações e estratégias preventivas e de promoção de saúde. Tem como base uma compreensão do desenvolvimento em termos neurológicos, físicos, psicológicos e sociais para propor pesquisa-intervenção contemporâneas, considerando as demandas do contexto. Variáveis das famílias como funcionamento familiar, envolvimento parental e coparentalidade são temas de estudo e de propostas de intervenção. Também são considerados temas contemporâneos para compreensão das famílias e sua função social de promotora de relações saudáveis, tais como as diversas configurações familiares. Programas para pais e programas de intervenção precoces para estimulação do desenvolvimento e promoção de saúde são temas de estudo e objetos de intervenção.
Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos como Uniedu, PIBIC, FAPESC, FAPESC ABROAD (Projeto internacional em convênio com a Universidade de Antuérpia na Bélgica) e European Research Council – ERC, envolvendo alunos da graduação e da pós-graduação. Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.
Processos de Avaliação de Fenômenos Biopsicossociais, Doenças Crônicas e Transtornos do Neurodesenvolvimento
Diversos estudos têm descrito um déficit na formação acadêmica na área de avaliação psicológica, o que tem um impacto na atuação profissional, dada a importância desta área à psicologia. A avaliação de fenômenos psicológicos e de funções executivas faz-se fundamental nos contextos de saúde e de desenvolvimento humano. Sob uma perspectiva biopsicossocial da compreensão do processo saúde-doença, este projeto tem como objetivo desenvolver e aplicar instrumentos de medida ou ferramentas para diagnóstico, avaliação e acompanhamento dos fenômenos e transtornos do neurodesenvolvimento. As doenças crônicas como câncer, doenças inflamatórias intestinais e os transtornos como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), entre outros distúrbios do neurodesenvolvimento são objetos de estudo e desenvolvimento de tecnologias de intervenção clínica aplicadas em diferentes contextos e considerando também as diferentes fases do desenvolvimento humano. A avaliação psicológica é tida como foco, ampliando as possibilidades para uma avaliação contextualizada e em equipe interdisciplinar em saúde.
Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
O projeto envolve docentes e discentes (sob orientação dos docentes em projetos específicos, relacionados a este projeto maior, especialmente juntamente com os bolsistas no Uniedu- Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina e do PIBIC) do PPGP, bem como alunos da graduação, especialmente em Psicologia, localizados nas produções e publicações como participantes externos. Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.
Linha 2: Tecnologias e Práticas Psicossociais
Inclusão e as tecnologias assistivas digitais
A Psicologia e a Inclusão social é o tema central deste projeto. O objetivo é compreender crianças e suas famílias, em especial as crianças com ¨Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), deficiência intelectual e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatvidade (TDAH). Os desafios que envolvem o desenvolvimento, tais como o déficit na interação social e na comunicação e nos comportamentos sociais. São desenvolvidas ações de investigação e de intervenção e de proposição de tecnologias da educação voltadas às Família e deficiência. Temas como Tecnologias em educação e Tecnologias digitais são alvo de estudo.
Este estudo aborda ainda o tema adaptabilidade de carreira, referindo-se aos recursos que o indivíduo utiliza para lidar com necessidades atuais e imprevistas, bem como recursos de autorregulação para resolver questões desconhecidas, complexas e problemas mal definidos apresentados pelas tarefas do dia a dia. Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
O projeto envolve docentes e discentes (sob orientação dos docentes em projetos específicos, relacionados a este projeto maior, especialmente juntamente com os bolsistas no Uniedu- Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina e do PIBIC) do PPGP, bem como alunos da graduação, especialmente em Psicologia, localizados nas produções e publicações como participantes externos.
Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.
Relações pessoa-ambiente e as Políticas Públicas
Neste projeto são temas de investigação e de desenvolvimento as Tecnologias sociais voltadas à Psicologia social comunitária, às Políticas Públicas do SUS e à Psicologia ambiental. Tem como objetivo discutir as relações pessoa-ambiente e as relações sujeito e sociedade, bem como a Psicologia das emergências e desastres e a interprofissionalidade em saúde. Este projeto maior envolve projetos que os pesquisadores já vêm desenvolvendo no curso de Psicologia da Universidade, alguns destes com financiamentos específicos.
Tal projeto maior contempla ainda os seguintes projetos de Iniciação científica aprovados pelo Programa de Bolsa Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU- Bolsas de Pesquisa – Artigo 170, contemplando os alunos da graduação com bolsas de pesquisa:
- O projeto envolve docentes e discentes (sob orientação dos docentes em projetos específicos, relacionados a este projeto maior, especialmente juntamente com os bolsistas no Uniedu- Programa de bolsas universitárias de Santa Catarina e do PIBIC) do PPGP, bem como alunos da graduação, especialmente em Psicologia, localizados nas produções e publicações como participantes externos.
Sendo assim, este projeto guarda-chuva contempla os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes pesquisadores, incluindo os desenvolvidos entre orientadores e seus discentes.
Projetos específicos aprovados em editais de fomento externo
- Projeto de pesquisa/inovação: Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: games para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional (FINANCIADORA DE ESTUDOS PROJETOS FINEP - (SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/FINEP – MS/SCTIE/DGITIS – TECNOLOGIA ASSISTIVA)
- Projeto de pesquisa/inovação: Capacitação familiar digital: Manejo de Seletividade Alimentar em Crianças com Transtorno do Espectro Autista (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq) e (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe)
- Projeto de Pesquisa: Desenvolvimento de tecnologia digital acessível para inclusão de estudantes com autismo no ensino superior (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 27/2021 PROGRAMA FAPESC DE APOIO A CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA JOVENS PESQUISADORES DO ESTADO DE SANTA CATARINA - PROGRAMA FAPESC JOVENS PROJETOS - SC)
- Projeto Internacional e Interinstitucional: EPIGENÉTICA, EXPERIÊNCIA E RESPONSABILIDADE: IMPLICAÇÕES PARA DISTÚRBIOS DO NEURODESENVOLVIMENTO – TDAH (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Chamada CNPq/ MCTI N° 10/2023 UNIVERSAL - Faixa A – Grupos Emergentes); European Research Council - (ERC – CONFAP – CNPq Call); (FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc n° 12/2022 – Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação e Convênios Bilaterais – Programa Fapesc Abroad)
- Projeto Internacional e Interinstitucional: Epigenetics, Experience and Responsibility: Implications for neurodevelopmental disorders ( CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes); European Research Council - (ERC – CONFAP – CNPq Call); FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (Chamada Pública Fapesc nº 54/2022 – Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação de Apoio aos Grupos de Pesquisa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais – Acafe)
- Projeto de pesquisa e Inovação: Parentalidade positiva e promoção do desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes com desenvolvimento típico e atípico: verificação de evidências de validade de intervenções online (CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO-CNPQ - (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC - CNPq); FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE); SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCACAO - (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina)
- Projeto de Extensão: Práticas e políticas de Acolhimento de Migrantes e Refugiados: rede de cooperação entre PPGs no Núcleo de Apoio ao Migrante (Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG)
- TECNOLOGIA APLICADA À INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR: PROTAGONISMO PELO DESIGN PARTICIPATIVO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SANTA CATARINA - (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE)
- Rastreamento de problemas de comportamento em alunos pré-escolares com transtorno do espectro autista e as atitudes de professores em sala de aula EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 51/2024 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)
- 10) Abordagem pedagógica interativa transcultural e participativa na perspectiva da inclusão de estudantes com autismo no ensino superior mediada por jogos digitais e analógicos para formação de professores (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 51/2024 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)
- Integração da Interface Cérebro-Computador no Tratamento e Reabilitação de Afasia: Novas Contribuições (EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 51/2024 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS (ACAFE)
- Competências de empregabilidade: estudo com acadêmicos iniciantes e finalistas de um curso de psicologia - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 09/2024 MULHERES+PESQUISA – 1ª EDIÇÃO
- Estratégia para acompanhamento clínico das experiências vividas por adolescentes com TDAH: contribuições para tomada de decisões sobre o uso de medicamentos e para o exercício da reponsabilidade e da autonomia nas tarefas diárias e bem-estar - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL
- Avaliação do impacto da pós-graduação em educação de universidades comunitárias do sul do brasil na popularização do conhecimento - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL
- Implantação de um programa de intervenção de carreira no serviço-escola de um curso psicologia - EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC Nº 21/2024 PROGRAMA DE PESQUISA UNIVERSAL
- SMACH-ADHD: Strategy for Management and Clinical Monitoring of the Experiences of Adolescents with Hyperactivity - Agência financiadora: Brazilian National Council of State Funding Agencies (CONFAP) and Wallonie-Bruxelles International (WBI), e Fapesc Abroad. Projeto em parceria com a Universidade de Antuérpia (Grupo de pesquisa NeuroEpigenEthics) e Université Catholique de Louvain (Grupo de pesquisa Leuven Autism Research (LAuRes) na Bélgica