
Campus Professor Edison Villela (Itajaí)
Rua Uruguai, 458 - Bloco D1 - Sala 401
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
A política de autoavaliação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (PPGPP) busca atender aos propósitos da autoavaliação indicados pela CAPES (2019), com proposta de uma sistemática no âmbito dos programas de pós-graduação. O desenvolvimento está integrado às proposições da UNIVALI, por meio da Comissão Permanente de Autoavaliação (CPA).
O PPGPP, em 2019, criou a sua Comissão de Autoavaliação, pelo ato regimental n° 28/PMGPP/2019, com a missão de organizar um plano sistemático em busca da implantação da autoavaliação e consolidação do projeto no âmbito do curso. Foram realizadas reuniões de estudo e planejamento entre os integrantes e uma proposta foi criada buscando atender as demandas e encaminhamentos necessários às etapas de autoavaliação sugeridas pela CAPES (2019). Em 2021, coordenada pela Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação, iniciou a organização de processos e instrumentos mais específicos de autoavaliação para os cursos de Pós-Graduação.
A autoavaliação objetiva avaliar as atividades desenvolvidas no contexto dos diferentes Programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em suas diversas dimensões, considerando o programa, os professores, técnicos e os estudantes de modo a fomentar o autoconhecimento e o aperfeiçoamento das metas de cada PPG no que tange à formação, produção de conhecimentos científicos, internacionalização e impacto social.
Falar de autoavaliação como processo que possibilita uma proatividade de crescimento e qualidade no desenvolvimento de todas as atividades, processos e produtos, recursos humanos e materiais do PPGPP, implica considerar que do ponto de vista administrativo, acadêmico e pedagógico, existe a conexão institucional direta com a Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Coordenação e Vice Coordenação do curso, Colegiado do curso composto por seis professores e dois discentes, e secretaria central com dois secretários, bem como com os demais professores e discentes. Periodicamente ocorrem reuniões para deliberar assuntos pertinentes ao andamento dos trabalhos, quanto ao ensino e a pesquisa, inserção social, comunicação interinstitucional, bem como promoções de eventos, publicações, sustentabilidade e processos de avaliação e autoavaliação.
Os propósitos da autoavaliação indicados pela CAPES buscam implantar sistemas nos Programas de Pós-Graduação a serem desenvolvidos de forma sistemática e contínua em uma abordagem que assegura proximidade entre avaliador e avaliado e permite aprofundamentos de natureza qualitativa e contextualizada (CAPES, 2019).
O processo de autoavaliação é guiado a partir do resultado das avaliações externas anteriores, documentos regulamentadores da área, considerando ainda os objetivos e metas do programa, bem como o contexto institucional.
O instrumento de autoavaliação do PPGPP abrange perspectiva quantitativa e qualitativa, abarcando 3 dimensões: Programa; Formação e Impacto na Sociedade. Tais dimensões são avaliadas por meio de 55 indicadores, distribuídos em 11 categorias de análise:
A etapa qualitativa é condensada considerando cada categoria, e seu conjunto de indicadores.
Esse conjunto de categorias e indicadores permite um diagnóstico de desenvolvimento do programa que possibilita trazer melhorias e formar a base de um processo de planejamento e implementação de ações, como um movimento contínuo, subsequente e cíclico. Os respondentes atribuem conceito de 0 a 5, sendo que o conceito 5 representa o padrão de qualidade desejado.
Assim, mais importante que uma possível classificação, a síntese da análise das categorias e seus respectivos indicadores, se torna mais importante e o mapeamento de possíveis potencialidades/pontos consolidados do programa, bem como alguns pontos de atenção/ fragilidades, e merecem atenção no processo de diagnóstico e planejamento para melhoria da qualidade do programa.