
Campus Professor Edison Villela (Itajaí)
Rua Uruguai, 458 - Bloco D1 - Sala 401
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
Os Grupo de Pesquisa têm como meta a produção de projetos de pesquisa e produção científica por meio de artigos, livros e capítulos de livros, a organização e participação em eventos científicos, estimulando a integração nos editais de fomento, na avaliação das políticas públicas implantadas, bem como na criação e no desenvolvimento de produtos tecnológicos e técnicos de ordem social e científico.
Atualmente, o PPGPP conta com três Grupos de Pesquisa formalmente constituídos, cada um com temáticas específicas que orientam suas atividades e linhas de investigação. A seguir, apresentamos os dados e objetivos de cada um deles:
Nesse grupo de pesquisa busca-se analisar as dinâmicas jurídicas, sociais e das comunicações nas políticas públicas, de forma a compreender os atores envolvidos, sua interrelação com o processo de exposição das ações públicas, e ainda, os meios jurídicos que viabilizam a execução, fiscalização e readequação das políticas públicas e inovação.
Coordenação: Marcos Vinícius Viana da Silva (coordenador) e Rafael Burlani Neves (vice-coordenador).
Professores participantes: Carlos Golembiewski e Ricardo Stanziola Vieira.
Acesso: Políticas públicas: Aspectos jurídicos, geopolíticos e da comunicação
O grupo de pesquisa busca compreender as dinâmicas das políticas públicas no foco da saúde, educação, cultura e tecnologias. Os estudos envolvem os processos de formulação, desenvolvimento e avaliação das políticas públicas de acordo com os programas e projetos institucionais, dos atores sociais e políticos nas instâncias locais, nacionais e internacionais. As transformações e condições da sociedade brasileira nas diferentes áreas de atuação e perspectivas interdisciplinares na construção do conhecimento e formação profissional. Configuração da gestão no desenvolvimento das políticas públicas e na produção de conhecimentos relacionados aos aspectos conceituais, metodológicos e processuais a respeito do financiamento, da gestão, da avaliação e do controle social de políticas e as correlações práticas sobre a condição de vida da pessoa humana.
Coordenação: Vanderléa Ana Meller (coordenadora) e Maria Glória Dittrich (vice-coordenadora).
Professores Integrantes: Graziela Liebel, Anita Fernandes, Carlos Roberto Praxedes dos Santos, Larissa Fernanda Dittrich e Maria Eduarda Gasperi.
Acesso: Saúde, Educação, Cultura e Tecnologia nas Políticas Públicas
O Grupo de Pesquisa tem como objetivo a gestão de políticas públicas demandada pela compreensão da evolução socioambiental e econômica, devendo ser consideradas suas múltiplas determinações, tanto naturais quanto sociais, econômicas e políticas. Realiza diagnósticos e avaliações de políticas públicas, além da análise de seus fundamentos na identificação das concepções de diferentes atores. Busca compreender as representações sociais sobre diferentes aspectos dessas políticas, tais como sobre suas formas de acesso e de participação e sua eficácia com pesquisas integradas na área de concentração do PPGPP.
Reúne pesquisadores de diferentes áreas de formação em uma perspectiva interdisciplinar.
Coordenação: Joaquim Olinto Branco (coordenador) e Graziela Breitenbauch de Moura (vice-coordenadora).
Professores integrantes: Fabiane Fisch, Fernando Cezar Lenzi, Albertina Xavier da Rosa Corrêa, Andres Molina; Pablo Aznar.
Acesso: Gestão de Políticas Públicas: aspectos socioambientais e econômicos
Data de Início: 2014
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Carlos Golembiewski
Financiadores: Universidade do Vale do Itajaí - (Bolsa de Iniciação Científica)
Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo investigar a agenda da Imprensa profissional e sua relação com a implantação das Políticas Públicas. A proposta considera a Mídia como um ator social não governamental (Secchi, 2012), cuja atuação ocorre por meio do Jornalismo Investigativo. Em outras palavras, ao revelar a realidade social, o trabalho jornalístico revela o que está acontecendo nas cidades, no Estado e no país. De posse das informações, os demais atores sociais públicos e privados podem agir. Além disso, este projeto de Pesquisa visa estudar a nova arena pública que está surgindo com o deslocamento da produção e do consumo de informações pelo cidadão, impulsionadas pelo fenômeno das redes sociais. Situação essa, chamada por Castells (2018), de “autocomunicação", que preocupa, pois também está sendo definida por era da desinformação causada pelo fenômeno das fake News. As pesquisas querem investigar as consequências desse modelo para a vida social em Democracia. O projeto está vinculado a linha de pesquisa Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas.
Data de Início: 01/02/2022
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Graziela Breitenbauch De Moura
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Descrição: Eventos que emergem a criatividade são estímulos para novos comportamentos no desenvolvimento de processos de produtos ou serviços no design. A apresentação de técnicas ou formas inovadoras de gestão no design em consonância aos contextos internos e externos do ambiente podem aprimorar as atividades criativas para o surgimento e o florescer da criatividade. Compreender a originalidade e a efetividades no processo de criação de um produto ou serviço trazem a sua contribuição no processo de um learning set. Este projeto tem como objetivo apresentar processos que são desenvolvidos com o uso da inovação e da criatividade. Como resultados são apresentados catálogos dos produtos e serviços. A proposta deste estudo permeia a importância dos estímulos para o desenvolvimento e criação de trabalhos artísticos em prol das políticas públicas da cultura.
Data de Início: 01/02/2023
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Marcos Vinícius Viana Da Silva
Descrição: O projeto integrador, ligado às Linhas de Pesquisa Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas e Aspectos Geopolíticos, socioespaciais culturais e Políticas Públicas, com área de concentração em Gestão de Políticas Públicas: instituições, cultura e sustentabilidade; explora, de maneira interdisciplinar, as temáticas da sustentabilidade, da cultura, da saúde e da comunicação, no campo das políticas públicas.
Data de Início: 01/02/2023
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Fabiane Fisch
Descrição: O presente projeto tem como objetivo avaliar e desenvolver políticas públicas para a conservação ambiental, em todos os seus segmentos e em todos os níveis da administração pública (federal, estadual e municipal). Os resultados do projeto serão divulgados em publicações (artigos, capítulos de livros e/ou livros) e em eventos científicos (encontros, seminários, congressos). Estes resultados serão também divulgados para gestores públicos para eventual uso como ferramentas para melhorar a gestão ambiental.
Data de Início: 01/03/2023
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Fabiane Fisch\
Financiadores: FAPESC
Descrição: Este projeto integrador tem como objetivo caracterizar a qualidade da água através das estratégias de tratamento, distribuição e políticas públicas ao longo do curso do Rio Itajaí-Mirim, SC. Para isso, será identificado as políticas públicas de captação e distribuição da água nos municípios e os sistemas de coleta, tratamento e distribuição da água. Posteriormente, será avaliado as características físico-químicas e biológicas da água. A pesquisa integrará a socialização de ações na perspectiva da educação ambiental com os gestores públicos e sociedade e, por fim, criará uma proposta de uma política pública integradora para a coleta, o tratamento e a distribuição de água dos municípios do Rio Itajaí-Mirim. A metodologia parte de uma pesquisa quantitativa com o uso da pesquisa de opinião pública e de coleta de amostras ao longo do Rio Itajaí Mirim nos municípios de Vidal Ramos, Presidente Nereu, Botuverá, Guabiruba, Brusque e Itajaí localizados no Estado de Santa Catarina - SC, Brasil. O trabalho terá como resultados a identificação das políticas públicas existentes nos municípios, o desenvolvimento de um ensaio teórico das normativas, o registro com imagens e fotos das estações de tratamento e o rio, e a apresentação dos resultados da pesquisa de opinião sobre a distribuição e a qualidade da água. Ademais serão analisados os parâmetros físico-químicos e biológicos das amostras ao longo do rio e destacados os elementos poluidores da água (organoclorados e metais pesados) e as cargas de poluentes. Por fim, tem-se os trabalhos dos registros do processo de pesquisa por meio de obra audiovisual em formato documentário, a disponibilização das informações para as escolas e a criação de uma exposição fotográfica itinerante nas cidades.
Data de Início: 01/02/2023
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Graziela Breitenbauch De Moura
Financiadores: Cons Nac de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - (Auxílio a pesquisa)
Descrição: Projeto integrador sobre políticas públicas institucionais que se manifestam pelo conjunto de programas e ações desenvolvidas pelos órgãos governamentais a fim de garantir direitos à população. Essas medidas no setor da pesca artesanal não se limitam somente a gerar efeitos econômicos, mas a trocas sociais que afetam as características culturais, sociais e artísticas de um território. Os relatos dos pescadores são peças-chaves de um quebra cabeça e com resgate da cultura de trabalho que demarcam as suas especificidades em sua ação produtiva da pesca e nas políticas públicas de desenvolvimento do setor. O saber fazer integra a cultura do trabalho que muitas vezes foi perpetuada pelas heranças simbólicas. Assim, esta pesquisa apresenta a seguinte pergunta norteadora de pesquisa: Como as experiências de vida de pescadores artesanais em comunidades podem resgatar memórias de uma arte? Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências e memórias dos pescadores artesanais em comunidades litorâneas do Vale do Itajaí diante das políticas públicas para o desenvolvimento pesqueiro artesanal catarinense. Para isso, será verificado o contexto normativo catarinense da pesca artesanal e apresentado o pescador tradicional como transmissor ou intermediador entre o patrimônio cultural e a educação social. É importante compreender os saberes tradicionais de preservação das formas de vida dos pescadores artesanais e seus valores culturais e suas relações com as políticas públicas para o desenvolvimento da pesca artesanal. A metodologia adotada para esta pesquisa tem a abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa exploratória que busca conhecer com maior profundidade as memórias e experiências dos pescadores artesanais. Dessa forma, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com 03 colônias de pescadores localizadas na região do Vale do Itajaí. Os resultados serão apresentados de forma analítica com textos interpretativos com o uso do software Atlas ti.
Data de Início: 01/02/2015
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Joaquim Olinto Branco
Descrição: O projeto Cooperação Internacional entre as Universidades dos Açores (Portugal) e UNIVALI (Brasil) pretende acompanhar e caracterizar riqueza e diversidade de vertebrados, assim como suas comunidades em ilhéus adjacentes a ilhas vulcânicas (Açores, Portugal) com ilhéus em ilhas continentais (Santa Catarina, Brasil). Tendo como objetivo geral comparar as comunidades nesses dois ecossistemas, procurando compreender em que grau de evolução/maturação ecológica se encontra e assim contribuir para o estudo da integração e conservação das espécies no habitat costeiro, utilizando como instrumento o conhecimento das características das suas populações. Bem como, determinar quais as melhores formas de gestão para diminuir os impactos provocados pelas ações naturais e antropomórficos. O Prof. Dr. João Pedro Barreiros - Centro de Ecologia, Evolução e mudanças ambientais, Universidade dos Açores é responsável pela cooperação na Universidade dos Açores, Faculdade de Ciências Agrárias e do Ambiente.
Data de Início: 03/12/2021
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Joaquim Olinto Branco
Financiadores: Cons Nac De Desenvolvimento Científico E Tecnologico - (Auxílio a pesquisa)
Descrição: Rios são sistemas que realizam trocas constantes de energia e matéria com o ambiente adjacente e são essenciais para a provisão de serviços ecossistêmicos à sociedade. Os processos ecossistêmicos providos pelos rios são importantes para a manutenção de ciclos biogeoquímicos e da diversidade biológica. A despeito disto, sofrem com efeitos negativos das alterações de uso do solo, incorrendo em perda de qualidade ambiental, perda de diversidade biológica, e consequentes mudanças em seu funcionamento. Neste contexto, esta proposta tem por objetivo investigar os efeitos das alterações infligidas a um rio subtropical, localizado na região Sul do Brasil, que drena áreas com distintos usos do solo (p.ex.: floresta, mineração de areia, agricultura e urbanização). Para tanto serão investigados parâmetros ambientais locais, proporção de uso do solo por diferentes atividades, bem como as respostas biológicas da ictiofauna e de indicadores de serviços ecossistêmicos, de maneira integrada. Espera-se com este projeto evidenciar os principais fatores ambientais e antropogênicos que promovem alteração na estrutura da comunidade de peixes do Rio Itajaí-Mirim, e consequentemente de sua qualidade ambiental, ao longo do contínuo do rio. Ainda, busca-se entender quais são os principais serviços ecossistêmicos providos pelo Rio Itajaí Mirim e quais fatores antropogênicos mais influenciam alterações neste provimento. Esta proposta visa preencher uma lacuna importante de informação, em se tratando do rio Itajaí-Mirim, onde ainda há escassez de informações ecológicas e integradas. Contribuirá também com a qualificação profissional de pesquisadores, bem como com a divulgação de conhecimento científico e popularização da ciência na região. Palavras-chave: Rio subtropical, ictiofauna, serviços ecossistêmicos.
Data de Início: 01/01/2020
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Joaquim Olinto Branco
Financiadores: Cons Nac De Desenvolvimento Científico E Tecnológico - (Auxílio a pesquisa)
Descrição: Projeto Integrador. Doenças infecciosas emergentes em humanos são frequentemente causadas por vírus presentes em vertebrados, e torna-se cada vez mais claro que os outbreaks de doenças zoonóticas apresentam um desafio enorme para a saúde global e segurança em todos os níveis. Com o aumento da globalização e urbanização, as zoonoses apresentam grande risco para a saúde pública e para a economia. Neste projeto pretendemos montar uma Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica de Coronavírus SARS-COV-2 e outros Patógenos Emergentes em Morcegos, Aves e outros Reservatórios Silvestres detectar e analisar em diferentes regiões brasileiras (Amazônia, Nordeste, Pantanal, Mata Atlântica, Lagoa do Peixe e Extremo Sul do País) vírus com potencial de emergência para humanos, como Coronavírus e vírus da Influenza presentes em morcegos, aves e outros mamíferos silvestres, relacionando seu potencial emergente com a perda de hábitat, proximidade de populações humanas e biologia das espécies envolvidas. Nossa finalidade é entender as características eco epidemiológicas do SARS-COV-2 e dos outros vírus de potencial zoonótico em aves e morcegos, e as interrelações entre a biologia e ecologia dos hospedeiros e a prevalência e diversidade de vírus. Participam deste projeto integrador várias universidades do Brasil com seus pesquisadores.
Data de Início: 01/06/2023
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Ana Carolina B. Lins e Silva - Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Financiadores: CNPq/MCTI/FNDCT Nº 07/2023
Descrição: Projeto Integrador. A Rede de Pesquisa em Biodiversidade da Mata Atlântica (PPBioMA) já existe e propomos ampliá-la, especialmente na Região Nordeste e no oeste da Mata Atlântica, e fortalecê-la ao longo da rede. Os dados já obtidos e os que serão gerados em módulos RAPELD serão utilizados para ampliar o conhecimento sobre a distribuição das espécies, avaliar os estados e cenários de biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e os ecossistemas de referência ao longo da Mata Atlântica. Portanto, a presente proposta contemplará os Temas (1) Inventários Biológicos, (2) Ecossistemas de Referência, Modelagem e Serviços Ecossistêmicos, (3) Estado e Cenários da Biodiversidade e, (4) Valoração e Modelagem de Serviços, (6) Comunicação Pública da Ciência sobre a Biodiversidade Brasileira e (7) Valor cultural da biodiversidade. A experiência positiva com protocolos padronizados ganhou força e interesse de outros pesquisadores para implementar RAPELD em novos sítios, o que permitirá análises robustas em gradiente espacial mais amplo. Com os resultados obtidos poderemos ampliar nosso conhecimento, mapeando a biodiversidade e suas inter-relações, necessárias para a tomada de decisão, e alinhar estratégias para a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, garantindo a manutenção dos benefícios da natureza para a sociedade. As informações sobre os diferentes estudos serão disponibilizadas com seus dados e metadados abertos para os pesquisadores e tomadores de decisão. Cursos de capacitação ocorrerão para auxiliar no gerenciamento e análise dos dados, bem como, workshops e simpósios internos para integrar os pesquisadores viabilizando a produção de pesquisas integradas, e compartilhar experiências e a manutenção da Rede PPBioMA
Data de início: 2024
Natureza do projeto: Pesquisa
Situação do projeto: Em andamento
Linha de pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Marcos Vinícius Viana Da Silva
Financiadores: FAPESC - Programa De Pesquisa Universal
Descrição: Projeto integrador. A AMFRI - Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí é uma entidade de destaque na elaboração de planos municipais, instrumentos técnicos, programas e projetos em diversas áreas. Com foco na cooperação intermunicipal e intergovernamental, a AMFRI busca ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios da região. A proposta se fundamenta nos cinco pilares da Agenda-2030 (Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias), desenvolvendo um instrumento inovador de avaliação de programas e projetos nas dimensões dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este instrumento será apresentado como um software registrado no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Neste contexto, o presente projeto de pesquisa, apresentado pelo Mestrado de Gestão de Políticas Públicas da UNIVALI, visa promover ações articuladas no âmbito das políticas públicas. O objetivo é sistematizar os programas e projetos da AMFRI para avaliar e propor estratégias de gestão integradora, considerando as dimensões do desenvolvimento sustentável. Os dados coletados serão disponibilizados em um banco de dados, promovendo a avaliação dos resultados dos programas e projetos implementados pela AMFRI nos últimos 8 anos, com base nas cinco dimensões dos ODS. Esta avaliação servirá de base para a proposição de estratégias de gestão integradoras, fortalecendo a efetividade e os resultados das políticas públicas. O projeto tem o potencial de atrair maior interesse e investimento em áreas relacionadas, promovendo um ciclo virtuoso de desenvolvimento e inovação. Fortalecerá o laboratório de políticas públicas, capacitando-o para atender outras demandas de instituições catarinenses.
Data de Início: 01/06/2023
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Anita Maria Da Rocha Fernandes
Descrição: Desenvolver soluções multi e interdisciplinares que possam auxiliar na gestão inovadora de uma cidade, sob a perspectiva das tecnologias para políticas públicas.
Data de Início: 01/03/2018
Natureza do Projeto: Extensão
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Maria Gloria Dittrich
Financiadores: Universidade do Vale do Itajaí - (Bolsa Extensão)
Descrição: O projeto de extensão integrador Mãos de Vida: uma escola criativa para humanescer na cidadania atuará com foco na visão da Rede internacional de Escolas Criativas (RIEC), em que a professora Maria Glória Dittrich é membro fundadora como representante da UNIVALI e fazem parte destas mais de 20 universidades nacionais e internacionais. A sede geral fica ligada a Universidade de Barcelona - Espanha. Tendo em vista a efetividade desta proposta no ensino-pesquisa-extensão fizemos parcerias com o Instituto Lar Parque Dom Bosco e Instituto Lar Fabiano de Cristo, localizados em Itajaí. Destaca-se que dado os trabalhos anteriormente desenvolvidos durante 7 anos no campo da Saúde e Educação junto a jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social com impactos sociais significativos. Nesse momento se reconfigurará o projeto como proposta de Escola Criativa formando um Núcleo de desenvolvimento de práticas socioeducativas às crianças, jovens, às famílias em situação de risco social, oriundas dos bairros Nossa Senhora das Graças, Bom Bosco, Ressacada e Carvalho e os educadores das instituições. O perfil de vulnerabilidade está marcado por uma área de risco sanitário, social, econômico, ambiental e político FALAR DAS ODS O projeto, dentro da proposta das escolas criativas, valorizará a metodologia transdisciplinar e a ecoformação entendendo que o pensar e o agir nas ações educativas compreendem a complexidade das relações entre as pessoas nas entidades assistidas e os profissionais da instituição assistente - UNIVALI, nas suas especificidades e funções tendo em vista a construção do conhecimento com aprendizagens que elevam a qualidade de vida, a sensibilidade humana, educação em saúde e as capacidades próprias de criação. As formações continuadas dos educadores, nas referidas instituições, também serão contempladas a fim de favorecer a amplitude e coerência da proposta, além de contribuir para a formação acadêmica e profissional dos alunos com incentivo à produção científica e ao trabalho transdisciplinar entre as diferentes áreas que assistem o projeto.
Data de Início: 01/08/2022
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas
Responsável: Graziela Liebel
Financiadores: Universidade do Vale do Itajaí - (Bolsa de Iniciação Científica)
Descrição: A avaliação econômica teve início na década de 1960, como ferramenta para auxiliar o processo de tomada de decisão e possibilitar maior retorno aos investimentos. Define-se avaliação econômica como uma análise comparativa de estratégias em termos de custos e desfechos. No Brasil, a avaliação econômica apresenta-se ainda de forma deficitária, principalmente quanto a utilização sistemática para tomada de decisão, assim como, em relação à condução de estudos. O crescimento dos gastos em saúde por exemplo, impulsionado pela incorporação de novas tecnologias diagnósticas e terapêuticas e pelo aumento da expectativa de vida da população, tem causado grande preocupação especialmente em países em desenvolvimento. A avaliação econômica em saúde visa a otimizar benefícios utilizando os recursos de maneira eficiente. O grande desafio, no entanto, é a extensão da utilização e o desenvolvimento desses estudos no nível operacional de atenção às políticas públicas especialmente nos municípios e nas regiões brasileiras. Isto porque os gestores não percebem a importância do instrumental como um indicativo para uma alocação de recursos de forma eficiente, assim como para a avaliação da efetividade de tecnologias ou como suporte para a regulação de ações nas políticas públicas. O objetivo desta pesquisa é aumentar a produção acadêmica no campo da avaliação econômica como ferramenta na gestão eficiente de políticas públicas que deverá envolver múltiplas áreas de conhecimento, bem como instrumentalizar os gestores para o uso dessas ferramentas, na tomada de decisões de maneira a otimizar os benefícios, conciliando as necessidades da população com as possibilidades de custeio.
Data de Início: 01/02/2019
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Graziela Breitenbauch De Moura
Descrição: Estudos sobre a formulação, a agenda, a implantação, a análise e a avaliação das políticas públicas e dos fenômenos têm ressaltado cada vez mais a importância do contexto para a disseminação de conhecimento por meio de tecnologia e da inovação. A cidade utiliza as capacidades da governança digital para implementar sistemas de informações que melhorem a disponibilidade e a qualidade das infraestruturas e serviços públicos, incrementando sua capacidade de crescimento e estimulando a inovação e o desenvolvimento sustentável. Esta pesquisa tem como objetivo estudar as políticas públicas e a influência do contexto nas cidades. Investiga as políticas públicas aplicadas nos diversos ambientes: político, social, econômico, natural e cultural. Compreende as políticas públicas e iniciativas nacionais e internacionais dos atores com ênfase nos impactos da transparência, na restruturação de processos e participação dos cidadãos.
Data de Início: 01/02/2007
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Joaquim Olinto Branco
Descrição: A pesca artesanal do camarão sete-barbas é denominada? pesca de sol a sol? e realizada em grande escala no litoral brasileiro, apresentando uma significativa importância econômica, histórica, social e cultural. Atualmente é uma atividade de grande interesse no setor e o segundo recurso pesqueiro nas regiões Sudeste-Sul do Brasil. Essa modalidade é considerada predatória e danifica substancialmente a comunidade bentônica, mas é eficiente na captura da espécie-alvo. O trabalho analisará a biologia e pesca do camarão sete-barbas (Xiphopenaeus kroyeri Heller, 1862), fauna aconpanhante e as relações com as aves marinhas no litoral de SC. As informações disponíveis na literatura nacional, na sua maioria, são da década de 80, principalmente do litoral de São Paulo e contemplam, apenas parte do ciclo de vida da espécie-alvo, ictiofauna acompanhante. O projeto está dividido em três etapas: a primeira (2007-2008) será desenvolvida nas localidades de Armação do Itapocoroy (Penha) e Barra Sul (Barra do Sul); a segunda (2008-2009) em Ganchos do Meio (Governador Celso Ramos). Nessas etapas, as amostragens serão mensais completando um ciclo anual em cada localidade e utilizarão a mesma metodologia, permitindo uma análise integrada da biologia e pesca do camarão sete-barbas, fauna acompanhante e aves marinhas. Cada coleta constituirá de três arrastos, realizados nas áreas tradicionais de pesca do camarão com duração de 30 minutos por arrasto, entre as profundidades 5,0 a 25,0 metros, bem como censo nas aves marinhas que acompanham os barcos. Na captura dos camarões serão utilizadas duas redes-de-arrasto com portas, malha de 3,0 cm na manga e corpo e 2,0 cm no ensacador, tracionadas por baleeira com velocidade média de dois nós. Para determinar a porção aproveitável da ictiofauna acompanhante, a cada arrasto será separado pelo pescador os peixes utilizados na alimentação de seus familiares ou que poderão ser comercializados.
Data de Início: 02/02/2018
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Ricardo Stanziola Vieira
Descrição: Capacitação de lideranças multissetoriais para boa governança socioambiental. Foco em questões emblemáticas e emergentes.
Data de Início: 01/08/2012
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Joaquim Olinto Branco
Financiadores: Universidade do Vale do Itajaí - (Bolsa de Iniciação Científica).
Descrição: Algumas ilhas do litoral de Santa Catarina, servem como local de reprodução e descanso para várias espécies de aves marinhas. Entre essas, as Ilhas Moleques do Sul (Florianópolis), onde são encontradas as maiores colônias de reprodução na costa catarinense, nidificando o atobá-marrom (Sula leucogaster) a fragata (Fregata magnificens), a gaivota (Larus dominicanus) e os trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea e S.eurygnatha). A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (RBMA) foi considerada o segundo sítio de reprodução do trinta-réis-de-bico-amarelo, Sterna eurygnatha no litoral brasileiro, ave até pouco tempo considerada como em perigo de extinção (IBAMA, 1996). Na Ilhota da Galheta (Laguna, SC), Ilha do Xavier (Florianópolis), Ilhas de Itacolomis (Penha) e Ilhas dos Tamboretes (Barra Sul), existem registros esporádicos de colônias reprodutivas de algumas espécies aves marinhas costeiras. Devido a intensa exploração no entorno das ilhas costeiras, a pesca clandestina, aliada a carência de informações sobre a diversidade, abundância e período reprodutivo das aves marinhas, torna-se necessário a implantação de um programa de monitoramento e anilhamento da avifauna marinha.
Data de Início: 01/09/2018
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Vanderlea Ana Meller
Descrição: Projeto de pesquisa permanente para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos temas envolvendo educação, cultura e educação em saúde e referentes à efetivação, formulação, implantação e avaliação de Políticas Públicas em Educação e Saúde. Na linha de pesquisa Dinâmicas institucionais e Políticas Públicas do Programa de Mestrado Profissional de Gestão em Políticas Públicas da UNIVALI.
Data de Início: 01/02/2013
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Dinâmicas institucionais das políticas públicas
Responsável: Fernando Cesar Lenzi
Descrição: Projeto de pesquisa permanente para desenvolvimento de pesquisas relacionadas a empreendedorismo de uma forma geral,com foco no desenvolvimento de políticas públicas.
Data de Início: 01/02/2019
Natureza do Projeto: Pesquisa
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Joaquim Olinto Branco
Financiadores: Universidade do Vale do Itajaí - (Bolsa de Iniciação Científica)
Descrição: A proposta de fundo do projeto é conceber, por meio da pesquisa, a partir de uma investigação socioambiental e territorial da água, um modelo de gestão de políticas públicas integradas em ações que ocorrem no Mestrado Gestão de Políticas Públicas da UNIVALI, no qual novos rumos e produtos possam ser potencializados a partir da água como eixo de desenvolvimento sustentável. O âmbito da investigação será o município de Itajaí/SC, a fim de construir um marco político em que seja possível informar e sensibilizar os gestores públicos e lideranças sociais (empresas, sociedade civil) diante destes importantes desafios. O foco central temático aglutinador, em uma perspectiva interdisciplinar, será a água e os demais temas transversais interconectados, entre eles, a política de governança, agricultura sustentável, cuidado em saúde, inovação, gestão da biodiversidade, lazer e educação ambiental. A conexão de conhecimentos e metodologias integradas gerarão uma sinergia na política e na gestão socioambiental com vistas ao saber científico e a aplicação prática.
Data de Início: 01/02/2012
Natureza do Projeto: Extensão
Situação do Projeto: Em andamento
Linha de Pesquisa: Aspectos socioambientais e culturais das políticas públicas
Responsável: Carlos Golembiewski
Descrição: É um projeto de Extensão desenvolvido pelos Cursos de Comunicação Social da Univali. Produzimos em 2013 um programa de Variedades voltado ao público jovem, um programete no formato de reportagem com o foco voltado às questões de Saúde, Meio Ambiente e Cidadania.