
Campus Professor Edison Villela (Itajaí)
Rua Uruguai, 458 - Bloco D1 - Sala 401
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o “Mestrado/Doutorado Profissional é uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas”. O foco acadêmico, portanto, é a principal diferença entre o Mestrado/Doutorado Profissional e o Mestrado/Doutorado Acadêmico, uma vez que o primeiro é voltado para o mercado de trabalho e o segundo para docência exclusivamente, dada sua abordagem mais teórica.
Sim. A estrutura curricular de um Mestrado/Doutorado Profissional dá ao aluno a formação necessária para lecionar, uma vez que contempla disciplinas de cunho teórico-metodológico, além de outros pré-requisitos para obtenção do título de Mestre/Doutor, que culminam na elaboração da dissertação a ser defendida em banca pública. Ou seja, a dinâmica é a exatamente a mesma de um Mestrado/Doutorado Acadêmico. Válido dizer também que, normalmente, quando são abertos os editais para docência em faculdades, universidades e/ou institutos, exige-se a titulação de Mestre ou de Doutor sem mencionar se Profissional ou Acadêmico.
Sim. O PPGPP da Univali é recomendado pela Capes, obtendo conceito 4 na última avaliação quadrienal 2017-2020. Isso significa que o Curso é avaliado constantemente pelo Ministério da Educação, por meio da Capes, e que o diploma é válido em todo território nacional.
O PPGPP está sediado no Campus Itajaí, situado à Rua Uruguai, 458, no Bloco D1, Salas 401 (Secretaria e Coordenação), 402 (Sala de Professores e Reuniões) e 403 (Sala de Aula).
Sim. Por ser uma Universidade Comunitária, a Univali depende das mensalidades dos seus alunos para custear o funcionamento dos seus Cursos, sem obtenção de lucro.
O processo seletivo é realizado, preferencialmente, uma vez em cada semestre, com publicação de Edital em nosso site.
Anualmente são oferecidas 30 vagas para o mestrado e 10 vagas para o doutorado.
O PPGPP é presencial. A Universidade ainda não oferece cursos de Mestrado ou Doutorado à distância.
Mestrado: O Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali tem duração de 24 meses. O primeiro ano é dedicado às atividades de ensino em sala de aula. No segundo ano, os mestrandos sob orientações dos professores elaboram a pesquisa para qualificação e defesa em banca pública. A carga horária mínima para obtenção do título de Mestre é 480h correspondente a 32 créditos.
Doutorado: O Doutorado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Univali tem duração de 48 meses. Os primeiros e segundos anos são dedicado às atividades de ensino em sala de aula. A partir do segundo ano, os doutorandos sob orientações dos professores para elaboram a pesquisa para qualificação e defesa em banca pública. A carga horária mínima para obtenção do título de Doutor é 780h correspondente a 52 créditos.
As aulas são habitualmente concentradas nas quintas-feiras e sextas-feiras, conforme disposto em cronograma de atividades anuais.
O PPGPP está estruturado em duas linhas de pesquisa sendo: 1) Dinâmicas Institucionais das Políticas Públicas. 2) Aspectos Geopolíticos, Socioespaciais, Culturais e Políticas Públicas.
Mestrado: Por ser um Curso da Área Interdisciplinar, poderão inscrever-se os portadores de diploma de graduação emitido por instituições brasileiras, ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecido no Brasil, e de qualquer área do conhecimento.
Doutorado: Por ser um Curso da Área Interdisciplinar, poderão inscrever-se os portadores de diploma de mestrado ou doutorado emitido por instituições brasileiras, ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecido no Brasil, e de qualquer área do conhecimento.
Para o mestrado:
Para o doutorado:
Não é possível fazer inscrição por nenhum tipo de correspondência, somente pelo sistema.
Para participar do processo seletivo, não. Mas, para obter o título, sim. A declaração de proficiência em língua estrangeira, sendo uma para o mestrado e duas do doutorado, é requisito para agendamento da banca de defesa.
A avaliação nas disciplinas do Curso varia conforme a disciplina e o professor. É possível que nos planos de ensino sejam incluídos: provas, elaboração de artigos e relatórios, apresentação de seminários, entre outros instrumentos de avaliação. O importante é que o discente seja estimulado a estudar com maior profundidade e a consolidar os assuntos tratados na disciplina, permitindo que o professor verifique o nível de aprendizado alcançado. A avaliação em Cursos de Pós-Graduação tende a diferir dos Cursos de Graduação quanto ao grau de exigência, pois o nível de profundidade dos estudos na Pós-Graduação é muito maior.
Sim. As disciplinas cursadas, tanto como aluno especial como aluno regular em Cursos de Mestrado e Doutorado, recomendados pela Capes, poderão ser aproveitadas desde que atenda aos critérios definidos no regimento do PPGPP.
O aproveitamento de disciplina não implica em desconto na mensalidade, apenas amplia a quantidade de créditos cumpridos pelo aluno. A exceção é quando o aluno já cursou disciplinas eletivas no PPGPP, na condição de aluno especial externo. Neste caso, são aproveitados valores pagos, notas e frequências, conforme regimento.
As disciplinas eletivas cursadas na condição de aluno especial externo são aproveitadas no ingresso regular, desde que haja aprovação em cada uma delas. Deste modo, o aluno especial externo irá reduzir a quantidade de disciplinas a serem cursadas como aluno regular e ampliar o tempo de dedicação aos estudos dirigidos com foco na elaboração da dissertação. Vivenciar a dinâmica das aulas de um curso de Pós-Graduação, em nível de Stricto Sensu, estando em contato direto com os docentes e discente.
Não. Para ingressar como aluno regular, é preciso participar do processo seletivo como qualquer outro candidato, independentemente de ter ou não cursado disciplinas eletivas como aluno especial. Não há tratamento diferenciado.
Sim. Os professores do PPGPP são acessíveis e frequentemente encontram-se disponíveis em suas salas de orientação, sobretudo em dias de aula. Para obter mais informações sobre as linhas e os grupos de pesquisa, assim como sugestões de temas para dissertação, os endereços de e-mail dos professores estão disponíveis em nosso site, no link “Docentes”. Ou ainda, é possível nos contatar pelo e-mail ppgpp@univali.br para o direcionar e encaminhar as dúvidas, se for o caso.
Os alunos especiais são aqueles que ingressam no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (PPGPP) por meio da matrícula em disciplinas eletivas isoladas, sem a necessidade de passar pelo processo seletivo tradicional.
Existem duas categorias de alunos especiais:
Vale ressaltar que, caso o aluno especial externo deseje ingressar como aluno regular no programa, será necessário participar do processo seletivo em igualdade de condições com os demais candidatos.
As disciplinas eletivas cursadas na condição de aluno especial interno são incorporadas ao histórico oficial, a ser expedido pelo curso de Mestrado/Doutorado da Univali no qual o aluno está vinculado, desde que haja aprovação em cada uma delas. O aluno especial interno está isento da cobrança proporcional pelo número de créditos que irá cursar no Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas.
Para Externos
Enviar à Secretaria do PGPP, pelo e-mail ppgpp@univali.br, os seguintes documentos:
Para Internos