
Campus Balneário Camboriú
Rua Uruguai, 458 - Bloco 07 - Sala 204
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
Este texto tem por objetivo apresentar o programa de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Instituição UNIVALI, alinhada com a proposta de Autoavaliação da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sob a responsabilidade da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Tem como base os seguintes documentos:
Conforme a CAPES (2019), o conceito de Autoavaliação envolve um processo de avaliação interna com objetivo formativo e de aprendizagem. Um bom planejamento e uma implementação eficaz podem possibilitar reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão. Para a CAPES, os programas de pós-graduação possuem, para além da produção de conhecimento, a implicação na formação discente e, neste sentido a autoavaliação deve assegurar a relação entre o programa e a formação, entre o avaliador e o avaliado de forma também qualitativa e contextualizada. Na Ficha de Avaliação proposta, a questão da autoavaliação foi introduzida como um item novo. Este item deve contemplar processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa, com foco na formação discente e produção do conhecimento.
Sendo assim, tanto para os Programas de Pós-Graduação acadêmicos, como profissionais, esta proposta visa atender a requisitos propostos pela CAPES, juntamente ao modelo multidimensional de avaliação, tais como: planejamento e implementação do projeto de autoavaliação; articulação e vinculação entre as propostas de autoavaliação e de planejamento estratégico dos Programas com as propostas da Instituição; coerência entre as etapas do projeto e diversidade de estratégias e instrumentos; participação dos corpos docente, discente e administrativo; avaliação e utilização dos resultados da autoavaliação.
Reitera-se o alinhamento desta proposta com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2017-2021) da Instituição UNIVALI, que tem como missão: “Produzir e socializar o conhecimento pelo ensino, pesquisa e extensão, estabelecendo parcerias solidárias com a comunidade, em busca de soluções coletivas para problemas locais e globais, visando à formação do cidadão crítico e ético" (p.38). Para além do objetivo de formar cidadãos para atuação na comunidade, a Universidade prevê atingir a possibilidade de “qualificar recursos humanos nos diferentes campos do conhecimento" (p.38).
Conforme o PDI UNIVALI, no plano de ação da Instituição, constam como metas: ampliar a articulação do ensino com o mercado de trabalho; fomentar e implantar mecanismos de visibilidade da produção científica; ampliar as iniciativas de integração da pós-graduação com a graduação; expandir as atividades de cooperação com universidades e centros de pesquisas nacionais e internacionais; e ampliar convênios com a sociedade, oferecendo mão de obra qualificada para o desenvolvimento de atividades em decorrência das demandas institucionais e comunitárias.
No que se refere ao planejamento estratégico da pós-graduação na instituição, de acordo com as informações constantes no PDI UNIVALI, a UNIVALI “forma recursos humanos capacitados para compor o próprio quadro funcional e docente e suprir os diversos setores do mercado de trabalho, incluindo o educacional" (p. 91). A consolidação dos cursos de mestrado e doutorado (acadêmico e profissional) tem propiciado também a implementação de parcerias nacionais e internacionais, com intercâmbio efetivo de professores e alunos e consequente aumento da produção científica de qualidade. Por meio do apoio e fomento à pesquisa, a Universidade tem como meta aumentar também o nível de alcance das suas produções, tornando-as publicitáveis em diversos seguimentos de divulgação. Com um modelo de pós-graduação voltada à pesquisa, a produção bibliográfica permanente ganha importância e se justifica como indicador de avaliação.
Ainda em conformidade com o PDI da instituição e os planos de ação propostos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), os programas de pós-graduação desenvolverão critérios de autoavaliação do programa já previstos em regimento interno e em conformidade com a resolução geral da UNIVALI e, em consonância com os objetivos e metas a serem atingidos a curto e a longo prazos pelo Programa, em especial pelo impacto social. Os relatórios gerados pelo Comissão de Autoavaliação serão analisados em termos de potencialidades e fragilidades, considerando múltiplos indicadores necessários para a proposição de ações estratégicas no que se refere ao programa como um todo, mas principalmente no que diz respeito à qualificação da produção intelectual e técnica em seu caráter inovador, conectado e com impacto social, contemplando desta forma, os quesitos Programa, Formação e Impacto na sociedade presentes na ficha de avaliação revisada pela Capes.
Avaliar as atividades desenvolvidas no contexto dos diferentes programas de Pós-Graduação (PPG) Stricto Sensu em suas diversas dimensões, considerando o programa, os professores e técnicos e os estudantes e egressos de modo a fomentar o autoconhecimento e o aperfeiçoamento das metas de cada PPG UNIVALI no que tange à formação, produção de conhecimentos científicos, internacionalização e impacto social.
A autoavaliação se dará por meio da consulta à comunidade do PPG (docentes, técnicos/gestores administrativos, discentes e discentes egressos) por meio de formulários eletrônicos específicos bem como a partir de dados internos da secretaria e dos relatórios anuais da produção de cada docente. Os critérios de auto avaliação serão quatro: discentes, discentes egressos, docentes e técnicos/gestores administrativos. Serão elaborados dois tipos de formulários de autoavaliação, sendo um voltado para os discentes e discentes egressos do PPG e outro voltado para os docentes. O questionário dos discentes terá como objetivo mapear a percepção dos alunos quanto à Pesquisa desenvolvida no PPG, rol de disciplinas ofertadas, projetos em andamento, e diagnosticar áreas de melhoria.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univali foi criada pelo Conselho Universitário (CONSUN) por meio da Resolução nº042/CONSUN/2004 e homologada pela Resolução nº105/CONSUN/2004, em atenção à legislação federal. A CPA conduz os processos de avaliação internos da instituição a partir da coleta, sistematização e análise de informações, além de fornecer dados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) por meio de relatório elaborado anualmente. Constituída por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária – corpo docente, discente e técnico-administrativo – a CPA da Univali se organizou a partir do campus sede, mantendo um único comitê até dezembro de 2016, quando teve alterado seu Regulamento. Em 21 de maio de 2018, a Resolução nº 056 do Conselho Universitário instituiu um novo marco regulatório pelo qual a CPA da Univali passa a contar com um Comitê Central, no campus sede, Comitê Regional dos Campi de Balneário Camboriú e Tijucas e o Comitê Regional dos Campi da Grande Florianópolis. A estrutura da CPA se completa com o apoio da equipe técnica e secretaria.
Conforme determina o Regulamento da CPA, o Comitê Central tem na sua composição sete docentes e três discentes de cursos de graduação; cinco funcionários técnico-administrativos; dois representantes da Sociedade Civil da região de Itajaí; um representante do Campus de Balneário Piçarras; um representante do Programa de Avaliação Institucional; e os coordenadores dos Comitês Regionais. Já os Comitês Regionais são constituídos por três docentes, três discentes e três funcionários técnico-administrativos do respectivo campus; e três representantes da sociedade civil da região onde o campus está localizado. Em 2018, houve uma nova votação para escolha do Coordenador do Comitê Central e da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univali, conforme determina a Portaria 255/Reitoria/2018.
Os resultados obtidos pelo processo de avaliação são sumarizados no balanço crítico, que sinaliza os pontos fortes e frágeis da Instituição, e no plano de ação da CPA, que contém as recomendações relacionadas às fragilidades encontradas, bem como sugestão de ações. Desde sua implantação, a CPA elaborou seis planos de ação com propostas de melhorias para a Instituição. As versões mais recentes do relatório e do plano de ação da CPA estão em www.univali.br/cpa.
As atividades de auto avaliação promovidas pela CPA têm como fonte central de dados a pesquisa do Programa de Avaliação Institucional da Univali (Paiuni). O Paiuni estabelece diagnósticos, desenvolve análises e aponta alternativas à condução das políticas institucionais relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, com base na percepção de alunos e professores. São desenvolvidas as atividades relativas a esta pesquisa em cinco grandes fases: sensibilização e aplicação; descrição e análise dos resultados; divulgação; ações decorrentes; meta-avaliação.
A sensibilização de discentes e docentes em relação à pesquisa tem como principal indicador os níveis de participação indicados; esses índices passam dos 45% em toda a série e podem ser considerados altos, uma vez que a adesão ao Paiuni é facultativa.
A aplicação é realizada pelo app Minha Univali para os alunos e disponibilizada durante 32 dias. Após o encerramento, a descrição dos dados e a análise são feitas pela equipe da Coordenadoria de Ensino Superior em conjunto com a CPA, que socializa os resultados de acordo com o público-alvo. Para os alunos os resultados são comunicados pelo aplicativo. Para os docentes, um boletim é publicado na intranet. Os resultados de todas as dimensões e indicadores são disponibilizados aos gestores (Administração Superior, Diretores de Escola e Coordenadores de Curso) por meio do software Business Inteligence. Todos os resultados do Paiuni têm sido utilizados pela CPA no processo de auto avaliação e elaboração de relatório como uma das formas de julgar aspectos relativos aos cinco eixos de avaliação. Além disto, os indicadores de percepção são também utilizados como indicadores de planejamento e compõem o conjunto de indicadores que a CPA utiliza para a avaliação final dos eixos.
Cabe ainda destacar que as reuniões de professores e do colegiado do Programa, tornam-se momentos de auto avaliação, bem como a participação efetiva em eventos externos à instituição, acabam por mostrar experiências que podem contribuir com os processos auto avaliativos e comparativos.
Conta-se com o Programa Alumni, uma rede virtual que une os alunos egressos a toda UNIVALI, com o intuito de continuidade de estudos, inovação, produção de conhecimento, interação e evolução no mercado de trabalho. O referido Programa contém ferramentas métricas para avaliar a condição dos alunos egressos.
O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria (Mestrado e Doutorado) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), possui a cultura de acompanhar a continuidade dos trabalhos acadêmicos dos seus egressos, uma vez que reconhece o processo como cíclico e fundamental levando em consideração a função dos nossos egressos dentro do contexto acadêmico e social. Além da atuação na academia, a inserção dos egressos dentro do ambiente social, através de projetos de extensão junto à comunidade também são acompanhados, contribuindo para a formação cidadã dos indivíduos que residem nas localidades que recebem tais projetos, dentro do campo de atuação dos ex-alunos.
Os instrumentos de acompanhamento se constituem nas redes sociais, na página do programa em redes sociais, na consulta dos currículos Lattes, na informação de secretarias da UNIVALI, entre outras.
Os mecanismos de envolvimento de docentes e funcionários são por canais eletrônicos de redes sociais, da participação deles no Colegiado de curso e em reuniões periódicas de professores e com discentes e formação continuada específica para docentes e funcionários.
De outra forma ainda, a UNIVALI conta com uma associação de funcionários e colaboradores docentes – AFUVI – que promove encontros em datas festivas.