
Campus Balneário Camboriú
Rua Uruguai, 458 - Bloco 07 - Sala 204
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
Há salas distintas que abrigam os integrantes dos três grupos de pesquisa do Programa registrados no CNPq: PLAGET - Planejamento e Gestão do Espaço Turístico; HGTur - Hotelaria, Gastronomia e Serviços Turísticos; e THG - Turismo, Hospitalidade e Gastronomia.
Estas salas possuem também espaços específicos para orientação individual e os gabinetes dos docentes. Nelas, além do mobiliário e da climatização para atender as atividades dos docentes e pesquisadores dos grupos de pesquisa, estão instalados computadores de mesa, impressoras e pontos de rede, além de estrutura de espera para notebooks nas bancadas. As instalações e equipamentos originalmente fornecidos com recursos próprios da IES passaram a ser atualizados mediante verbas de projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPESC, permitindo a incorporação de novos computadores, impressoras e escâneres, além da aquisição de mobiliário padronizado. Todos os softwares destinados à prática pedagógica estão instalados e recebem manutenção periódica da área de Tecnologia da Informação. O acesso à internet é de banda larga, sendo seu uso de acordo com a política de utilização da Fundação UNIVALI.
O Programa dispõe de três salas de aula (Salas 207, 208 e 209, Bloco 07) climatizadas e equipadas permanentemente com aparelhos data-show e acesso à rede wifi para apoio didático às aulas e seminários ministrados.
Os discentes e docentes contam ainda com uma sala de uso múltiplos (Sala 200 Bloco 07) para estudos e orientação, bancas e reuniões. A sala tem estrutura de wifi e sistema de rede física e de rede estabilizada de energia.
Além destes espaços, o Programa compartilha uso dos laboratórios da graduação em Turismo e Hotelaria, Gastronomia e Arquitetura e Urbanismo, disponíveis no Campus de Balneário Camboriú como: Natur Núcleo de Apoio ao Turismo, ACATUR Agência Acadêmica de Turismo, Cozinhas Pedagógicas, Laboratório de Hospedagem, LAPA- Laboratório de Paisagismo, LAEG Laboratório de Ecologia, Urbanismo e Geoprocessamento entre outros.
Além dos espaços específicos no mesmo bloco das salas de aula, o Programa disponibiliza aos alunos cinco laboratórios de informática com aproximadamente 150 computadores de mesa localizados no bloco 6A no mesmo Campus, que são disponibilizados para uso comum entre todos os cursos com direito a cotas semestrais para impressão. Todos os softwares destinados à prática pedagógica, confecção de imagens, acessos a SIGs, estatística, entre outros, estão instalados e recebem manutenção periódica da área de Tecnologia da Informação. O acesso à internet é de banda larga, sendo o seu uso de acordo com a política de utilização da Fundação UNIVALI.
Destaca-se que durante a pandemia COVID-19, recursos de webconferência para aulas remotas e on-line foram providenciadas para atender à demanda; neste sentido, a plataforma Black Board é a que mais está sendo utilizada, devido à desenvoltura de recursos.
A UNIVALI dispõe de 4 salas de videoconferência instaladas nos seguintes campi: Itajaí, Balneário Camboriú, Biguaçu e Florianópolis.
O objetivo desse sistema é proporcionar maior cooperação entre as suas bibliotecas, unindo competências e recursos, a fim de prestar serviços de qualidade com apoio ao ensino, pesquisa e extensão. Dentre as possibilidades de consulta on-line disponibilizadas pelas bibliotecas, destaca-se o Sistema Pergamum.
Oferece consultas simultâneas e empréstimos dos acervos das bibliotecas do Sistema Acafe (Sistema Estadual de IES em Santa Catarina).
Dentre as possibilidades de consulta on-line disponibilizadas pelas bibliotecas, destaca-se o Sistema Pergamum, no qual está armazenado o largo acervo de livros, periódicos, multimeios, literatura cinzenta; incluindo, a indexação de artigos das principais revistas adquiridas pelas bibliotecas da UNIVALI nas diversas áreas do conhecimento. A reserva e a renovação de obras podem ser feitas nas próprias bibliotecas ou pela Internet. O acesso ao acervo de outras bibliotecas é possível por meio de sistemas de intercâmbio bibliográfico, que permitem dispor a seus usuários publicações não constantes do acervo da UNIVALI.
O SIBIUN disponibiliza também os seguintes serviços aos seus usuários:
A Biblioteca apresenta ambiente climatizado, possuindo em sua estrutura salas para estudos em grupo, cabines para estudos individuais, setor de periódicos, literatura cinzenta, multimeios, acervo de livros, sala de vídeo, modateca, mesas para pesquisa, terminais de acesso ao sistema Pergamum, setor de Comut/Base de Dados, espaço para exposições artísticas e atividades culturais.
Disponibilidade de acervo qualificado na biblioteca do campus onde, além de livros, encontram-se assinaturas de periódicos de referência para todas as áreas do conhecimento, e acessos a bases de dados assinadas, as quais possuem tutoriais, explicando o passo a passo no site da biblioteca www.univali.br/biblioteca. Destacam-se a disponibilidade de bases acessadas por meio do Portal Capes: American Society for Testing and Materials (ASTM); Chemical Abstracs Service (CAS); SciFinder; Chemical Reactions, CHEMCATS e MEDLINE; Cold Spring Harbor Laboratory Press (CSHLP); Academic Search Premier (ASP); Clinics Collection (Elsevier); Science Direct; Freedom Collection; Cell Press; Clinics of North America; Masson Collection; Doyma; Encyclopedia of Social Measurement (SOME); International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences (IESBS); Scopus; Emerald; JCR – Journal Citation Reports; Nature; Wiley; Base EBSCO; Base de Dados da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP; IPEADATA Base de Dados Macroeconômicos; ProQuest Digital Dissertations; PORTDA – Bibliografia de Comunicações – ECA/USP; RACE Teses; Teses e Dissertações Escola da Administração UFRGS: Base do Programa de Pós-graduação em Administração – PPGA/UFRGS; Teses e Dissertações. Escola de Pós-Graduação em Economia – EPGE. Fundação Getulio Vargas – FGV; Teses. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – FEA. Universidade de São Paulo – USP; Teses/ Dissertações – CAPES; Banco de textos da Consultoria em Políticas Públicas do Instituto de Pesquisa e Estudos Socioeconômicos Ltda – IPESE; Biblioteca Digital da Unicamp; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Puc Minas; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Base de dados dissertações e teses UnB; Find Articles; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD; Networked Digital Library of Theses and Dissertation – NDLTD; Scientific Electronic Library Online – SciELO; The Internet Public Library Online (University of Michigan School of Information, EUA); Dissertações de Doutoramento Universidade de Coimbra; Catálogo de Dissertações e Teses. Escola de Administração de Empresas de São Paulo – EAESP. Fundação Getulio Vargas – FGV; Escola de Administração – Teses e Dissertações defendidas na Escola de Administração, da Universidade Federal da Bahia – UFBA; IBBA/IBBE – Índice Brasileiro de Bibliografia de Administração e Economia; Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT – Sistema de Teses Brasileiras. (Ver complementação no item “7. Outras Informações”).
O Programa dispõe da infraestrutura geral do Campus UNIVALI Balneário Camboriú para realização de eventos e reuniões, contando com 01 Auditório (Bloco 04) com capacidade para 200 pessoas e um Centro de Eventos (Bloco 07) inaugurado em meados de 2010, com espaço amplo e moderno e infraestrutura completa para receber eventos de pequeno e médio porte, com capacidade para 600 pessoas.
A Turismo Visão e Ação, criada em 1998, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sendo um periódico científico de publicação quadrimestral, interdisciplinar, totalmente eletrônico, com acesso universal. É classificada atualmente no estrato B1 (Qualis 2013-2016), podendo alcançar A4 ou A3 (previsão de novo Qualis Periódicos), segundo os critérios Qualis/CAPES na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. A sua editoria é exercida por docentes do Programa, que se revezam periodicamente nesta atividade. É registrada nos diretórios de periódicos Latindex – 9115, ULRICH´S Periodicals Directory, CIRET - Centre International de Recherches et d’Etudes Touristiques e SIBIUN – Sistema Integrado de Bibliotecas UNIVALI, e indexada nas bases ScieElo, Redalyc, Google Scholar, EBSCO Publishing Inc. e SPELL, sendo a “melhor classificada entre as revistas brasileiras da área”. A partir destas conquistas, a Revista Turismo Visão e Ação recebeu proposta da Scopus para ser analisada e integrar o referido diretório. Maiores informações sobre a revista podem ser verificadas no site: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rtva
Os E-books: Saberes do Turismo, da Hotelaria e da Gastronomia – Free Access é um ambiente científico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da UNIVALI/PPGTH-UNIVALI – Cursos de Mestrado e Doutorado , promovendo o aprimoramento dos estudos no âmbito do TURISMO E DA HOTELARIA, especialmente nas áreas de: Turismo, Hospitalidade e nos segmentos da Hotelaria, da Gastronomia, com foco no planejamento e na gestão.
Detalhadamente:
Para fonte das publicações tem-se, principalmente, as dissertações e teses defendidas, pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes, bem como, material disponibilizado por Mestres e Doutores visitantes, nacionais e estrangeiros.
O público alvo constitui-se primariamente da academia brasileira em Turismo e afins.
Portanto, a implantação dessa plataforma vem suprir a crescente necessidade e demanda por trabalhos científicos nos âmbitos do Turismo, Hospitalidade, Hotelaria, como também, disseminar o conhecimento científico produzidos nas áreas supracitadas e auxiliar na criação de material didático para docentes de graduação e pós-graduação na área do turismo e afins.
Neste início de 2018 três títulos encontram-se prontos, aguardando somente o desenvolvimento do projeto de diagramação que esta em de finalização junto ao curso de Design Gráfico.
O periódico Applied Tourism foi criado em 2016 e desde então está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sendo um periódico científico de publicação quadrimestral, interdisciplinar com o foco em pesquisas aplicadas, de circulação e alcance internacional. A sua editoria é exercida por docentes do Programa de mestrado e doutorado em Turismo da UNIVALI. A revista no momento encontra-se indexada no Directory of Open Acces Journals (DOAJ), no Portal de Periódicos da UNIVALI e em processo de adequação para a EBSCO Publishing, Inc.
Percebendo-se a indispensabilidade de conteúdo funcional dentro da formação acadêmica, o AT busca fomentar a produção científica, com foco na publicação do conhecimento aplicado, que resulte em soluções utilitárias ao mercado do turismo. O escopo deste periódico cobre trabalhos acadêmicos que possuam ferramentas funcionais e com resultados, visando contribuir para a criação de um banco de dados de artigos científicos de aplicação para o turismo, hospitalidade e gastronomia, visto que tais áreas ainda estão carentes de um periódico com tal abordagem. Portanto, na busca da verticalização do conceito do curso de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), a internacionalização da produção científica e o direcionamento ao mercado de trabalho, são os próximos passos nessa adequação necessária à Instituição.
O processo de avaliação dos artigos submetido ao Periódico Applied Tourism – consiste nas seguintes etapas: Avaliação preliminar (desk review) do(s) editor (es) para examinar a adequação do trabalho à linha editorial da revista; Avaliação do artigo por dois membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc na forma de blind review; Quando aprovado e indicado pelos avaliadores, o artigo poderá retornar ao(s) autor(es) para melhoria de conteúdo e/ou de forma; e se aprovado, o artigo passará por uma última etapa, de revisão ortográfica e gramatical, juntamente com a revisão da versão em inglês do resumo e palavras-chave. A previsão para a publicação, desde o recebimento do manuscrito, pode variar de 6 a 12 meses. Os editores seguem procedimentos do Manual de Boas Práticas Editoriais para referida área da CAPES.
Conta-se ainda com a Editora da UNIVALI para publicação de trabalhos oriundos de docentes e discentes do programa. Um exemplo disto é a publicação dos trabalhos apresentados ao Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, os quais são publicados em forma de livro pela referida editora.
O sistema Banco de Talentos é um serviço gratuito da Univali para aproximar alunos e egressos das oportunidades de estágio/emprego em empresas parceiras.
Possibilidade de aprender inglês em qualquer lugar e na hora que se quiser. Gratuito para: alunos da graduação e pós-graduação, professores e funcionários.
O Univali Carreiras tem o propósito de fortalecer a empregabilidade e as conexões da universidade com o mercado de trabalho, sempre em sintonia com as transformações do futuro profissional.
Hub de inovação que conecta os atores do ecossistema, integrando-os por meio dos ativos do conhecimento da Univali, para reduzir os esforços e simplificar a estruturação do negócio, favorecendo a cultura empreendedora e auxiliando na transformação do futuro pela inovação.
O campus de Itajaí conta com uma unidade de pronto atendimento de saúde ligada ao SUS (Sistema Único de Saúde) e o NAU (Núcleo de Acessibilidade) oferece serviços em duas frentes: 1) atendimento à saúde mental do aluno e 2) combate à violência de gênero.