
Campus Balneário Camboriú
Rua Uruguai, 458 - Bloco 07 - Sala 204
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
O Planejamento Estratégico da Fundação UNIVALI 2018-2028 foi elaborado pela Diretoria de Planejamento e Finanças da referida fundação contando com a participação e inserção dos diferentes estratos de funcionários, docentes e colaboradores nas fases de elaboração. Este relatório conclui as seguintes metas: fidelização, recursos, conexão, trilhas formativas, gestão, modernização e inovação acadêmica; todas estas metas estando amparadas por: conexão de pessoas, governança e gestão, inovação e competitividade, excelência acadêmica, solidez e integridade financeira e econômica.
O Planejamento Estratégico da Fundação UNIVALI 2018-2028 possui duas dimensões estratégicas: crescimento e competência.
Objetivos:
Macroprogramas de auxílio às metas:
Objetivos:
Macroprogramas de auxílio às metas:
Objetivos:
Macroprogramas de auxílio às metas:
Objetivos:
Macroprogramas de auxílio às metas:
Objetivos:
Macroprogramas de auxílio às metas:
A experiência da UNIVALI na formação de recursos humanos para a área do Turismo teve início em março de 1990, com a implantação do curso de Turismo e Hotelaria, em nível de graduação, na cidade de Balneário Camboriú (SC).
Em 1992 essa experiência foi ampliada com o oferecimento do primeiro curso de especialização lato sensu em Turismo e Hotelaria, destinado a empresários e profissionais do turismo das regiões turísticas do estado de Santa Catarina, graduados em cursos superiores. Os cursos neste nível de formação continuam sendo oferecidos até os dias atuais.
No que se refere ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria - Mestrado Acadêmico, sua criação ocorreu em 1997 e representou o desdobramento da experiência acumulada até então através das atividades de formação de recursos humanos na área do turismo.
A coordenação teve como respaldo para sua criação os dados de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE, em 1995, a qual constatou que, no país, os cursos de graduação em turismo, embora apresentassem um crescimento quantitativo, ressentiam-se da reduzida formação de quadros técnicos necessários ao seu desenvolvimento qualitativo. Dessa forma, o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria – Mestrado Acadêmico, da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, primeiro da Região Sul do país, propõe-se a atender as necessidades decorrentes da tendência de crescimento do setor turístico.
Em 2002, com a 5ª turma de Mestrado em andamento e a significativa absorção dos mestres das classes anteriores pelo mercado educacional da maioria dos Estados do País, implantou-se o Programa de Doutorado em Turismo e Hotelaria, este reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação. No ano de 2007 aconteceram as últimas defesas deste Doutorado, sendo concluintes um total de 8 alunos.
No ano de 2007, foi aprovado o Curso de Doutorado em Administração e Turismo, este recomendado pela CAPES, oferecido no Campus Biguaçu.
No mês de setembro de 2010, o Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo e Hotelaria da UNIVALI Balneário Camboriú alcançou o conceito máximo, equivalente à nota 5 (cinco), atribuído pela CAPES; logo depois, em 2012, foi criado o Doutorado em Turismo e Hotelaria no Campus de Balneário Camboriú, também com conceito 5, e do Minter UNIVALI/ Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Além de realização de um Minter com a UNINORTE (estado do Amazonas) e um Dinter com a Universidade Estadual do Maranhão (UEA).
A pesquisa é considerada como um processo mediador no desenvolvimento de aprendizagens e de conhecimentos científicos. Ela é desenvolvida a partir da articulação da investigação científica com o ensino e com a extensão, na busca de soluções para o contexto local e regional; do fortalecimento da pesquisa como princípio educativo, articulando formas de divulgação e comunicação da produção acadêmica institucional; do estímulo ao aperfeiçoamento constante de docentes-pesquisadores, viabilizando o acesso às fontes financiadoras de pesquisa; do incentivo à organização de grupos de pesquisa, em áreas de conhecimento afins, por meio de programas institucionais; do fomento aos grupos de pesquisa, a partir das linhas básicas de pesquisa na graduação, articuladas à extensão e pós-graduação e da viabilização de intercâmbio de pesquisadores, em nível nacional e internacional, para ampliar a disseminação da produção científica da instituição e seu uso nos diversos setores da vida social.
A extensão se desenvolve pautada nas seguintes diretrizes: estímulo à participação da comunidade acadêmica na problemática social, evidenciada por um posicionamento técnico-político de ação-reflexão-intervenção, na produção de serviços e conhecimentos à população; acesso de informações e conhecimento à comunidade, necessários para a melhoria da sua qualidade de vida; implementação da educação permanente, de forma integrada; apoio às iniciativas de atividades curriculares, relacionadas ao ensino e à pesquisa, que favoreçam a inserção da Universidade na comunidade; viabilização de formas de divulgação e socialização de projetos, programas de extensão e cultura e fontes financiadoras; promoção do diálogo com o setor produtivo e comunitário, no levantamento das reais condições e necessidades das comunidades; implementação de educação continuada que fortaleça a consciência crítica, criadora, técnica e ética, gerando conhecimentos; apoio à criação e à produção cultural, integrando-a à ação educativa e aos diferentes contextos sociais. Com uma concepção pluralista e multidisciplinar, a UNIVALI possui uma política que busca promover a inter-relação entre ensino, pesquisa e extensão, tripé sobre o qual se assenta o trabalho da Universidade.
O Planejamento Estratégico do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria foi desenvolvido após nomeação de uma comissão representada por docentes do programa no início de 2020.
Esta comissão é formada pelo coordenador do PPGTH-UNIVALI Prof. Dr. Luciano Torres Tricárico, pelo vice-coordenador do PPGTH-UNIVALI Prof. Dr. Pablo Flôres Limberger e pelos docentes professores doutores do PPGTH Profa. Dra. Sara Joana Gadotti dos Anjos, Profa. Dra. Diva de Mello Rossini, Prof. Dr. Luiz Carlos da Silva Flores e Prof. Dr. Carlos Marcello Ardigó. Vale lembrar que esta comissão fará o acompanhamento das implementações futuras.
Após análise considerando o ambiente interno (planejamento institucional da Univali, Infra estrutura do Programa, Docentes, disciplinas, etc) e externo (concorrentes, imagem do Programa, políticas governamentais educação e ciência e tecnologia, questões econômicas etc) identificou-se forças, fragilidades, ameaças e oportunidades e potencialidades.
O Programa tem como foco principal a qualificação de alto nível de recursos humanos e a produção de conhecimento na área de Turismo e Hotelaria - seja no magistério, seja na atividade empresarial -, através de estudos específicos referentes ao Planejamento e à Gestão do Turismo e Hotelaria.
Objetivos específicos do curso:
Constituir-se como um centro de excelência em Mestrado e Doutorado em Turismo que desenvolve competências para a educação e pesquisa, produz e difunde conhecimento, promove a reflexão crítica visando o desenvolvimento social-ambiental-econômico-cultural por meio de pesquisas envolvendo docentes e discentes com instrumental e recursos adequados.
Ser um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu reconhecido na comunidade científica pela excelência em formar pesquisadores e docentes em Turismo e Hotelaria, em consonância com as necessidades da sociedade como um todo.