
Campus Balneário Camboriú
Rua Uruguai, 458 - Bloco 07 - Sala 204
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30
A Revista Turismo Visão e Ação, criada em 1998, está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sendo um periódico científico de publicação de fluxo contínuo, interdisciplinar, totalmente eletrônica, com acesso universal. É classificada atualmente no estrato A3 (Qualis Referência Capes), segundo critérios Qualis/CAPES na área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A sua editoria é exercida por docentes do programa, que se revezam periodicamente nesta atividade. É registrada nos diretórios de periódicos Latindex – 9115, ULRICH´S Periodicals Directory, CIRET - Centre International de Recherches et d’Etudes Touristiques e SIBIUN – Sistema Integrado de Bibliotecas UNIVALI, e indexada na EBSCO Publishing Inc. e SPELL, sendo uma das melhores classificadas entre as revistas brasileiras da área. Atualmente está com indexação pelo Scielo e Redalyc, projetando-se para Scopus.
A revista tem como missão “interconectar as pessoas interessadas através da transversalidade da pesquisa científica na área do conhecimento do Turismo”, divulgando trabalhos técnico-científicos que contribuam para a geração do conhecimento específico. O público alvo é composto principalmente por pesquisadores, professores e alunos da pós-graduação e da graduação em Turismo e Hotelaria, Gastronomia e áreas afins, como também por consultores, empresários e profissionais de empresas públicas e privadas que atuam no Turismo e áreas correlatas.
Os artigos submetidos, em conformidade com o foco e escopo da Revista, devem abordar temas relevantes, com perspectivas provocativas e inovadoras para o desenvolvimento científico do Turismo, da Hotelaria, da Gastronomia e áreas afins. Ao enfatizar estes aspectos, a Revista assume uma interlocução constante com pesquisadores, professores e alunos dos programas de pós-graduação em Turismo, bem como com a comunidade científica, nacional e internacional, com interesse na área. Tal ênfase vem se refletindo na expressiva demanda por publicação por parte da comunidade científica externa (inclusive estrangeira), de outros programas, via submissão regular de manuscritos.
Em observância ao Manual de Boas Práticas Editoriais, difundido pela área de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo possui um Conselho de Política Editorial formado por professores representantes de cada linha de pesquisa do programa, bem como por membros da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão. O Conselho Editorial Científico está composto por 2/3 de professores doutores de instituições nacionais, representantes das regiões norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste, e 1/3 de professores doutores de instituições internacionais, todos com reconhecida atuação e produção. O seu corpo de avaliadores ad-hoc é sempre reformulado, visando ajustar proporcionalmente com professores de instituições nacionais e internacionais, respeitando o seu perfil de aderência e competência temática no campo do Turismo, às atuais demandas da revista.
Os E-books: Saberes do Turismo, da Hotelaria e da Gastronomia – Free Access é um ambiente científico do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo e Hotelaria da UNIVALI/PPGTH-UNIVALI – Cursos de Mestrado e Doutorado, promovendo o aprimoramento dos estudos no âmbito do Turismo e da Hotelaria, especialmente nas áreas de Turismo, Hospitalidade, e nos segmentos da Hotelaria, da Gastronomia, com foco no planejamento e na gestão.
Detalhadamente:
Para fonte das publicações tem-se, principalmente, as dissertações e teses defendidas, pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes, bem como, material disponibilizado por mestres e doutores visitantes, nacionais e estrangeiros.
O público-alvo constitui-se primariamente da academia brasileira em Turismo e afins.
Portanto, a implantação dessa plataforma vem suprir a crescente necessidade e demanda por trabalhos científicos nos âmbitos do Turismo, Hospitalidade, Hotelaria, como também disseminar o conhecimento científico produzidos nas áreas supracitadas, e auxiliar na criação de material didático para docentes de graduação e pós-graduação na área do turismo e afins.
O periódico Applied Tourism foi criado em 2016 e desde então está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria, da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), sendo um periódico científico de publicação quadrimestral, interdisciplinar, com foco em pesquisas aplicadas, de circulação e alcance internacional. A sua editoria é exercida por docentes do Programa de mestrado e doutorado em Turismo da UNIVALI. A revista no momento encontra-se indexada no Directory of Open Acces Journals (DOAJ), no Portal de Periódicos da UNIVALI e em processo de adequação para a EBSCO Publishing, Inc.
Percebendo-se a indispensabilidade de conteúdo funcional dentro da formação acadêmica, a AT busca fomentar a produção científica, com foco na publicação do conhecimento aplicado, que resulte em soluções utilitárias ao mercado do turismo. O escopo deste periódico cobre trabalhos acadêmicos que possuam ferramentas funcionais e com resultados, visando contribuir para a criação de um banco de dados de artigos científicos de aplicação para o turismo, hospitalidade e gastronomia, visto que tais áreas ainda estão carentes de um periódico com tal abordagem. Portanto, na busca da verticalização do conceito do curso de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), a internacionalização da produção científica e o direcionamento ao mercado de trabalho, são os próximos passos nessa adequação necessária à Instituição.
O processo de avaliação dos artigos submetido ao Periódico Applied Tourism, consiste nas seguintes etapas: avaliação preliminar (desk review) do(s) editor (es) para examinar a adequação do trabalho à linha editorial da revista; avaliação do artigo por dois membros do Conselho Editorial ou Consultores ad hoc na forma de blind review; quando aprovado e indicado pelos avaliadores, o artigo poderá retornar ao(s) autor(es) para melhoria de conteúdo e/ou de forma; e se aprovado, o artigo passará por uma última etapa, de revisão ortográfica e gramatical, juntamente com a revisão da versão em inglês do resumo e palavras-chave. A previsão para a publicação, desde o recebimento do manuscrito, pode variar de 6 a 12 meses. Os editores estão adequando os processos e procedimentos conforme o Manual de Boas Práticas Editoriais difundidos pela área da Administração, Contabilidade e Turismo da CAPES.
Fundada em 1997, tem como principal missão a disseminação de conteúdos científicos, sendo eles livros e periódicos. As publicações podem ser feitas em diversas áreas de conhecimento e passam por revisão detalhada de professores especializados.