Diretor de Museus da Univali recebe comenda da Ordem do Mérito Naval
Jules Soto, diretor do Museu Oceanográfico Univali, recebe a honraria de Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval por sua contribuição à ciência, cultura e preservação marinha.

O professor Jules Soto, curador, mentor e diretor do Museu Oceanográfico Univali foi promovido a mais alta honraria militar que um civil pode receber no Brasil, sem ser chefe de Estado: o título de Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval.
A cerimônia de entrega aconteceu na tarde de terça-feira, 11 de junho, a bordo do Navio-Veleiro Cisne Branco, ancorado na cidade de Rio Grande (RS). A comenda, criada em 1934, é concedida tradicionalmente a militares da Marinha do Brasil pelos serviços prestados e o Grau de Grande Oficial é concedido para personalidades brasileiras e estrangeiras, Ministros de Estado, Chefes de Forças Navais, Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas e Oficiais-Generais das Forças Armadas de posto igual ou superior a Vice-Almirante.
A homenagem reconhece o trabalho de Jules Soto à frente do Museu Oceanográfico Univali, o maior das Américas e terceiro maior do mundo em sua temática, e também do Centro Cultural da Marinha em Santa Catarina. Além de sua atuação em prol da cultura, da ciência marinha, da preservação dos oceanos e da educação.
“Ingressar na Ordem do Mérito Naval há cerca de dez anos foi uma vitória pessoal. Chegar ao quarto grau, de Grande Oficial, é um mérito coletivo e institucional, que compartilho com aqueles que acreditam na ciência, na cultura e na educação como pilares para o futuro”, declarou Soto.
A condecoração reforça o papel do Museu Oceanográfico Univali como referência nacional e internacional em pesquisa, conservação e divulgação da biodiversidade marinha brasileira.