Presente de Aniversário: totem de pinguim agrega conhecimento à orla de Balneário Piçarras
Nos 62 anos da cidade, a Univali instalou um totem sobre o Pinguim-de-magalhães. A iniciativa une ciência e lazer, informando sobre a espécie e transformando a orla em um museu a céu aberto para conscientizar, informar e entreter turistas e moradores.

Em celebração aos 62 anos de Balneário Piçarras, a Univali presenteou o município com uma novidade especial que une educação, cultura e ciência. Turistas e munícipes que frequentarem o novo trecho da Orla Norte podem contemplar um lindo espécime de Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) através de um totem instalado no local.

O objetivo da iniciativa é enriquecer a experiência de quem caminha pela orla, transformando o passeio em uma oportunidade valiosa de adquirir conhecimento sobre a fauna marinha. Jules Soto, curador do museu, ressalta que a instalação integra o saber científico à paisagem local. "Levar cultura para a orla de Balneário Piçarras fortalece o papel social e educativo da Univali, complementando as belezas naturais da cidade com informação e aprendizado", afirma.
O totem destaca informações fundamentais sobre a espécie, explicando que o Pinguim-de-magalhães é originário principalmente da Patagônia Argentina, onde se reproduz em vastas colônias. Com uma dieta baseada majoritariamente em pequenos peixes e lulas, esses animais costumam ser avistados no litoral catarinense durante sua rota migratória, entre os meses de junho e setembro. Durante esse percurso, é comum que indivíduos mais debilitados se dispersem do bando principal e acabem trazidos para a costa pelas correntes marítimas. Não existem indícios de que esses indivíduos avistados em nossa região retornem às suas colônias reprodutivas originais.
A instalação deste totem na Orla Norte reforça o compromisso da Univali com a educação e oferece um novo ponto de interesse educativo para todos os frequentadores da praia de Balneário Piçarras. “Esperamos que a comunidade aprecie e usufrua deste presente e que em breve possamos aumentar a quantidade de totens distribuídos pela cidade, transformando-a em um museu a céu aberto, que diverte e educa”, conclui Soto.
Serviço:
O que? Exposição de um espécime de Pinguim-de-magalhães taxidermizado na orla da praia de Balneário Piçarras
Onde? Av. José Temístocles de Macedo, em frente a descida da Rua 4.600 na Orla Norte de Balneário Piçarras
Quando? A partir de 14 de dezembro



