Documentário do curso de Jornalismo da Univali resgata memórias, saberes e sabores em Bombinhas
Produção registra o projeto Cozinha Cidadã e marca um momento histórico de transição do Museu Comunitário Engenho do Sertão

Foto: Divulgação Univali | #PraTodosVerem: Imagem de um grupo de pessoas posando em frente a uma casa de madeira identificada como museu.“Somos aquilo que nunca esquecemos.” A frase que encerra o documentário ‘Projeto de Extensão Cozinha Cidadã | Quando a comida vira elo e a extensão cria pertencimento’, lançado nesta semana pelo Proa Media Lab – projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – sintetiza o espírito da nova produção do programa Sonar da Extensão, dedicado a revelar histórias de pessoas, territórios e impactos reais na comunidade.
O filme acompanha o projeto Cozinha Cidadã, vinculado ao curso de Gastronomia da Univali e realizado em parceria com o Município de Bombinhas (SC) desde 2019. A iniciativa desenvolve ações educativas a partir do patrimônio agroalimentar da região, com hortas terapêuticas, aromáticas e culinárias, articulando práticas alimentares, saberes tradicionais e convivência comunitária como formas de pertencimento e preservação da memória local.
Foto: Divulgação Univali | #PraTodosVerem: Foto de jovens operando microfone boom e prancheta nos bastidores de uma produção.Ao registrar o encontro entre universidade e saber popular no Museu Comunitário Engenho do Sertão – espaço onde o projeto é realizado – o documentário reafirma o papel do jornalismo como mediador cultural e agente de preservação da identidade catarinense.
“Produzir este documentário foi um exercício de sensibilidade jornalística. Utilizamos lentes para capturar o que a teoria nem sempre alcança: o afeto”, afirma o coordenador do curso de Jornalismo da Univali, professor Robson Freire.
Segundo ele, estudantes e professores mergulharam no território de Bombinhas para documentar como o conhecimento dos mestres da cultura popular sustenta o espírito do lugar. A produção foi conduzida integralmente pelas bolsistas do Proa Marcelle Ardigó (Jornalismo) e Nicolly Carreiro (Publicidade), com a participação dos voluntários Emilly de Souza Geremias e Paulo Ricardo Miorando, sob orientação da professora Giovana Cristina Pavei. A experiência reafirma a extensão universitária como espaço de aprendizagem prática e de fortalecimento do protagonismo estudantil.
Registro de um novo ciclo
O documentário também marca um momento histórico para o Museu Comunitário Engenho do Sertão, que inicia um novo capítulo ao se transferir para um novo espaço físico após quase 30 anos de atuação. As hortas, as práticas e as memórias acompanhadas pela equipe do programa integram esse processo de transição. Nesse contexto, a produção funciona como registro histórico de um período decisivo, preservando a conexão entre universidade e comunidade.
Foto: Divulgação Univali | #PraTodosVerem: A foto mostra um homem conversando com um grupo sentado em um banco em ambiente rústico.“O documentário não apenas narra a trajetória de um projeto de Gastronomia; ele cumpre a missão do jornalismo comunitário de dar voz às pessoas que constroem o cotidiano de Bombinhas e de manter vivas essas histórias para as próximas gerações”, complementa a professora responsável pelo Proa, Giovana Cristina Pavei.
Comunidade no centro da narrativa
A narrativa evidencia que a extensão universitária se constrói a partir da escuta e da participação ativa dos moradores. O filme recupera as origens do projeto, plantadas em 2012 com a iniciativa Guardiões da Terra, e aprofunda o conceito de “cozinha afetiva”, em que mestres da cultura popular compartilham conhecimentos com jovens, formando uma rede de pertencimento que atravessou, inclusive, os desafios da pandemia.
Foto: Divulgação Univali | #PraTodosVerem: Imagem dos bastidores de uma gravação de vídeo com equipamentos de iluminação direcionados a uma pessoa.Audiovisual como extensão
O Proa Media Lab utiliza o audiovisual e a comunicação digital para documentar histórias de transformação social, atuando como espaço de formação midiática e de conexão entre academia e território. Integrante da série Sonar da Extensão, dedicada a dar visibilidade às ações da Univali com impacto direto na comunidade, o documentário acompanha a rotina do Museu Comunitário Engenho do Sertão e o trabalho desenvolvido pelo projeto de extensão em Gastronomia em parceria com a Prefeitura de Bombinhas.
Foto: Divulgação Univali | #PraTodosVerem: A foto registra um grupo reunido em círculo dentro de um galpão rústico com exposições fotográficas.“Produzir este documentário foi um privilégio. O Cozinha Cidadã é um projeto sensível, que lida com memórias, afetos e saberes construídos coletivamente. A escuta, a convivência e a tradução dessas vivências em narrativa audiovisual resultaram em um aprendizado profundo, tanto jornalístico quanto humano”, afirma a acadêmica de Jornalismo Marcelle Ardigó.
A acadêmica de Publicidade e Propaganda Nicolly Carreiro também destaca o envolvimento com o projeto. “Conhecer uma iniciativa com tanta história, memória e carinho e participar da produção do documentário permitiu compartilhar essas narrativas com outras pessoas”, complementa.
- O documentário ‘Projeto de Extensão Cozinha Cidadã | Quando a comida vira elo e a extensão cria pertencimento’ já está disponível nos canais oficiais do Proa Media Lab e do Engenho do Sertão no YouTube.


