Educação, inovação e conexão com o mercado projetam a Grande Florianópolis como polo estratégico
Com expansão acadêmica e novos investimentos, Univali fortalece o ecossistema de conhecimento em Santa Catarina

“O mundo pode ser transformado pela educação.” A frase do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, dita durante um dos momentos centrais do calendário recente do Sapiens Parque, sintetiza uma visão que se projeta como estratégia de desenvolvimento. Em uma capital que consolida sua posição como polo de tecnologia, pesquisa e inovação, a educação ocupa o centro das decisões que desenham o futuro da Grande Florianópolis.
Em sintonia com esse movimento, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) amplia sua atuação na região ao ser a primeira universidade a instalar um campus dentro do Sapiens Parque, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa aplicada e inovação em um território que articula conhecimento, desenvolvimento urbano e novas economias.
Foto Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem Imagem mostra um grupo de pessoas em frente a um casarão antigo. O retrofit do casarão localizado na entrada do complexo materializa esse avanço. O investimento supera R$ 10 milhões e dará lugar a dois laboratórios inéditos da Univali: o Laboratório de Usos Modernos da Energia (Lumen) e o BeLab, voltado à pós-graduação em saúde. O espaço se configura como ambiente de experimentação, produção de conhecimento e formação avançada.
Imagem: Divulgação Univali | #PraTodosVerem: Foto da área interna de um lounge contemporâneo com mesas, cadeiras e a marca Univali Sapiens Parque.Durante as comemorações dos 23 anos do Sapiens Parque, em dezembro, o governador destacou o papel estruturante da educação para o desenvolvimento do estado. Para ele, investir em universidades é uma decisão de longo alcance: cada campus, laboratório e especialização técnica contribui para elevar o patamar econômico, social e científico de Santa Catarina.
Na mesma ocasião, o parque foi apresentado como um ecossistema em expansão, que integra inovação, desenvolvimento urbano e preservação ambiental, reunindo centros de eventos, áreas esportivas, projetos de mobilidade e a perspectiva de um aeroporto. Nesse contexto, Mello defendeu a ampliação das especializações técnicas, a promoção de eventos e a qualificação contínua do ambiente de inovação, movimento ao qual a presença da Univali se soma de forma estratégica.
O evento também marcou a assinatura do termo de cessão de uso de uma área com potencial construtivo de 5,6 mil metros quadrados para a Univali, passo decisivo para a implantação de seu campus próprio no parque tecnológico.
Foto: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem: Mulher assina documento em mesa, observada por um homem de terno.Estrutura acadêmica que acompanha o crescimento
A expansão da Univali no Norte da Ilha dialoga com um movimento mais amplo de crescimento acadêmico. No campus Professor Edison Villela (Itajaí), estão previstos dois novos prédios com mais de 7 mil metros quadrados, distribuídos em cinco andares cada, que substituirão os dois primeiros blocos construídos há mais de 60 anos.
Os edifícios abrigarão salas de aula, setores administrativos, áreas de convivência e espaços para exposições acadêmicas. O projeto inclui ainda uma área externa voltada ao convívio acadêmico. As obras, iniciadas em outubro, têm previsão de conclusão em novembro de 2026, ampliando significativamente a capacidade de ensino, com três andares de cada bloco dedicados exclusivamente às salas de aula.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto aérea de um campus universitário com uma área em obras em destaque à frente de um morro arborizado.Gestão, continuidade e visão de futuro
O ano de 2026 marca o início de um novo mandato na reitoria da Univali. O professor Rogério Corrêa assume o cargo, dando continuidade ao planejamento estratégico consolidado ao longo dos últimos oito anos sob a gestão do professor Valdir Cechinel Filho, que passa a atuar como vice-reitor.
A trajetória recente da universidade foi marcada por projeção nacional e internacional, fortalecimento institucional e qualificação de processos. A continuidade da gestão reforça a consistência dos projetos em curso e a integração entre ensino, inovação e desenvolvimento regional.
Foto Dales Hoeckesfeld #ParaTodosVerem Imagem mostra dois homens com as mãos para cima e uma mulher batendo palmas. Próximo passo no Sapiens Parque
Em fevereiro de 2026, a Univali retorna ao Sapiens Parque para o lançamento da pedra fundamental do novo campus. O marco simbólico e estrutural dá início à construção de uma unidade completa da universidade no parque tecnológico, ampliando a presença acadêmica em um território que já concentra empresas, centros de pesquisa e iniciativas estratégicas para o estado.
Ao comentar o cenário catarinense, o governador tem destacado a força econômica da região, responsável por parcela significativa do Produto Interno Bruto e por um dos menores índices de desemprego do país. Nesse contexto, o crescimento do Sapiens Parque reforça a relevância de ambientes capazes de articular educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Foto: Dales Hoeckesfeld #PraTodosVerem: Grupo de líderes posa sorrindo, exibindo documento assinado durante evento.Pesquisa, mercado e formação integrada
A visão de longo prazo da Univali também se materializa em iniciativas como o Hub Universidade & Empresa, que integra mais de 20 empresas ao cotidiano da instituição e fortalece a articulação entre ensino, pesquisa aplicada, inovação e prática profissional. A proposta cria ambientes de troca contínua, aproximando o universo acadêmico dos desafios reais do mercado e da região.
“A estratégia reforça a educação continuada, a pesquisa aplicada e a formação de profissionais com base técnica consistente e capacidade de leitura crítica da realidade”, afirma o diretor de Inovação e Empreendedorismo da universidade, Fábio Zabot Holthausen. Segundo ele, ao conectar universidade e empresas, a iniciativa contribui para a formação de talentos preparados para os desafios do presente e do futuro e atua diretamente na atração e na permanência de profissionais qualificados nas organizações da região.
Os investimentos respondem a demandas concretas da comunidade acadêmica e do contexto produtivo, reafirmando o compromisso da Univali com ambientes de aprendizagem integrados à pesquisa, à prática profissional, à inovação e ao desenvolvimento regional.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de dois homens sorridentes em trajes formais, com um deles segurando uma pasta azul da Univali.Escala acadêmica, impacto e reconhecimento
Com presença consolidada em seis campi no litoral centro-norte de Santa Catarina — Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis, São José, Tijucas e Biguaçu —, a Univali reúne cerca de 25 mil estudantes e uma estrutura acadêmica ampla, que inclui 73 cursos de graduação presenciais, 24 em EAD, 86 especializações, 12 mestrados, sete doutorados e dois colégios de aplicação.
A universidade mantém 56 acordos de cooperação internacional, abriga 106 grupos de pesquisa com atuação permanente e desenvolve 44 projetos de extensão, que já beneficiaram diretamente mais de 250 mil pessoas, com impacto em 85 municípios. Em Florianópolis, a Univali é a única instituição do sistema Acafe integrada ao programa Universidade Gratuita, ampliando o acesso ao ensino superior em um dos principais polos de inovação do país.
Esse alcance se reflete nos reconhecimentos institucionais. A Univali figura entre as melhores universidades da América Latina em rankings como THE, QS e Webometrics, é apontada como a mais sustentável de Santa Catarina pelo UI GreenMetric, ocupa posição de destaque no Ranking da Folha de São Paulo — como a melhor não pública do estado e entre as 15 melhores do país — e possui nota máxima no MEC.
No campo da inovação, soma 125 empresas incubadas e pré-incubadas, dezenas de projetos em andamento e mais de 83 mil pessoas impactadas, além de parcerias estratégicas com empresas, instituições financeiras e órgãos de fomento. Um conjunto que dialoga diretamente com a diretriz defendida pelo governador Jorginho Mello ao afirmar a necessidade de “subir a régua” do estado, ampliando especializações técnicas, fortalecendo ambientes de inovação e conectando educação, tecnologia e desenvolvimento sustentável.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de um homem discursando em um auditório para um grupo de pessoas diante de um grande telão informativo.

