Univali convida moradores da região de Itajaí para participar de programa gratuito de prevenção do diabetes tipo 2
Estudo nacional oferece acompanhamento por três anos com exames, orientação nutricional e apoio profissional para quem tem pré-diabetes

#PraTodosVerem: Imagem mostra as mãos de um profissional de saúde realizando um teste de glicemia com um glicosímetro no dedo de uma pessoa. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) segue recrutando voluntários para o Programa de Prevenção do Diabetes (Proven-Dia), programa nacional que busca provar, na prática, que mudar o estilo de vida pode prevenir o diabetes tipo 2. Em Santa Catarina, a universidade lidera o estudo e oferece acompanhamento gratuito a pessoas com pré-diabetes com orientação profissional e apoio constante na construção de uma rotina mais saudável durante três anos.
Como o programa funciona
Os voluntários participam de encontros presenciais e virtuais, com acompanhamento individual e em grupo. O foco é ajudar cada pessoa a adotar hábitos mais saudáveis, com orientação sobre alimentação, prática de atividades físicas e autocuidado.
Durante o programa, todos passam por exames laboratoriais gratuitos, realizados no Laboratório de Análises Clínicas (Leac) da Univali e recebem suporte contínuo da equipe de saúde.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Imagem mostra pessoas interagindo em um balcão de atendimento de um laboratório de análises clínicas.“O Proven-Dia oferece aos participantes acompanhamento científico e multidisciplinar, com orientação personalizada, enquanto contribui para dados essenciais que podem transformar políticas públicas e estratégias de prevenção em todo o país”, explica a professora Tatiana Mezadri, responsável pelo programa na Univali.
Quem pode participar?
Requisitos essenciais:
- Ter mais de 18 anos
- Estar com pré-diabetes confirmado por exame (hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4% ou glicemia duas horas após teste oral de tolerância à glicose entre 140 e 199 mg/dL)
- Ter acesso à internet (computador, notebook, tablet ou celular)
- Residir em até uma hora do campus da Univali em Itajaí — necessário para participação em visitas presenciais de acompanhamento, consultas e exames de sangue
Exclusões:
- Ter diagnóstico de diabetes
- Estar em uso de insulina
- Ter doenças graves (como insuficiência renal ou cardíaca, histórico de infarto ou AVC, ou cirurgias em órgãos vitais)
- Estar ou ter passado por acompanhamento individual com nutricionista e/ou educador físico nos últimos seis meses
As inscrições são feitas por triagem online neste link ou pelo WhatsApp (47) 99242-7376. O acesso também pode ser pelo Instagram @provendia.univali.
Por que o estudo é importante
O diabetes tipo 2 é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil e pode causar complicações graves como cegueira, insuficiência renal e problemas cardíacos. Segundo o Atlas do Diabetes 2025, o país tem 16,6 milhões de adultos com a doença — número que pode chegar a 24 milhões até 2050.
O Proven-Dia busca mudar essa realidade com base em evidências científicas: a partir dos resultados obtidos, o estudo poderá contribuir para políticas públicas de prevenção e para o fortalecimento do SUS, além de melhorar a qualidade de vida dos participantes.
A Univali e o Proven-Dia
Em Santa Catarina, a Univali é o único centro autorizado e capacitado a conduzir o Proven-Dia, com equipe treinada e infraestrutura para o acompanhamento clínico. O protagonismo da universidade se dá em três frentes: condução do recrutamento local, aplicação dos protocolos do estudo clínico e organização de atendimentos presenciais para acompanhamento dos participantes.
“O Proven-Dia une ciência e cuidado, oferecendo aos participantes a chance de viver com mais saúde enquanto colaboram com uma pesquisa que pode transformar o futuro da prevenção no país”, destaca a professora Tatiana.
Desenvolvido pelo hospital BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo), o Proven-Dia é um estudo nacional que busca avaliar se mudanças no estilo de vida — principalmente alimentação, prática de atividades físicas e autocuidado — podem prevenir a evolução do pré-diabetes para diabetes tipo 2. O projeto envolve 30 centros de pesquisa em todo o Brasil, com 53 pacientes em cada centro, e acompanhamento de três anos.
O estudo baseia-se em resultados de um piloto realizado em 2023, que avaliou em três meses se o programa melhorou a qualidade da alimentação e o tempo de atividade física de pessoas com alto risco de desenvolver diabetes tipo 2. Essa experiência fundamenta a expansão nacional do projeto entre 2024 e 2026.
#PraTodosVerem: Na foto, um profissional de saúde em primeiro plano usa um microscópio em um laboratório e outros dois colegas, ao fundo, interagem.Como funciona o acompanhamento
Os voluntários são divididos em três grupos, cada um com metodologia própria, sempre com foco em mudança de estilo de vida.
O acompanhamento inclui:
- Consultas individuais e em grupo
- Contatos presenciais, virtuais e/ou telefônicos frequentes com profissionais de saúde
- Orientação sobre alimentação saudável e personalizada
- Estímulo à prática de atividade física
- Monitoramento semestral com exames laboratoriais gratuitos no Laboratório de Análises Clínicas (Leac) da Univali
#PraTodosVerem: A imagem mostra um casal sorrindo enquanto caminha em uma trilha ao ar livre, segurando garrafas de água.O programa é conduzido por uma equipe multidisciplinar e pesquisadores, garantindo suporte contínuo e personalizado.
Com essa iniciativa, a Univali reforça seu papel de liderança na pesquisa aplicada e saúde comunitária, transformando ciência em ação direta e impacto real para a população.
Serviço:
- Programa: Programa de Prevenção do Diabetes (Proven-Dia)
- Inscrições: neste link, pelo WhatsApp (47) 99242-7376 ou @provendia.univali.
- Informações: https://bio.site/provendia.univali



