Univali e Amoveri Farma avançam em projetos na área de medicamentos
Representantes da Universidade e da empresa estiveram reunidos na terça, 4

Um dos sócios-fundadores da Amoveri Farma (Amoveri Group), Luiz Fernando Biasi Staskowian, visitou a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) nesta terça, 4. O encontro foi no Campus Professor Edison Villela (Itajaí) e abordou sobre parcerias envolvendo a empresa, que tem atuação na importação e distribuição de medicamentos para tratamento de câncer, e a Instituição de Ensino. Os futuros projetos envolvem a área de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos.
Na oportunidade, foi apresentada a estrutura da Universidade e resultados de estudos relacionados a algumas plantas consideradas promissoras, por pesquisadores da Univali, e com potencial para serem utilizadas na produção de novos medicamentos. Os resultados de um outro estudo realizado na Universidade, utilizando substâncias sintéticas e cujo resultados preliminares apontaram um potencial anticâncer, também foram mencionados durante a reunião.
“Já realizamos estudos significativos sobre a Aleurites moluccanus e identificamos que esta espécie possui propriedades analgésicas, antiinflamatórias e antifebril. O nosso desejo é que possamos avançar nestas pesquisas para que estes medicamentos possam chegar à população garantindo mais qualidade de vida para quem precisa.”, afirmou o pesquisador e reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.
Termos de estruturação relacionados à obtenção de ganhos de pesquisa e a chegada de novos medicamentos ao país, foram assuntos abordados durante o encontro. A possibilidade de cooperação com a Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, foi mais um tema discutido durante a reunião.
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra seis pessoas em pé. Elas estão em frente a uma parede com o logotipo da Univali, duas delas segurando sacolas.Na ocasião, o representante da Amoveri Farma afirmou que a estrutura que vem sendo delineada entre a Univali e a empresa, envolvendo também Governo Federal e o governo indiano, vai contribuir para a entrada de medicamentos importantes no Brasil.
“O projeto de transferência de tecnologia na saúde que estamos propondo é o maior da história do Brasil e vai partir justamente desta iniciativa entre Amoveri Group e a Univali.”, destacou.
Esta foi a segunda conversa entre representantes da Universidade e da empresa de Joinville. O primeiro encontro ocorreu na sede da empresa, em setembro deste ano, e também teve a presença do sócio Guilherme Lima.
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra seis pessoas sentadas ao redor de uma mesa. Elas estão em uma sala com janelas e um painel com o logotipo da Univali.“Está evidente que vamos produzir muito em conjunto com a Univali, pois temos um propósito em comum que é a criação de conhecimento e democratização da saúde no Brasil. Saímos daqui hoje com um plano de trabalho para construir as próximas linhas desse projeto. Acredito que até o início do ano que vem tenhamos conquistado bons resultados para o SUS e para a própria ciência brasileira.”, afirmou o Staskowian.
Na avaliação do professor Cechinel, a reunião foi relevante, gratificante e motivadora.
“As competências e necessidades, de ambas as partes, foram definidas com possibilidades concretas de avanço nas parcerias, especialmente, em relação ao aproveitamento dos resultados experimentais obtidos na Univali na área de medicamentos.”
Também estiveram presentes na reunião o vice-reitor, professor Rogério Corrêa, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professora Fátima de Campos Buzzi, o Diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali, Fábio Zabot Holthausen, e o gerente de mercado público e relação governamental do Amoveri Group, João Pedro Bitencourt.
Durante a passagem pelo Campus, os visitantes conheceram a Central de Laboratórios de Ensaios Analiticos – CLEAn, os laboratórios Multiusuário de Simulação Clínica, de Pesquisa em Síntese Orgânica, de Farmacologia in vivo e o Bistrô do Sabor.


