Univali participa de mutirão de regularização documental de migrantes
Ação é realizada em parceria com a Polícia Federal de Chapecó

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está participando do Mutirão de Regularização Documental de Migrantes na Polícia Federal de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, por meio do Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (Proext-PG), Práticas e Políticas de Acolhimento de Migrantes e Refugiados: rede de cooperação entre PPGs no Núcleo de Apoio ao Migrante.
A ação visa auxiliar migrantes em situação de vulnerabilidade, para que possam regularizar seus documentos e, assim, garantir o pleno acesso aos direitos e serviços no Brasil.

O evento segue até o dia 23 de agosto e conta com a participação de diversas entidades públicas e privadas, além de voluntários, para oferecer regularização documental (pedido ou renovação de Carteira de Registro Nacional Migratório - CRNM, refúgio e renovação de refúgio), atendimento jurídico, orientação sobre direitos e deveres, emissão do protocolo de atendimentos e encaminhamento para outros serviços necessários.
A iniciativa tem o apoio e participação da instituição beneficente Círculos de Hospitalidade, da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e da Comissão do Direito de Imigração da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC).
"Participar deste mutirão de regularização documental na Polícia Federal de Chapecó tem sido uma experiência extremamente enriquecedora e gratificante. Como mestrando, sempre busquei formas de aplicar o conhecimento acadêmico de maneira prática e que pudesse impactar positivamente a sociedade. Este evento nos oferece a oportunidade de auxiliar diretamente a população, trabalhando em conjunto com várias entidades e atendendo mais de 50 migrantes por dia", declara o advogado e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Direito das Migrações Transnacionais da Univali, Mikchaell Bastos Policarpo da Silva.



