Laboratório de Inovação Tecnológica em Educação (LITE)
O Laboratório de Inovação Tecnológica em Educação (LITE) é um espaço consolidado dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de novas abordagens tecnológicas para a educação, com ênfase na Computação Aplicada ao Ensino, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Inteligência Artificial na Educação (AIED), Gamificação, Realidade Aumentada e Análise de Aprendizado (Learning Analytics). Integrado ao Mestrado em Computação Aplicada, o LITE é um pilar fundamental para pesquisas que buscam inovar métodos de ensino, promover a inclusão digital e aprimorar a aprendizagem mediada por tecnologia. Com uma trajetória de impacto na educação em computação aplicada, o LITE colabora ativamente com instituições de ensino, órgãos governamentais e empresas para o desenvolvimento de soluções que otimizam a formação de profissionais da área de tecnologia e educação. O laboratório atua na criação e validação de ferramentas inovadoras para ensino híbrido, aprendizagem adaptativa e metodologias ativas baseadas em tecnologia. Os principais objetivos do LITE incluem: • Pesquisa e Desenvolvimento: Criar novas metodologias e tecnologias educacionais baseadas em computação aplicada. • Integração com o Setor Educacional: Estabelecer parcerias estratégicas com escolas, universidades, empresas e órgãos governamentais para a implementação de soluções inovadoras. • Capacitação e Formação Avançada: Oferecer suporte para alunos e pesquisadores interessados em desenvolver projetos na interseção entre computação e educação. • Aplicação Prática: Desenvolver e validar soluções para ensino à distância, ferramentas de aprendizado personalizadas e tecnologias imersivas para educação. O LITE também contribui diretamente para a formação de professores e instrutores no uso de tecnologias educacionais, promovendo a inclusão digital e o aprimoramento do ensino de computação em diferentes níveis acadêmicos. Além disso, o laboratório apoia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) voltados para a automação de processos educacionais, aprendizado baseado em dados e uso de algoritmos inteligentes na personalização da experiência de ensino. Com sua atuação consolidada, o LITE se posiciona como referência na interseção entre Computação Aplicada e Educação, garantindo que o Mestrado em Computação Aplicada continue promovendo impactos significativos na inovação tecnológica para o ensino e na formação de profissionais capacitados para os desafios da educação digital.
Localização
Contato
Apoio
Principais Técnicas
- Desenvolvimento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Modelagem e Implementação de Inteligência Artificial na Educação
- Aplicação de Gamificação e Realidade Aumentada no Ensino
- Análise de Dados Educacionais (Learning Analytics)
- Prototipagem de Soluções Maker para Educação
- Desenvolvimento de Metodologias Ativas com Tecnologia
- Ensino de Programação e Robótica Educacional
Equipamentos
- Controladora RaspberryPi 3.0 (05)
- Impressora 3D (02)
- Kit Arduino Expert (10)
- Kit Gogo Board (05)
- Laptops (08)
- Máquina de corte a laser (02)
- Plotter de corte
- Projetor multimídia
- Sala de 32 m² para professores e pesquisadores
- Sala de 64 m² com 08 bancadas e 04 mesas redondas para atividades em grupo
- Servidor
- Set Top Box
- Smart Hub
- TV LCD Full HD 40
- Ferramentas e materiais diversos