O Multi-Factor Authentication - MFA (autenticação multifator) adiciona uma camada de proteção ao processo de entrada. Fornecendo uma verificação de identidade adicional ao acessar contas ou aplicativos, como a leitura de uma impressão digital ou a adição de um código recebido por telefone.
Se você usar apenas uma senha para autenticar um usuário, isso deixará um vetor inseguro para ataque. Se a senha for fraca ou tiver sido exposta em outro lugar, um invasor poderá usá-la para obter acesso indevido. Quando você exige uma segunda forma de autenticação, a segurança é aprimorada porque esse fator adicional não é algo fácil de ser obtido ou duplicado por um invasor.
Siga os passos abaixo para configurar o recurso de Multi-Factor Authentication (MFA), utilizando o aplicativo Microsoft Authenticator no seu dispositivo mobile:
- Clique em Registrar Azure Multi-Factor Authentication
- Digite o seu endereço de e-mail Univali
- Clique em "Avançar"
- Clique na opção "Conta corporativa ou de estudante"
- Digite a sua senha, a mesma de acesso da Minha Univali
- Clique em "Entrar"
- Faça o download do App Microsoft Authenticator
- Na opção "Aplicativo Authenticator", marque a opção "Receber notificações para verificação" e clique em "Configurar"
- Na nova tela, observe que há um QR Code. No seu smartphone, abra o App Microsoft Authenticator e adicione a conta. Siga os passo, selecionando a opção de "Conta corporativa ou de estudante"
- Faça a leitura do QR Code com a câmera do seu smartphone. Pode ser necessário dar permissão ao aplicativo para usar a câmera do seu telefone. Após alguns instantes teremos que verificar se a configuração funcionou. Será enviada uma notificação de confirmação ao App, onde basta você aprovar para concluir o registro.
No seu próximo login, após o uso das suas credenciais, sua conta passa a ter maior segurança, contando com a solicitação de aprovação e inclusão do código no app Microsoft Authenticator .
Observe que você pode marcar para lembrar por 14 dias o seu código de acesso. Utilize esse recurso caso o computador seja de seu uso diário e atenda os recursos de segurança e confiança da Instituição.