No Legislativo, Univali celebra desempenho acadêmico e financeiro da gestão 2018-2026
Apresentação nesta quinta-feira (12) na Câmara de Vereadores de Itajaí detalha recuperação financeira e relevante impacto acadêmico e social

Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de um palestrante discursando em um púlpito com um telão da Univali ao fundo.Em um balanço histórico apresentado na tribuna da Câmara de Vereadores de Itajaí nesta quinta-feira, 12, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) oficializou o que seus indicadores já apontavam nos corredores: o auge de um ciclo de reconstrução que reposicionou a instituição como a maior força educacional e comunitária da região.
O reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, detalhou a trajetória que levou a universidade de um cenário crítico em 2018 para a solidez de 2026, culminando na conquista da nota máxima (Conceito 5) no recredenciamento institucional do Ministério da Educação (MEC) e em um crescimento vigoroso que já soma mais de 25 mil alunos e um recorde de 4,8 mil novos ingressantes apenas neste início de ano – o maior número dos últimos 5 anos – que representa um crescimento de 1,6 mil novos estudantes em relação ao mesmo período do ano passado.
A narrativa de superação financeira foi o alicerce da apresentação. Ao assumir a gestão em 2018, a administração enfrentava dificuldades que ameaçavam a sustentabilidade da operação. Através de uma política rigorosa de eficiência operacional, a Univali não apenas saneou suas contas, mas recuperou sua capacidade de investimento.
“O que apresentamos hoje aos vereadores e à sociedade demonstram que uma gestão responsável é capaz de salvar uma instituição comunitária e devolvê-la ao seu propósito maior: a excelência no ensino e o serviço ao cidadão. O presente que conquistamos é fruto de resiliência e planejamento estratégico”, afirmou o reitor Valdir Cechinel Filho.
Impacto da ciência e compromisso social
A solidez financeira permitiu que a Univali exercesse sua vocação social em escala sem precedentes. O dado mais impactante do relatório foi o investimento em modalidades de bolsas de estudo entre 2018 e 2025, estratégia que caminha lado a lado com uma política de negociação acadêmica ampliada e humanizada para viabilizar a permanência dos estudantes. Essa engrenagem de suporte reflete a prioridade da gestão em manter as portas abertas para a comunidade, conectando o acesso ao ensino a uma robusta prestação de serviços e projetos de extensão que devolvem o conhecimento à sociedade de forma prática, acessível e com profundo sentido de responsabilidade social.
Esse esforço de inclusão é acompanhado por uma excepcional performance acadêmica. No processo de recredenciamento institucional, a Univali conquistou conceito 5 no MEC, nota máxima na escala oficial de avaliação, que considera ensino, pesquisa, extensão, inovação, internacionalização, responsabilidade social, gestão, infraestrutura e políticas de ensino.
Na pós-graduação, o desempenho é integral: 100% dos programas possuem conceito Capes acima de 4, conforme a Avaliação Quadrienal 2026. Entre eles, dois programas alcançam conceito 6, patamar de excelência internacional, e dois programas atingem conceito 5, referência nacional.
O curso de Medicina da Univali também se destaca, com conceito 4 no Enamed 2025, figurando como o segundo melhor desempenho entre os cursos de Medicina de Santa Catarina.
Para o reitor, a qualidade técnica é indissociável do impacto humano produzido pela instituição. “Quando olhamos para os 83 mil impactados por nossas ações de inovação ou para as 125 empresas que incubamos, vemos a tradução real do conhecimento em desenvolvimento econômico para Itajaí e região. Não formamos apenas profissionais; somos um motor de transformação social que hoje opera com nota máxima e transparência absoluta”, reforçou Cechinel Filho. Essa relevância é ampliada ainda pela Univali TV agora em sinal aberto (Canal 18.1) que, junto com a Rádio Univali, levam conteúdo a 40 municípios, estreitando ainda mais o vínculo com o litoral norte catarinense.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de um grupo em reunião executiva ao redor de uma grande mesa de conferência.Um legado de inovação e internacionalização
O ciclo 2018-2026 também marca a inserção definitiva da Univali no mapa global, com 41 acordos internacionais na Europa e parcerias em quatro continentes. O balanço apresentado nesta quinta-feira encerra um capítulo de recuperação para abrir um de expansão tecnológica e infraestrutura modernizada. Com um portfólio de 73 cursos presenciais e uma rede de inovação que pulsa dentro e fora dos campi, a universidade reafirma sua proeminência.
“A Univali que apresentamos hoje na Câmara é uma instituição que honra sua história de mais de 60 anos e que olha para o futuro com a segurança de quem tem as contas em dia e a qualidade reconhecida pelo maior órgão regulador do país”, celebrou o reitor.
A Univali projeta 2026 como o ano da expansão geográfica e estrutural. A universidade anunciou recentemente a retomada dos cursos de Administração e Ciências Contábeis em Biguaçu e investimentos robustos no Sapiens Parque, em Florianópolis, que incluirão um novo campus e laboratórios avançados integrados ao ecossistema tecnológico. Simultaneamente, o campus Professor Edison Villela (Itajaí) avança com a construção de dois novos blocos que substituirão edificações de seis décadas, modernizando o ambiente de convivência e ensino até novembro.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto oficial de um grupo posando no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí.Continuidade e visão de futuro na Reitoria
O encerramento deste ciclo de oito anos sob a liderança do professor Valdir Cechinel Filho abre caminho para uma transição planejada. No próximo dia 24 de fevereiro, o professor Rogério Corrêa assume a Reitoria da Univali, com Cechinel Filho passando a atuar como vice-reitor. A nova gestão assume com a missão de dar continuidade ao planejamento estratégico consolidado, mantendo a consistência dos projetos de internacionalização e a integração entre inovação e desenvolvimento regional que marcaram a última década.
“Assumo este compromisso com a convicção de que a Univali e a Câmara possuem uma parceria histórica que precisa ser cada vez mais estreitada. Nossa gestão dará continuidade a este diálogo transparente, pois entendemos que a política pública e a educação de elite devem mirar o mesmo horizonte: o povo de Itajaí. A Univali é da nossa gente, e estaremos prontos para colaborar com o Legislativo em projetos que transformem a vida do cidadão”, afirma Corrêa.
Como universidade comunitária, a Univali não possui donos ou acionistas; todo o superávit gerado é reinvestido na própria instituição e em serviços para a sociedade. A prestação de contas anual na Câmara de Vereadores de Itajaí é um compromisso estatutário que garante a transparência dessa gestão. O período entre 2018 e 2026 é reconhecido como o mais desafiador e vitorioso da história da universidade, marcando a transição de uma crise de liquidez para o status de referência nacional em ensino e gestão.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de uma plateia sentada em um auditório acompanhando uma apresentação.Para o reitor, a relação com o legislativo local é parte fundamental desse sucesso. "Nada do que construímos seria pleno sem o diálogo e o apoio institucional desta Casa. A Univali acredita que a Câmara de Vereadores é sua grande parceira, pois ambos compartilhamos o mesmo propósito: o bem-estar e o progresso da nossa gente. Estar aqui hoje é reafirmar que a universidade e o poder público caminham de mãos dadas para transformar Itajaí em uma referência cada vez maior em conhecimento, inovação e justiça social", declarou.


