Sete projetos de extensão da Univali atuam no Mutirão da Cidadania de Itajaí
Ação ofereceu serviços e orientações à população de rua nesta quinta, 11

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi uma das integrantes do “1º Mutirão da Cidadania – Reconhecendo seus Direitos na comarca de Itajaí”. A ação, liderada pelo Comitê Local da Política de Atenção a Pessoas em Situação de Rua do Poder Judiciário (PopRuaJud), ocorreu nesta quinta (11), no Bairro Cidade Nova, em Itajaí.
A participação da Univali se deu por meio dos projetos de extensão universitária Cidadania em Foco, EMA (Escritório Modelo de Advocacia), Mãos de Vida, NAM (Núcleo de Apoio ao Migrante), Vamos Conciliar, Geaz (Grupo de Estudos e Apoio à Doença de Alzheimer), Cies (Comissão de Integração Ensino-Serviço da Região de Saúde da Foz do Rio Itajaí-açu) e de acadêmicos do curso de Enfermagem. Cerca de 40 alunos, acompanhados de diversos professores da Universidade, atuaram esclarecendo dúvidas e prestando diversos serviços aos participantes que procuraram os estandes ao longo do dia.
Foto: Kelvin Lopes Caires #ParaTodosVerem: Fotografia mostra espaço coberto com várias mesas e cadeiras plásticas, pessoas sendo atendidas ou preenchendo papéis, divisórias no centro e um banner com o texto “DPU”.“É muito importante para a Univali estar presente neste Mutirão da Cidadania recebendo, acolhendo e ajudando a população de rua ao lado de instituições parceiras e órgãos públicos de nível federal, estadual e municipal. É justamente nos territórios em situação de vulnerabilidade social que a Universidade atua com os seus projetos e programas de extensão. Então, este é um momento especial para todos nós, no qual nos unimos para oferecer aos nossos alunos uma formação digna e cidadã.”, afirmou a diretora de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Univali, Attela Jenichen Provesi.
Foto: Kelvin Lopes Caires #ParaTodosVerem: Fotografia mostra espaço interno com mesas de madeira e cadeiras plásticas, pessoas sentadas realizando atendimentos com computador e papéis. Quem passou pelo Mutirão encontrou serviços como emissão e regularização de documentos, encaminhamento para vagas de emprego, assistência e orientação jurídica, consulta processual, atualização e regularização do CadÚnico, direitos e serviços para migrantes, atendimento de equipes de saúde, emissão de laudo caracterizador para vagas a PcD e orientações sobre assistência social e serviços do Centro Pop. Além disso, os participantes do evento também tiveram acesso a cartilha “Direitos da População em Situação de Rua”.
Apoiadores
O comitê Pop Rua Jud é vinculado à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades e reúne diversos órgãos públicos e instituições parceiras no Estado.

Além da Univali, nesta edição também contribuíram o Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Defensoria Pública, Ministério Público Federal, Ministério Público de Santa Catarina, OAB, INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal, Polícia Federal, Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Círculos de Hospitalidade, Univali, Correios, Polícia Científica, Cartório de Itajaí, Sine, Ministério do Trabalho e Emprego e Pastoral do Povo da Rua, entre outros parceiros.
Foto: Kelvin Lopes Caires #ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas em pé, alinhadas atrás de duas mesas de madeira com cadeiras plásticas. Ao fundo, há painéis com textos e logotipos, incluindo um que diz “Feira de Acolhimento”. Mais informações: Na Diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Univali - (47) 3341-7746.

