Univali firma convênio com Universidade de Havana
Acordo permitirá a realização de pesquisas e atividades de intercâmbio

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Havana (UH), em Cuba, firmaram um Convênio Marco para a realização de atividades de ensino e pesquisa em conjunto.
O acordo visa o desenvolvimento de projetos de caráter acadêmico, científico, tecnológico, social e cultural, bem como contempla a realização de pesquisas em diversas áreas o conhecimento.
“O convênio com a Universidade de Havana fortalece as relações técnico-científicas entre os dois países e representa o avanço da internacionalização da Univali nos países da América. O acordo com a instituição cubana reforça ainda o compromisso institucional em ampliar as modalidades e as áreas de mobilidade acadêmica como a oportunidade de bolsas de estudo para a realização de mestrado sanduíche em diferentes áreas" afirma o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

O acordo foi viabilizado por meio do projeto de Empreendedorismo em Tecnologia Assistiva, fomentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo projeto Contribuições no Tratamento e Reabilitação de Afasia, financiado pelo Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem) da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Os projetos nas áreas de robótica e saúde com foco no cuidado integral das pessoas com deficiência são coordenados pelo professor dos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e em Educação da Univali, Alejandro Rafael Garcia Ramirez. “A assinatura desse convênio é mais um importante passo na internacionalização da Univali e no fortalecimento da rede de pesquisa internacional", comenta Ramirez.
Em 2023, a Univali assinou Convênio Marco com o Centro de Neurociências de Havana. A cooperação internacional compreende desde a transferência de conhecimentos e experiências até atividades relacionadas à aprendizagem, extensão, investigação, gestão educacional e o intercâmbio de professores e estudantes das instituições.



