Cinema, clima e governança participativa são foco de evento na Univali
Programação terá exibição de filmes e conversa com especialistas

Nesta sexta, 24, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove o evento “Narrar o Território: cinema, clima e governança participativa”. O objetivo é aproximar arte e política, convidando o público a pensar o cinema como ferramenta de educação ambiental, governança participativa e construção de futuros sustentáveis. A programação é gratuita e ocorre de forma presencial, no Campus Professor Edison Villela (Itajaí), no Auditório de Farmácia (Bloco E1) e, virtualmente, via plataforma Microsoft Teams.
Na ocasião, o documentarista Lallo Bocchino, a oceanógrafa Fabiana Regina Gern e o presidente da Fundação Servir Cinema Cabo Verde, Júlio Silvão Tavares, vão compartilhar experiências sobre Educomunicação e Gestão Territorial participativa.
Exibição de filmes
A programação também conta com a exibição do filme experimental “Pulsações e Conexões: Retrato do Antropoceno”, criado de forma colaborativa por Denis Zubieta, Michele Chaves e Lallo Bocchino. Pelo Circuito Tela Verde serão exibidos três filmes da Minissérie “Governança”, do Projeto Rumo. Já o produtor audiovisual, Júlio Silvão, apresentará filmes e curtas educativos produzidos a partir do contexto territorial de Cabo Verde (África).
#ParaTodosVerem: Fotografia mostra várias mãos segurando um globo terrestre contra um céu azul.Saiba mais
O evento é uma ação de extensão universitária desenvolvida dentro das disciplinas de Educação Ambiental e Ética do NID/Politécnica, de Sociologia e Antropologia do curso de Relações Internacionais e de Produção Digital em Audiovisual, do curso de Produção Audiovisual da Univali. A atividade é realizada com apoio do Laboratório de Educação Ambiental da Univali e também integra a programação da 6ª Semana Lixo Zero de Itajaí (SC).
Conheça os palestrantes
Fabiana Regina Gern - é uma profissional dedicada à integração entre ciência, gestão e educação ambiental. Atua como coordenadora de campo do Projeto RUMO, voltado à educação ambiental e gestão compartilhada do território costeiro e marinho e, desde 2019, é consultora ambiental na Environpact, empresa de consultoria ambiental. Foi consultora das Organizações dos Estados Ibero-Americanos (OEI), assessorando órgãos públicos ligados à pesca, e professora substituta no Instituto Federal de Santa Catarina – campus Itajaí. Com trajetória voltada a estudos costeiros e marinhos desde 2011, dedica-se a temas como planejamento espacial marinho, governança e sustentabilidade dos ecossistemas costeiros. É oceanógrafa e possui pós-doutorado em Saúde e Meio Ambiente.
Júlio Silvão Tavares – é presidente da Fundação Servir Cinema, de Cabo Verde. É investigador de culturas tradicionais, produtor e realizador de documentários. Presidente da Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (2021 a 2025), mentor do Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico, (2024), periodicidade bienal intercalada com a Mostra Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico. Fundador da Fundação Servir Cinema Cabo Verde (2024) que potencializa o cinema que reforça a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Lallo Bocchino – é formado em jornalismo, com especialização em fotografia. Atualmente é professor universitário e coordenador de produção da Rockset Filmes. Começou sua carreira como editor e roteirista, tendo atuado posteriormente como diretor e diretor de fotografia. Já trabalhou com diferentes linguagens audiovisuais em ficção, séries documentais, institucionais, videoclipes e instalações. Como diretor de produção, realizou trabalhos para o Auto Esporte (Rede Globo), série A Cara do Futuro (History Channel e SBT SC), Rally dos Sertões (ESPN), série Feito Torto para Ficar Direito (Travel Box Brasil), entre outros.
Mais informações: com o professor jmatarezi@univali.br


