Livro reúne perfis de mulheres que marcaram a comunicação no Sul do país
Entre as selecionadas, estão duas professoras da Univali

A trajetória das professoras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Ediene do Amaral Ferreira e Lígia Najdzion, está registrada no livro Mulheres da Comunicação – Região Sul, lançado neste mês de dezembro. A obra reúne bionotas sobre 86 mulheres atuantes no campo da comunicação nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A iniciativa busca dar visibilidade à trajetória acadêmica de profissionais que ajudaram a construir o campo da comunicação no país. A obra apresenta contribuições das biografadas para o ensino, pesquisa e extensão universitária, registrando também a memória de sua atuação para o desenvolvimento do segmento em suas respectivas regiões.
Imagem mostra texto "Mulheres da Comunicação - Região Sul" sobre fundo amarelo, cercado por vários nomes de mulheres escritos ao redor.Atualmente, a professora Ediene atua como docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora dos cursos de Pós- Graduação lato sensu da Univali. O perfil da professora foi escrito pela jornalista e professora do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Maryana Schmidt Pinto, egressa do curso de Jornalismo da Universidade.
Já a professora Lígia Najdzion, é agente de extensão e docente nos cursos de graduação e especialização da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec), sendo uma das extensionistas responsáveis pelo Programa Institucional Conexão Pet. Além disso, também atua como assessora na Diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Universidade. A trajetória de Najdzion, foi escrita pela jornalista Marcia Peixe Vargas, também egressa do curso de Jornalismo da Univali.
Apontamentos presentes na introdução da obra, destacam que “as profissionais foram indicadas pelos seus pares, colegas que as reconheceram como fundadoras ou consolidadoras do campo da comunicação em cada Estado”.
Saiba mais
A publicação integra o projeto internacional “Mujeres de la comunicación”, conduzido pelo pesquisador colombiano Omar Rincón, com apoio da Fundação Friedrich Ebert (FES). A coordenação nacional é de Nilda Jacks, Lírian Sifuentes e Guilherme Libardi e a coordenação regional é assinada por Leslie Sedrez Chaves, Milena Freire de Oliveira-Cruz e Sérgio Luiz Gadini.
No Brasil, a iniciativa possui volumes organizados por regiões que, por sua vez, são subdivididos por Estados. O primeiro volume lançado no país retratou o perfil das profissionais da Região Centro-Oeste. O projeto da Região Sul é o segundo volume lançado no Brasil e teve a sua produção iniciada em fevereiro de 2022.
A publicação evidencia as atuações das mulheres retratadas em contextos específicos, marcados por particularidades históricas, econômicas e culturais, que influenciam diretamente na formação dos campos da comunicação estaduais e regionais.
O livro Mulheres da Comunicação – Região Sul pode ser baixado, gratuitamente, neste link.



