Pesquisadores na área de turismo e hotelaria da Univali conquistam premiações
Reconhecimento ocorreu durante encontro voltado aos estudiosos do segmento

Três produções acadêmicas desenvolvidas por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foram premiadas na última semana. O reconhecimento ocorreu durante o 22º Seminário da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (Anptur) e 10º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística (Clait). A programação reuniu estudiosos de países da América Latina, entre 16 e 19 de setembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na serra gaúcha.

O artigo Turismo Sustentável em Perspectiva: Mapeamento científico e epistemológico sobre comportamento sustentável no turismo, foi premiado na categoria Formação e Pesquisa Científica. O trabalho tem autoria da doutoranda Aline Barbosa Tinoco Luz e do professor Luciano Tricárico.

Já o artigo Construção de um framework analítico para o desempenho dos observatórios de turismo, com autoria da doutoranda Laissa Pacheco dos Santos, foi reconhecido na categoria Destinos Turísticos.

Na categoria de produções submetidas em inglês, o artigo Beyond the Speech: How CEO activism influences community engagement and support for tourism development (Além do Discurso: Como o ativismo dos CEOs influencia o engajamento da comunidade e o apoio ao desenvolvimento do turismo) conquistou o prêmio de Melhor Artigo na Anptur 2025. O reconhecimento foi promovido pela International Journal Of Contemporary Hospitality Management (Revista Internacional de Gestão Hoteleira Contemporânea). O trabalho científico resulta da autoria conjunta dos professores Fabrícia Durieux Zucco e Pablo Flores Limberger, do egresso do Programa e docente da Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec), Tércio Pereira, e do aluno do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Paulo Sérgio Reinert.
Proposta contemplada
Além disso, uma proposta de pesquisa que tem como vice-coordenador o pesquisador da Univali, professor Carlos Marcelo Ardigó, foi contemplada no edital Em Tese – Fomentando a Pesquisa para o Turismo Internacional do Brasil, promovido pela Embratur e a Anptur. O projeto Comportamento (In)Sustentável no Turismo: Determinantes, condutas e diretrizes para o turismo internacional no Brasil tem a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Verônica Feder Mayer, como coordenadora. O edital selecionou apenas quatro projetos de pesquisa em todo o Brasil.
Protagonismo na área
Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação da Univali, professora Fátima de Campos Buzzi, as conquistas demonstram o protagonismo da Univali na pesquisa relacionada a área de turismo e hospitalidade. “Com o conceito 5, na avaliação da Capes, o nosso Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria é uma referência consolidada. Além de formar mestres e doutores, também segue contribuindo para a internacionalização da produção científica do segmento.”