Projeto da Univali promove capacitações em reanimação cardiopulmonar
Oficinas são ministradas nas Unidades Básicas de Saúde de Itajaí

Equipes atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), do Município de Itajaí, estão participando de oficinas sobre reanimação cardiopulmonar. A ação busca atualizar as competências técnicas dos profissionais e, deste modo, aumentar a eficiência no atendimento das situações de emergência cardiológica. As atividades acontecem até novembro e são ministradas por acadêmicos do curso de Enfermagem, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e profissionais da rede municipal de saúde.

As oficinas são gratuitas e estão sendo conduzidas pelos estudantes Gabriel Weber Schneider e Maria Fernanda da Silva, sob a supervisão do professor Rodrigo Massaroli. De acordo com o docente, mais de 100 profissionais, de nove UBSs da cidade, já foram contemplados pelo projeto e a expectativa é que, até o fim das atividades, o número ultrapasse os 350 participantes.

Os conteúdos incluem conhecimentos sobre anatomia e fisiologia cardiopulmonar, reconhecimento da parada cardiorrespiratória (PCR), cadeia de sobrevivência e decisões de não reanimação, técnicas de compressão torácica, ventilação, uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e condutas de estabilização até a chegada do SAMU (192).
Projeto de Pesquisa
A iniciativa integra o projeto de pesquisa Gestão de Risco e Segurança do Paciente em Ambulatórios, vinculado ao Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho da Univali. Além disso, a ação também faz parte das atividades de estágio supervisionado do curso de Enfermagem.

Para o professor Massaroli, que também coordena o Programa de Mestrado Profissional em Saúde e Gestão do Trabalho, a iniciativa reforça o compromisso institucional da Univali com a formação prática e o impacto social. “Esta ação une ensino, pesquisa e extensão e contribui para que nossos acadêmicos desenvolvam competências clínicas e, ao mesmo tempo, fortaleçam o cuidado em saúde na comunidade.”, destaca o docente.