Rondonistas compartilham resultados da Operação Amazonas
Reunião ocorreu na segunda, 3

Nesta segunda (3), parte dos alunos e professores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) que integraram a Operação Amazonas, do Projeto Rondon, participaram de uma reunião na reitoria. O objetivo do encontro foi compartilhar experiências e resultados da última participação, realizada em julho deste ano, na região da Calha do Rio Negro e Solimões, no Amazonas.
Participaram da apresentação as professoras Edneia Casagranda Bueno, Eduarda Fratoni, Vanessa Silva Alves Ferreira e Sarah Zewe Uriarte. Já os estudantes rondonistas foram representados pelos acadêmicos Ana Beatriz Fruet, Julia Fontoura Magalhães dos Santos, Karize Gahio de Arruda Cardoso, Vitória Caroline Germano, Luiz Henrique Schmitz Lerner e Mariana Krajevski.
ParaTodosVerem: Fotografia mostra pessoas reunidas em ambiente externo. Parte delas usa coletes amarelos e chapéus, enquanto outras usam roupas casuais. Elas estão ao redor de um letreiro onde está escrito ‘Eu ❤️ Univali."Na ocasião, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professora Fátima de Campos Buzzi, observou que “a participação nas Operações enriquece a formação de todos os alunos e professores envolvidos, sendo mais um diferencial para as suas trajetórias acadêmicas.”
O vice-reitor, professor Rogério Corrêa, acrescentou que a cada nova edição fica ainda mais evidente o quanto o Projeto Rondon é transformador, “tanto para a comunidade que é beneficiada pelas ações sociais, quanto para as equipes que atuam voluntariamente.”
A diretora de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, ressaltou que a instituição de ensino vem apoiando a iniciativa liderada pelo Ministério da Defesa há muitos anos e que todos os professores estão convidados a submeter projetos para atuar nas próximas operações.
Para o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, a atuação dos alunos e professores nas Operações realizadas pelo Projeto Rondon são motivo de muito orgulho para toda a comunidade acadêmica.
“Ficamos alegres por proporcionar aos nossos estudantes e docentes essa experiência que, sem dúvida, contribui imensamente tanto para a sua formação pessoal quanto profissional”, afirmou.
Relembre
Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Projeto Rondon busca auxiliar no desenvolvimento das comunidades e ampliação da qualidade de vida em regiões de baixo desenvolvimento socioeconômico do Brasil. As atividades envolvem a participação de diversos ministérios, Forças Armadas, governos estaduais e municipais e instituições de ensino superior.
A Univali participa do Projeto Rondon desde 2019. Na última edição, 18 alunos acompanhados de quatro professores da Universidade, atuaram como voluntários nos Conjuntos A e C. O primeiro grupo contribuiu em atividades relacionadas à cultura, direitos humanos, justiça, educação e saúde. Já a segunda equipe atuou na cobertura jornalística e produção de conteúdo das atividades desempenhadas.


