Já estou matriculado na Univali
Passo 1 - Conhecendo os critérios do Programa Universidade Gratuita
Antes de realizar a inscrição para concorrer ao Programa Universidade Gratuita realize a leitura com extrema atenção o Edital de Inscrições para o 1º semestre de 2026:
Aguarde a publicação do Edital.
Consulte a legislação completa que regulamenta o Programa Universidade Gratuita no menu “Bases Legais”
Passo 2 - Cadastro no Sistema Informatizado da SED/SC
Para participar do processo de seleção do Programa Universidade Gratuita o primeiro passo é realizar a inscrição no Sistema Informatizado da SED/SC, exclusivamente pelo login GOV.BR, conforme determinado pelo edital vigente.
Organize a documentação de todos os membros do seu Grupo Familiar conforme orientações da Comissão de Seleção e preencha as informações no cadastro do sistema informatizado da SED/SC, conforme documentação comprobatória.
Importante: Confira com extrema atenção todas as informações inseridas no Sistema Informatizado da SED/SC, considerando que todas as informações prestadas durante o cadastro são autodeclaratórias e de inteira responsabilidade do candidato, devendo ser criteriosamente comprovadas mediante a entrega da documentação correta e completa, conforme prazos estabelecidos no Edital vigente, sob pena de invalidar sua participação no Programa Universidade Gratuita, sem prejuízo de eventual apuração pelas declarações que não restarem devidamente comprovadas.
Passo 3 - Busca de respostas no Sistema Informatizado da SED/SC
Para o candidato cadastrado no Sistema Informatizado da SED/SC, o acesso ao Sistema Informatizado Institucional (Portal do Aluno) para entrega da documentação comprobatória, se dará após a importação pela Univali das informações fornecidas pelo candidato no sistema informatizado da SED/SC.
A importação pela Univali das informações fornecidas pelo candidato ocorrerá em até 24 horas após a conclusão do seu cadastro no Sistema Informatizado da SED/SC.
É imprescindível que o candidato se atente e aos prazos previstos no cronograma e acompanhe, por meio do Portal do Aluno da Univali, a liberação para postagem da documentação comprobatória.
O acesso ao Sistema Informatizado da Univali se dará no Portal do Aluno da Univali no seguinte caminho:
Portal do Aluno com login e senha individual
Clicar no item Portal Acadêmico/Financeiro
Selecionar o seu curso
Localizar o menu "Bolsas"
Clicar na opção "Documentos Universidade Gratuita"
Após a localização das respostas fornecidas por você no Sistema Informatizado da SED/SC, constará no Portal do Aluno da Univali a mensagem: "As informações inseridas por você no Sistema Informatizado da Secretaria de Estado da Educação (SED/SC) já foram importadas para o Sistema Informatizado da Univali".
Você já poderá realizar o Passo 4 de postagem de Documentação para a Univali após o aceite, clicando em "Continuar".
Passo 4 - Entrega de documentação para a Univali
Conforme legislação vigente, após realizar o cadastro correto e completo no Sistema Informatizado da SED/SC, o candidato deverá providenciar a entrega de toda a documentação comprobatória das informações por ele declaradas, conforme orientações da Comissão de Seleção e cronograma estabelecido pela SED/SC.
Não haverá etapa de entrevista com entrega de documentação de forma presencial. Toda a documentação deverá ser encaminhada para a Univali de forma digital, conforme formato e tamanho indicado no Portal do Aluno da Univali:
Portal do Aluno com login e senha individual
Clicar no item Portal Acadêmico/Financeiro
Selecionar o seu curso
Localizar o menu "Bolsas"
Clicar na opção "Documentos Universidade Gratuita"
Atenção: Conforme determina a legislação vigente é responsabilidade exclusiva do estudante a postagem da documentação para comprovação de todas as informações prestadas no cadastro da SED, de forma correta e completa, dentro dos prazos determinados no cronograma da SED. A Documentação somente será analisada pela Comissão de Seleção após o estudante realizar a inscrição no Sistema Informatizado da SED/SC, realizar a pré-matrícula e concluir a postagem de documentos em TODAS as categorias de comprovação no Portal do Aluno da Univali.
Passo 5 - Acompanhamento da análise documental
Após a postagem de toda a documentação obrigatória para análise da Comissão de Seleção da Univali, é exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar o resultado da análise documental, que também se dá no meio do Portal do Aluno da Univali, conforme cronograma estabelecido pela SED/SC:
Portal do Aluno com login e senha individual
Clicar no item Portal Acadêmico/Financeiro
Selecionar o seu curso
Localizar o menu "Bolsas"
Clicar na opção "Documentos Universidade Gratuita"
Caso o candidato possua alguma categoria de comprovação “rejeitada” pela Comissão de Seleção, com emissão de parecer de “Diligência”, faz-se necessário postar novamente todos os documentos da referida categoria, acompanhados das correções solicitadas, em um único arquivo em formato PDF, dentro dos prazos determinados no cronograma pela SED/SC.
A Comissão de Seleção realizará a análise da documentação postada pelo candidato, dentro do cronograma estabelecido pela SED/SC. O prazo para a análise documental pela Comissão de Seleção é distinto do prazo do candidato para entrega de documentação, deste modo, é responsabilidade exclusiva do candidato postar a documentação de forma correta e completa dentro do cronograma estabelecido pela SED/SC.
Importante: O parecer “Favorável” da validação dos documentos apresentados não garante a concessão do benefício e não impede a realização de novas validações pela Comissão de Seleção, que poderão ser realizadas a qualquer tempo e, sendo identificadas quaisquer divergências de comprovação, poderá ser revertido a qualquer momento.