Selo Social certifica 17 projetos da Univali em BC e Camboriú
Iniciativas foram responsáveis por quase 15 mil atendimentos em 2025

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi uma das 45 instituições certificadas pelo Programa Selo Social de Balneário Camboriú e Camboriú no Ciclo 2025. Nesta edição, 17 projetos da Instituição de Ensino foram reconhecidos. Somadas, as iniciativas da Univali foram responsáveis pela realização de 14.863 atendimentos nos dois municípios. A cerimônia de reconhecimento foi na terça (3), no Teatro Bruno Nitz, em Balneário Camboriú.
O Programa Selo Social tem abrangência nacional e visa capacitar organizações e certificar projetos que geram impacto social no país. Para isso, baseia-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Foto: Alan Vignoli/Selo Social ParaTodosVerem: Fotografia mostra grupo de pessoas reunidas em um palco para foto coletiva. Algumas seguram certificados do Selo Social. Ao fundo, há um telão com a frase “Fortalecendo os ODS” e, na frente do palco, letras formam a expressão “SELO SOCIAL”.Os 17 projetos da Univali, reconhecidos neste último ano, contribuíram diretamente para 10 objetivos sugeridos pela organização mundial. Para a diretora de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Universidade, Attela Jenichen Provesi, o resultado reforça um compromisso institucional em favor do desenvolvimento sustentável.
“A cada ano, a Univali vem reafirmando o seu envolvimento em ações responsáveis, inovadoras e que geram impacto social comprovado, sobretudo, em sua região de abrangência. Por meio do envolvimento ativo da nossa comunidade acadêmica, seguimos promovendo estas e outras iniciativas que ajudam na construção de uma sociedade melhor”, afirmou.
Em Balneário Camboriú, a atuação da Univali foi reconhecida em 13 projetos vinculados ao Selo Social. As iniciativas estão alinhadas aos ODSs 1 (Erradicação da Pobreza), 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), 3 (Saúde e Bem-Estar), 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Redução das Desigualdades), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Foto: Alan Vignoli/Selo Social ParaTodosVerem: Fotografia mostra três mulheres em pé em um palco e seguram um certificado do Selo Social. Ao fundo, há um telão com a palavra “Fortalecendo” e ícones dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável..Veja quais projetos da Univali foram reconhecidos neste ciclo
- Em Balneário Camboriú:
Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM)
Trilha da Vida
Práticas Formativas para Escola e Comunidade
Programa Acolher
Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS)
Protejá: Violência contra Criança e Adolescente é Crime
Rede de Apoio e de Reabilitação para Sujeitos Afásicos de Itajaí e Região
Cozinha Cidadã Hortas dos Afetos Terapêuticos, Aromáticos e Culinários
Lite Is Cool - Introdução Ao Pensamento Computacional E A Cultura Maker
Programa Jovem Aprendiz da Univali
Escritório Modelo de Advocacia (EMA)
Atelier Solidário
Futuros Disruptivos Geração de Criativos Sociais e Bioinovadores
- Em Camboriú:
Serviço de Atendimento à Pessoa Surda (SAPS)
Atelier Solidário
Programa Acolher
Escritório Modelo de Advocacia (EMA)
Impacto geral
As 45 organizações reconhecidas pelo Programa Selo Social em Balneário Camboriú e Camboriú, foram responsáveis por 284 iniciativas que, por sua vez, geraram 484 impactos sociais. Juntos, os projetos alcançaram a marca de 208 mil atendimentos para a comunidade ao longo do último ano.
Mais informações: Na Diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social da Univali - (47) 3341-7746.


