Violência doméstica é tema de exposição na Univali
Abertura é nesta quarta, 11, no Campus Balneário Camboriú

Nesta quarta (11), às 18h30, as artistas Vera Bedin e Ana Clara Souza recebem o público na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, para a abertura da exposição "Silêncio que machuca, voz que liberta". A mostra, que ficará exposta na Galeria de Arte Univali, aborda o tema da violência doméstica. A entrada é gratuita.
Além de servir como espaço de denúncia para o problema social, segundo as artistas, a exposição também busca exercer papel de cura, por meio da expressão de um problema silenciado em muitos lares. Para as autoras, a inspiração artística também tem o poder de estimular a transformação social.
Autor: Ana Clara Souza #ParaTodosVerem: Ilustração retrata sete documentos de identificação pessoal com imagens de mulheres pretas.“A casa deveria ser sinônimo de refúgio, aconchego e amor. No entanto, para milhões de mulheres e crianças, o lar é o palco de dor, medo e silêncio. A violência doméstica é uma realidade brutal e, muitas vezes, invisível que se esconde por trás de portas fechadas e sorrisos forçados. O tema desta exposição é um grito contra esse silêncio. É uma forma de dar voz a quem foi calada, de lembrar que a arte também denuncia, cura e transforma.", afirma Vera Berdin.
Autor: Vera Berdin #ParaTodosVerem: Pintura retrata imagem do rosto de uma mulher. As obras podem ser conferidas na Galeria de Arte Univali até 30 de julho. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 22h.
A mostra é organizada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação - por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social e Galeria de Arte Univali.
Conheça as artistas
Vera Bedin é catarinense, nascida em Chapecó, em 1953. Tem formação em Direito e ocupou o cargo de magistrada por 32 anos. Desde 2017, na fase pós-aposentadoria, inseriu-se no mundo das artes. Inicialmente, pelas formações em Arteterapia para, em seguida, deter-se no fazer expressivo através da pintura. Inicialmente teve aulas com Corina Flores, destacando cursos em artes visuais com Charles Watson, no Parque Lage, Rio de Janeiro.
Autor: Vera Berdin #ParaTodosVerem: Pintura retrata imagem do rosto de uma mulher.Ana Clara de Souza é artista visual, arte-educadora, designer e pesquisadora. Graduada em Publicidade e Propaganda desde 2022. Possui mais de 15 anos de experiência em design gráfico e comunicação visual. Atualmente, cursa Pedagogia pela UNIBF, com foco em arte-educação e processos formativos sensíveis, inclusivos e socialmente engajados.
Desde a infância, desenvolve uma relação profunda com as artes, motivada pelo fascínio por cores, texturas e palavras. Em 2016, fundou o BECO, projeto de arte urbana que investiga o impacto da palavra no espaço público por meio de lambes, grafite e stickers, com foco em temáticas sociais e poéticas do cotidiano.
Autor: Ana Clara Souza #ParaTodosVerem: Ilustração retrata imagem de um coração em tom preto e branco.Atua como arte-educadora, cantora e escritora, desenvolvendo práticas que conectam ancestralidade, memória e território. Sua produção transita entre textos autorais, instalações e experimentações visuais com materiais acessíveis, sustentáveis e simbólicos. Tem participado de exposições coletivas e individuais em diferentes cidades de Santa Catarina, ampliando o diálogo entre sua poética e o público local.
Desde 2023, integra a equipe da Galeria de Arte da Univali, onde atua como designer e assistente administrativa no setor de Extensão, Cultura e Responsabilidade Social, colaborando com exposições, eventos institucionais e ações educativas.
Acredita na arte como campo de afeto, cura e transformação, e compreende que ações singelas, quando feitas com sinceridade, tornam-se potentes.
Mais informações: com a curadora das exposições das Galerias de Arte Univali, professora Ane Fernandes, pelo telefone (47) 3341-7869 ou no perfil @galeriadearteunivali no Instagram.



