Renovação Parcial
Estudantes que receberam o benefício do Programa Universidade Gratuita de forma ininterrupta há 6 (seis) meses, há um ano e meio ou a dois anos e meio, deverão realizar a Renovação Parcial, que consiste na atualização do cadastro e comprovação de desempenho acadêmico no sistema informatizado da SED/SC.
Para 2026/1, deverá realizar a Renovação Parcial:
Estudante contemplado com Programa Universidade Gratuita no 2º semestre de 2023, recebendo de forma ininterrupta no período de 2 anos e meio até o 1º semestre de 2026;
Estudante contemplado com Programa Universidade Gratuita no 2º semestre de 2024, recebendo de forma ininterrupta no período de 1 ano e meio até o 1º semestre de 2026;
Estudante contemplado com Programa Universidade Gratuita no 2º semestre de 2025, recebendo de forma ininterrupta no período de 6 (seis) meses até o 1º semestre de 2026;
Critérios de Renovação Parcial
Estar regularmente matriculado no curso de graduação, modalidade de oferta, grau acadêmico e na instituição universitária em que se cadastrou quando do recebimento do benefício;
Não ter informado no cadastro de solicitação de bolsa do 2º semestre de 2025, que estava matriculado na última fase do curso;
Realizar o recadastramento atualizando todos os seus dados cadastrais no sistema informatizado da SED/SC , de forma correta e completa, dentro dos prazos estipulados no cronograma;
Comprovar, obrigatoriamente, desempenho acadêmico satisfatório de, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) no conjunto das disciplinas cursadas no 2º semestre de 2025, postando o Histórico Extraoficial no sistema informatizado da SED/SC;
Etapas de Renovação Parcial
Passo 1 - Conhecendo os critérios de manutenção do Programa Universidade Gratuita
Antes de realizar o recadastro para renovar o Programa Universidade Gratuita realize a leitura com extrema atenção o Edital de Renovações para o 1º semestre de 2026:
Consulte a legislação completa que regulamenta o Programa Universidade Gratuita no menu "Bases Legais".
Passo 2 - Recadastro no sistema informatizado da SED/SC
Para realizar a renovação do benefício do Programa Universidade Gratuita o primeiro passo é realizar o recadastro no Sistema Informatizado da SED/SC, exclusivamente pelo login GOV.BR, conforme determinado pelo edital vigente.
Após realizar o login via GOV.BR o estudante, deverá acessar o menu "Renovação" e proceder com a atualização de todos os dados cadastrais no sistema informatizado da SED/SC.
Organize a documentação de todos os membros do seu Grupo Familiar conforme orientações da Comissão de Seleção e atualize as informações no do sistema informatizado da SED/SC, conforme documentação comprobatória.
Atenção: Confira com extrema atenção todas as informações inseridas no Sistema Informatizado da SED/SC, considerando que todas as informações prestadas durante o cadastro são autodeclaratórias e de inteira responsabilidade do candidato. Após a confirmação da atualização das informações não será possível ajustar o cadastro.
Caso seja necessário corrigir as informações do cadastro após o envio, o estudante deverá formalizar um único e-mail contendo seu nome completo e CPF ao e-mail bolsas@univali.br, solicitando a informação de erro no cadastro.
Passo 3 - Comprovação do desempenho acadêmico em no mínimo 75% das disciplinas cursadas no semestre anterior no Sistema Informatizado da SED/SC.
Além das informações socioeconômicas, você deverá inserir no Sistema Informatizado da SED/SC a comprovação do aproveitamento acadêmico em no mínimo 75% das disciplinas cursadas no semestre anterior, conforme tabela abaixo:
| Nº de disciplinas cursadas no último período letivo | Nº de disciplinas em que deve haver aprovação |
|---|---|
| 1 | 1 |
| 2 | 2 |
| 3 | 3 |
| 4 | 3 |
| 5 | 4 |
| 6 | 5 |
| 7 | 6 |
| 8 | 6 |
| 9 | 7 |
| 10 | 8 |
| 11 | 9 |
| 12 | 9 |
Esta comprovação deverá ocorrer postando o documento "Histórico Extraoficial", disponível em seu Portal do Aluno, no seguinte caminho:
Portal do Aluno com login e senha individual
Clicar no item Portal Acadêmico/Financeiro
Selecionar o seu curso
Localizar o menu "Integralização"
Clicar na opção "Meu Histórico"
Importante: Caso as médias finais de todas as disciplinas cursadas no 2º semestre de 2025 ainda não estejam finalizadas para fins de comprovação do aproveitamento acadêmico em no mínimo 75% das disciplinas cursadas, o estudante deverá inserir o Histórico Extraoficial provisório no ato da renovação do benefício, visando o atendimento do período de renovações determinado no Edital vigente.
No período de confirmação das renovações Comissão de Seleção procederá com a verificação do aproveitamento acadêmico atualizado, para fins de confirmação ou não da renovação para o 1º semestre de 2026.
Passo 4 - Realização da Renovação de Matrícula para o 1º semestre de 2026
Para renovar o benefício para o 1º semestre de 2026, você deverá realizar a renovação de sua matrícula na Univali dentro do cronograma de renovações estabelecido pela SED/SC, cumprindo os critérios disciplinados no Edital de Matrícula de Veteranos.
Clique aqui para visualizar o Edital de Matrícula de Veteranos para o 1º semestre de 2026.
Passo 5 - Acompanhamento da análise da Comissão de Seleção
Após a realização do recadastro e a postagem do Histórico Extraoficial no menu "Renovação" no Sistema Informatizado da SED/SC, o estudante deverá acompanhar a análise do aproveitamento acadêmico pela Comissão de Seleção, que ocorrerá no mesmo sistema, conforme cronograma da Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina.
Procedimento de "Erro no Cadastro"
Após a confirmação pelo estudante de renovação da atualização de seus dados no sistema informatizado da SED/SC, o sistema bloqueia automaticamente qualquer edição.
Caso seja identificada incorreções nas informações declaradas, o estudante deverá realizar contato com a Comissão de Seleção, dentro do período de recadastro estabelecido no Edital vigente, encaminhando um único e-mail por solicitação para o endereço bolsas@univali.br, solicitando a realização do procedimento de "Erro no Cadastro".
O e-mail deverá conter os seguintes dados:
Nome completo;
CPF;
Motivo do erro no cadastro.
ATENÇÃO: O procedimento de "Erro no Cadastro" desbloqueia o cadastro para que os ajustes sejam realizados dentro do período de renovação, porém altera o status de renovação do estudante para "Renovação Incompleta".
Por isso, após a Comissão de Seleção efetuar o procedimento, o estudante deverá:
Acessar novamente o sistema informatizado da SED/SC;
Refazer toda a etapa de recadastro dentro do prazo previsto no edital vigente;
O não cumprimento dessas etapas resultará no encerramento do benefício, por descumprimento dos critérios de renovação.