Raciocínio e colaboração marcam desempenho da Univali no CAU ao Cubo 2025
Competição homologada pela World Cube Association reforça o protagonismo estudantil em experiências que unem técnica, foco e cooperação

#PraTodosVerem: Foto mostra um grupo de jovens e adultos deitados e sentados no chão, alguns de chapéus azuis, posando em frente a uma tela de projeção.Estudantes do Colégio de Aplicação da Universidade do Vale do Itajaí (CAU/Univali) brilharam na segunda edição do CAU ao Cubo, campeonato de cubo mágico que reuniu estudantes de diferentes idades e localidades em um ambiente de aprendizagem lúdica e desafiadora.
Realizada nos dias 25 e 26 de outubro, em Itajaí, a competição envolveu provas individuais em diversas modalidades e premiou os melhores tempos, revelando talentos e consolidando o protagonismo dos alunos da Univali.
#PraTodosVerem: Foto de um ambiente interno de competição mostra uma jovem de fones de ouvido sentada em uma mesa azul, manuseando um cubo, com um placar digital à direita.Jenifer Cavalcante brilhou nas categorias oficiais Pyraminx e Megaminx, garantindo o segundo lugar em ambas, além disso, registrou o terceiro lugar na categoria Skewb e primeiro nas categorias Feminino e Média Geral na classificação interna do CAU ao Cubo, ranking exclusivo dos estudantes do colégio que valorizou o desempenho e a dedicação em múltiplas modalidades, reforçando o vínculo entre aprendizado e diversão. Jean Carlos Subtil, aluno do 5º ano, conquistou o topo da mesma classificação nas categorias Novatos e Fundamental 1. Ainda na Média Geral, que considera a participação e o desempenho em todas as modalidades, Jenifer foi seguida por Sofia Rubbo Tha e Pedro Néis Ballester.
#PraTodosVerem: Imagem mostra família posando para foto com uma grande bandeira azul e branca com um desenho de cubo mágico em um ambiente fechado.Segundo o professor Wesley Marques Rosa, professor de Matemática e Pensamento Computacional do CAU, que atuou como um dos organizadores do evento e também é responsável pela Escolinha do Cubo Mágico – primeira da região dedicada a preparar os alunos para as competições –, o evento é um reflexo do envolvimento e da curiosidade que movem os estudantes. “Todos foram destaque, sem exceção. O Jean se destacou ao longo do ano. Ele iniciou sua trajetória na Escolinha, aberta no início de 2025, e desde então vem evoluindo de forma consistente. O resultado desse percurso foi a conquista dos títulos no ranking exclusivo dos estudantes do colégio. E a Jenifer, com seu desempenho constante, é uma inspiração. O mais bonito é ver a lógica, a concentração e a alegria caminhando juntas”, entusiasma-se.
#PraTodosVerem: Foto mostra um grupo de crianças e adultos em mesas de competição em um evento de cubo mágico.O CAU ao Cubo é um torneio oficial de cubo mágico promovido pelo Colégio de Aplicação da Univali em parceria com a World Cube Association (WCA), que homologa os resultados e reconhece os tempos oficialmente. A competição faz parte de um movimento global que estimula o raciocínio lógico, a concentração e o trabalho em equipe, conectando estudantes por meio do desafio e da superação.
No ranking oficial da edição 2025, o grande vencedor foi Artur Augusto Mendes (ao centro, na foto abaixo), com média de 7,76 segundos na principal categoria, o Cubo 3x3x3. Em seguida vieram Samuel Bortolan Clemente (de branco na foto) (8,51) e Nícolas Raubach Munari (de preto, à esquerda) (9,93). Além disso, Artur venceu também as categorias 2x2x2, 3x3x3 com uma mão e Pyraminx, consolidando seu domínio técnico. Outros nomes de destaque foram Nícolas Munari (Cubo 5x5x5), Christian de Sena Fortunato (Cubo 4x4x4) e Maria Clara Rodrigues Garola Lima (Clock).
#PraTodosVerem: Foto mostra três jovens de chapéus azuis com óculos e cordões de medalhas, em frente a uma parede clara.
Mais do que um campeonato, o CAU ao Cubo se tornou uma experiência de aprendizado coletivo e já integra a cultura escolar do Colégio de Aplicação da Univali, unindo ciência, lógica e ludicidade. Para a diretora Arlete Kumm, a iniciativa expressa o espírito criativo e colaborativo da comunidade escolar.
“O CAU ao Cubo representa o que há de mais bonito na nossa escola: a soma de talentos e o entusiasmo pelo conhecimento. Cada giro do cubo é também um movimento de mente e coração, que aproxima alunos, professores e famílias em torno da educação”, afirma.
#PraTodosVerem: Foto de close-up exibe várias medalhas com fitas azuis e pingentes coloridos de cubo mágico deitadas em uma superfície de madeira.Reconhecido entre as principais competições do gênero em Santa Catarina, o CAU ao Cubo reforça o compromisso da Univali com a formação integral, estimulando o pensamento lógico, a criatividade e a cultura científica desde os primeiros anos da educação básica.
#PraTodosVerem: Foto mostra um grupo grande de pessoas em um palco com as mãos levantadas, a maioria usando bonés azuis.

