Univali inaugura campo sintético no Colégio de Aplicação e amplia espaços de aprendizagem infantil
Novo espaço atende cerca de 380 crianças da Educação Infantil ao Ensino Fundamental

Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de adultos e crianças participando de uma cerimônia de corte de fita inaugural em um campo de futebol.Implantado como equipamento pedagógico voltado às atividades físicas e educativas desenvolvidas no cotidiano escolar, o campo irá ampliar as possibilidades de uso do esporte como prática formativa, favorecendo experiências relacionadas ao desenvolvimento físico, social e emocional das crianças.
No contexto das atividades escolares, o esporte é trabalhado como recurso pedagógico para estimular cooperação, respeito, disciplina e convivência. Com a nova estrutura, jogos coletivos, brincadeiras orientadas e práticas corporais passam a contar com um espaço integrado ao ambiente arborizado da Educação Infantil.
“O campo sintético passa a integrar de forma ainda mais viva as práticas pedagógicas do Colégio de Aplicação, ampliando as experiências das crianças com o brincar livre, com a imaginação que inventa regras no meio do jogo e com o movimento que nasce do simples prazer de correr, cair, levantar e tentar de novo”, afirma a diretora do Colégio de Aplicação da Univali, professora Arlete Steil Kumm.
A cerimônia de inauguração reuniu representantes da gestão superior da Universidade e da Fundação Univali, além de pais, alunos e comunidade escolar. Estiveram presentes o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, pró-reitores, diretores de escolas, gestores institucionais e representantes do Colégio de Aplicação.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de um homem discursando em um púlpito da Univali para um grupo de pessoas em um evento externo.“A entrega deste espaço reafirma o compromisso da Univali com uma formação que começa na infância, valorizando ambientes educativos que estimulam o desenvolvimento integral e fortalecem a relação entre universidade, escola e comunidade”, afirmou o reitor, destacando a importância do investimento desde a Educação Infantil.
O descerramento da fita inaugural foi realizado com a participação do colaborador e incentivador do projeto do Campo Sintético, Jozelmo Joel Ramos, reconhecido pela contribuição à viabilização da iniciativa.
Pontapé inicial
O ato inaugural foi marcado por uma partida simbólica no novo campo: teve pontapé inicial e a atuação de um estudante como árbitro, utilizando apito e cartões, simbolizando a incorporação do novo espaço à rotina escolar e o protagonismo das crianças.
“Devidamente uniformizado, com cartões amarelo e vermelho nas mãos e o apito pendurado ao peito, ele levou sua missão muito a sério. Houve cartão vermelho, o apito foi respeitado e, convenhamos, isso motivou muitos gols”, empolga-se a professora Arlete. “Se o placar fosse medido em sorrisos, gargalhadas e corridas de felicidade, a vitória seria da alegria”, comemora.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de crianças e adultos em um campo de futebol onde uma criança chuta uma bola de futebol em direção a um adulto no gol.Com a entrega do campo sintético, o CAU passa a contar com um novo ambiente que é mais do que um espaço físico: é território de descobertas, de encontros e de construção de memórias afetivas. “Um cenário onde o movimento corporal, a convivência e o brincar se entrelaçam, reafirmando a proposta institucional da Univali de promover uma formação integrada, sensível e significativa desde a infância”, finaliza a diretora.
Foto: Dales Hoeckesfeld | #PraTodosVerem: Foto de um grande grupo de adultos e crianças reunidos em uma área de lazer ao ar livre.

